Pudim de damasco com limão tem uma textura que fica entre o pudim e a mousse. Ele é mais aerado que o pudim e mais cremoso também. Na boca você sente a textura do damasco processado de leve, já o sabor é marcante mas leve ao mesmo tempo e muito refrescante. Isso porque o limão traz um frescor e combinação dos dois , do damasco com o limão é deliciosa.
Se você é fã de damasco já pode comemorar com esta sobremesa para lá de fácil de fazer, sem forno e sem fogão, pudim mousse de geladeira!
INGREDIENTES:
- 200g de damasco seco
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de creme de leite
- 1 limão tahiti
- raspas de limão para decorar
- 1 envelope de gelatina incolor e sem sabor, 12g
COMO FAZER PUDIM DE DAMASCO COM LIMÃO:
GELATINA: Antes de tudo raspe a casca de um limão tahiti e reserve as raspas para decorar. Se houver dúvida de como retirar a casca sem amargar a receita veja AQUI como fazer.
RASPAS DE LIMÃO: Nessa hora aproveite para hidratar a gelatina incolor. Para isso coloque em uma tijela pequena um envelope de gelatina incolor com 6 colheres de sopa de água e misture. Depois deixe hidratar por1 ou 2 minutos. Então leve ao micro ondas em potencia máxima por 15 segundos e reserve. Se houver dúvida de como hidratar a gelatina, veja AQUI como fazer.
DAMASCO: Agora direto no processador coloque 200g de damasco seco e bata até que o damasco vire uma pastinha, um creme. O ponto do damasco processado, você decide. Isso porque quanto mais você processa-lo menos você vai senti-lo. Quanto menos processar mais você irá senti-lo na hora de comer. Então isso pode variar conforme seu gosto. Eu processei bem, o máximo que eu consegui no meu processador, ainda podia sentir a textura do damasco (dá para ver na foto) mas de uma maneira bem sutil.
pudim de damasco
PUDIM: Em seguida leve o damasco processado em uma tijela grande e misture com 1 lata de leite condensado, 2 latas de creme de leite (com soro), suco de 1 limão tahiti e a gelatina hidratada e temperada. É preciso temperar a gelatina porque ela sai do microondas levemente aquecida e pode sofrer um choque térmico ao entrar em contato com o pudim formando aquelas bolinhas. Para evitar isso nós temperamos a gelatina, acrescentando 2 ou 3 colheres da mistura na gelatina antes de junta-la a mistura. Assim abaixamos a temperatura da gelatina evitando as indesejáveis bolinhas.
Depois bata bem com ajuda de um fouet (ou garfo) para formar bastante ar interno e deixar a mistura bem aerada lembrando uma mouse.
FORMA: Por fim é só despejar a mistura em uma forma de pudim e levar para geladeira até firmar. Por último decore com as raspas de limão e bom apetite!
Se você gostou desta receita talvez queira acompanhar outras receitas, pelo instagram. Então vem com a gente AQUI, vem ficar pertinho.
Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de pudim AQUI.
Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra