Monta Encanta

Massa Podre doce, base para diversos recheios

massa podre doce

Massa Podre doce, também conhecida como Pâte Sucrée, é levemente adoçada, enriquecida com gemas e aromatizada com baunilha.  Apesar do nome difícil é básica e  bem versátil. Tem uma textura esfarelada e levemente crocante.

Serve como base para diversos recheios,  para fazer biscoitos e até somente quebrá-la depois de assada e fria, para uma farofa de sorvete ou cobertura de outros doces,  uma delicia!

Simples e fácil de fazer tem a vantagem de não desafiar os dotes culinários nem mesmo de um principiante, além de ser leve e muito saborosa.


INGREDIENTES:

Esta receita de  Pâte Sucrée,  foi  retirada do Livro de Sobremesas Le Cordon Bleu.

Pode se misturar a massa com as mão ou a batedeira, seguindo o mesmo passo a passo descrito aqui.  O processador de alimentos é ótimo para misturar a farinha com a manteiga. Neste caso misture a massa ligando e desligando para não batê-la demais, pois corre o risco de ficar muito mole e quebradiça.

COMO FAZER massa podre doce:

Trabalhe em um ambiente fresco e use os ingredientes frios.

Em um bowl médio, coloque 200g de farinha de trigo ou 1  e 1/4 de xícara de chá

Então junte a  manteiga, que deve estar bem gelada. 100g de manteiga é exatamente 1/2 tablete. Corte o tablete de manteiga ao meio e novamente em pedaços menores.

Com a ponta dos dedos, misture a manteiga com a farinha de trigo, até ficar uniforme e esfarelada, lembrando uma farofa grossa.

Peneire 45g de açúcar ou 1/4 de xícara de chá

Com uma colher misture o açúcar,  nessa ‘farofa’ de farinha com manteiga

Acrescente 1 colher de café de essência de baunilha e as 3 gemas

Misture, primeiro com a colher, depois com as mãos até formar uma bola de massa. Não se deve sovar esta massa, quanto menos manuseia-la melhor. Manipule com as mãos, o menos possível, do contrário ficará pesada e dura. Somente o necessário até  incorporar os ingredientes e quando a massa começar a ligar, forme uma bola com as mãos.

Não é preciso estica-la com o rolo de macarrão. A pedacinhos, distribua a massa por toda a extensão da forma, unindo-os e forrando o fundo.

E as laterais. Forma de 25cm

Você pode montar a torta em tamanho  familiar, como na foto acima,   ou em forminhas individuais, de 8-10 cm.  Com fundo falso que facilitam o desenforme, quando prontas.

massa podre doce

Podem ser assadas com ou sem recheio.

Quando é com recheio, basta colocar o recheio sobre e leva-la ao forno.

Assando a massa sem recheio – BAKE BLIND

Alguns recheios exigem um tempo curto de cozimento, de modo que a massa é parcialmente assada antes de ser recheada e voltar ao forno. Asse a massa,  cerca de 10 a 15minuto com forno a 200 graus.

Se o recheio não precisar de cozimento, a massa deverá estar totalmente assada. Neste caso asse a massa, a 200 graus,  por 20 a 25 minutos ou até começar a dourar.

O peso dos feijões de cerâmica, impedem a massa de estufar enquanto assa sem recheio. Caso você não tenha os feijões de cerâmica, poderá substitui-lo por feijão, ervilhas ou lentilhas cruas.

Fure o fundo uniformemente com o garfo. Forre a massa com papel manteiga  ou papel alumínio com o lado brilhante para a massa e encha com os feijões secos ou outros.

Antes de assar, deixe a massa já na forma, na geladeira por pelo menos 30 minutos.

E aí está, Massa Podre doce, pré assada por 10 minutinhos

E em tamanho individual, prontinha para receber recheio que ainda necessite de um tempo de forno.

Obrigada pela companhia, até a próxima receita, beijo Rosi Seligra

Tempo de Preparo: 15minutos

Tempo de descanso na geladeira: 30min

Tempo de forno: 20 minutos