Monta Encanta

Empadão de Palmito esfarela na boca!

Empadão de Palmito, torta de empada recheio sem carne.

Este empadão de Palmito é montado com pâte brisée,  massa podre que se faz com farinha de trigo, manteiga, água e uma pitadinha de sal.
A manteiga é misturada com a farinha de trigo com as pontas do dedos, até virar uma farofa – o método é chamado de sablage.  O líquido entra em seguida, para dar liga e gelado para manter a crocância. Uma adição de ácido como vinagre ou gotinhas de limão ajudam a torta a esfarelar a cada mordida.
Segredinhos simples que resultam em uma massa delicada, que dissolve na boca.
O recheio é ao gosto do freguês e para hoje, Refogado de Palmito. 

Empadão de Palmito alucinante!

INGREDIENTES:

massa:

recheio: 

MODO DE FAZER: 

COMO FAZER RECHEIO DO EMPADÃO DE PALMITO:

Veja AQUI  como fazer o Refogado de Palmito com fotos.

  1. Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa de azeite, 3 ou 4 dentes de alhos descascados e amassados. Deixe dourar por 1 ou 2 minutos até o alho alourar um pouco, amarelo claro.
  2. Junte então e 1 cebola média cortada em cubos pequenos e regulares. Deixe por 1 ou 2 minutos até ficar translúcida. Coloque 1 xícara de alho poro picado e deixe or mais 1-2 minutos ou até o alho poro murchar um pouco.
  3. Acrescente o palmito picado, 1 xícara de ervilha fresca congelada e 1/3 de pimenta dedo de moça bem picadinha e sem as sementes. A pimenta dedo de moça é opcional. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
  4. Deixe refogar por 1 minutos, apenas para agregar os sabores. Desligue o fogo e reserve.

MASSA Pâte Brisée DO EMPADÃO DE PALMITO: 

Veja o passo a passo com fotos de como fazer e montar o Empadão AQUI. 

  1. Em um bowl médio, coloque 200g de manteiga cortada em cubos e bem gelada. Junte 360g de farinha de trigo
  2. Rapidamente, para que a manteiga não derreta , comece a esfregar a farinha e a manteiga entre os dedos e a palma da mão, a fim de quebrar a manteiga em pedaços menores e os envolver na farinha.
  3. Não precisa misturar toda a manteiga na farinha, ela ficará em pedaços menores encapsulada na farinha e derreterá apenas no forno, formando espaços entre a massa de farinha e depois ao juntar a água e o vinagre ela fica mais compacta como uma massa.
  4. A mistura começará a parecer uma farofa.
  5. Deixe que os grumos de manteiga até que a farofa fique mais fina, lembrando trigo para quibe ou couscous.
  6. Procure não manusear muito a massa, para não aquece-la e não deixar a manteiga se dissolver completamente. Assim, a massa fica mais crocante.
  7. LIGA DA MASSA: Em um copo, junte 1 colher de sopa de vinagre e 6 colheres de sopa de água gelada. Junte a farofa e misture.
  8. Lembre-se que a manteiga e a água devem estar bem geladas para retardar o desenvolvimento de glúten na farinha e resultar em uma massa que esfarela.
  9. A massa ganha estrutura quando a farinha e a água se encontram, o que forma uma rede de proteínas do glúten. Mas em excesso, o glúten deixa a massa dura. Ao acrescentarmos vinagre, evitamos que ela endureça.
  10. Misture delicadamente até obter uma massa compacta.
  11. MONTAGEM DO EMPADÃO DE PALMITO

  12. Divida a massa em duas partes, uma parte com 1/3 da massa e a outra com 2/3 do volume dela.
    A parte maior com 2/3 é para fazer o fundo e laterais do empadão
  13. Você pode abrir a massa com as mãos abrindo pequenos pedaços e unindo eles na própria forma ou com ajuda de um rolo.
  14. Antes de começar a abrir a massa pré-aqueça o forno a 180ºC temperatura média.
  15. Não precisa untá-la, pois a massa é suficientemente gordurosa para não grudar.
  16. Com as mãos: Basta pegar pequenas porções da massa e abrir na palma da mão, colocar na assadeira e unir os pedaços até forrar toda a forma.
  17. O mesmo modo, pode ser usado também para a parte de cima do empadão, para fechar a torta.
  18. Com rolo: Unte uma bancada com farinha de trigo, abra a massa com o ajuda do rolo No tamanho um pouco maior que a forma de 28cm, use a própria forma para medir
  19. A espessura da massa é ao gosto do freguês, mas fica mais delicada se aberta fininha. Com ajuda do rolo, você leva a massa até a assadeira.
  20. Fica uma massa firme fácil de manuseá-la Mas, se por acaso a massa se partir, não se preocupe, só pressionar com a ponta dos dedos e ela gruda facilmente.
  21. Com ajuda da faca, apare as laterais. E reaproveite as rebarbinhas são reaproveitadas, unidas a outra parte da massa com 1/3 do volume, usada a parte de cima do empadão.
  22. Fechei o empadão com o Refogado de Pamlito.

    ACABAMENTO DO EMPADÃO DE PALMITO

  23. Abra rapidamente o pedaço menor de massa num tamanho bastante para cobrir a torta e coloque-a delicadamente sobre o recheio.
  24. Grude as pontas da “tampa” nas sobrinhas da primeira massa que estão saindo da forma.
    Sele as 2 partes, amassando as laterais com o garfo, garantindo que recheio não escape, quando a torta for ao forno.
  25. Para deixar a crosta dourada e com sabor tostadinho, asse a torta em fogo alto, 200°C. A reação de Maillard – que dá a cor douradinha e sabor tostado pela interação entre proteínas e carboidratos – é mais rápida em altas temperaturas. Antes de assar, pincele a torta com gema.
    AO SERVIR: Sirva morna ou em temperatura ambiente.
  26. A temperatura é essencial na hora de servir o empadão. Quando ele acaba de sair do forno, o recheio ainda está meio líquido. Espere um pouco antes de servir . Assim a fatia vai manter uma forma mais bonita, sem escorrer o recheio quando cortada e servida no prato.
  27. Acompanhe com fotos o passo a passo e a montagem do Empadão AQUI. 

Bom Apetite!

 

Experimenta!

Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra