Monta Encanta

Pudim de Tapioca

Pudim de Tapioca

Pudim de Tapioca

Tapioca é bom de todo jeito…

Tapioca como Pudim é só mais um jeito gostoso de comer tapioca

A receita é simples, dá água na boca e  é prática feita no micro-ondas e pronta em 10 minutinhos

Tapioca é uma herança indígena, o nome é tupi e significa coágulo, provavelmente porque a Goma da Tapioca lembra pequenos coágulos.

Tapioca é um  subproduto da mandioca. A Goma de Tapioca umedecida  usada para fazer o Biju (espécie de panqueca de tapioca), também é um derivado da mandioca.

A Tapioca usada no preparo do Pudim (vendida como “Tapioca Quebrada ou Granulada”), é diferente da Goma e precisa ser ‘hidratada’ por 1 hora antes do preparo.

Veja, no final deste post  as ‘diferenças’  da tapioca.

INGREDIENTES:

PUDIM

CALDA:

A receita original pede a tapioca quebrada que precisa hidratar por 1 hora antes do preparo. Como em  casa eu só tinha a Goma de Tapioca,  improvisei usando a goma pronta e não hidratei. Super deu certo usar a Goma, é legal para você  quando não tiver em casa,  saber que dá para substituir e fazer com a goma,  mas de preferência a receita original e use a tapioca quebrada.  Goma Pronta para Tapioca, não precisa hidratar

 

COMO FAZER:

  1. Comece o preparo pela calda que também é feita no micro ondas.
  2. coloque 1 xícara de açúcar direto na forma de vidro + 1/2 xícara de água
  3. misture e leve ao micro ondas em potência alta por 8 minutos, ou até caramelizar o açúcar
  4. coloquei mais 2 minutos e então ela ficou mais caramelizada (mais escura), como eu queria.
    Reserve

PUDIM

Em um bowl, coloque 1 e meia xícara (chá) de leite + 1 vidro de leite de coco (200ml)

  1. Misture e acrescente a farinha de tapioca quebrada, deixe de molho nessa mistura, hidratando por 1 hora.  Caso você use a Goma de Tapioca, como eu fiz,  ela já é hidratada, então não é necessário deixar de molho basta misturar.
  2. -Abra a fava de baunilha ao meio e com o auxílio de uma faca com ponta, retire o interior da fava, que são micro bolinhas de baunilha. Acrescente as ‘micro bolinhas’ a  mistura e coloque junto também a fava para dar um saborzinho extra. Reserve
  3. Caso não tenha a fava de baunilha, substitua por 1 colher de essência de baunilha
  4. Em um outro bowl, coloque os 4 ovos inteiros, a lata de leite condensado e a colher (sopa) de manteiga amolecida e misture com o batedor, fouet ou garfo, até que fique homogêneo
  5. Acrescente a mistura de leite+leite de coco+ tapioca + baunilha e misture tudo
  6. Coloque a mistura na forma caramelizada e leve ao microondas em potência alta por 9 a 10 minutos.
  7. Coloque um prato sob a forma, assim se transbordar não tem sujeira no micro, nem desperdicio uma vez que dá para recolocar dentro da forma e reaproveitar o excedente.
  8. Após esse tempo o pudim vai estar assim, a parte mais central dele, parece estar crua, mas é assim mesmo, ele  continua o cozimento dentro do refratário,  após o micro desligado.
  9. Se continuar com o cozimento até o ponto que ela parece perfeitamente cozido, ele após esfriar poderá ficar ressecado  e até endurecido.
  10. Se achar que ele ainda não está no ponto de cozido dá para abafar com um prato, tampando por 10 minutos. Isso manterá o cozimento.
  11. E fique atento ao tempo, pode ser que seu micro precise de 1 ou 2 minutos para mais ou para menos.
  12. Cada micro tem sua potência individual, aos poucos você ‘entende’ qual o tempo necessário do ‘seu’ e cozinhar nele vai ficando cada vez mais fácil.
  13. O cozimento no micro-ondas é só uma sugestão, caso você não tenha a forma refratária de vidro, super dá certo fazer cozinhar da maneira tradicional em  banho-maria:
  14. fogão com a panela para pudim (em banho maria) (por 25 a 30 minutos) ou
  15. forno convencional (em banho maria) pré-aquecido a 180 graus por 1 hora
  16. Sugestão,  polvilhar com coco queimado.
  17. Em uma forma de alumínio, leve coco natural ralado ao forno médio, por 20 minutos ou se for coco seco em flocos maiores por 5 minutos para “queimar”, escurecer.
  18. Espere esfriar completamente, leve a geladeira por 2 horas ou até gelar, desenforme e cubra com o coco queimadoPudim de Tapioca com fava de baunilha, feito no  micro coberto com calda de caramelo e coco queimado, nham nham nham …

daqui ao céu

Monta Encanta e conta pra gente!

Tempo de Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 10 minutos para pudim + 10 minutos calda (micro)
Rendimento: 10 porções

Obrigada pela visita,  Um beijão, Rosi Seligra.

 

TAPIOCA QUEBRADA, GRANULADA OU FARINHA DE TAPIOCA:
De coloração branca perolada, vem em pequenos grânulos, como um sagu quebrado. Necessita de hidratação, antes de ser utilizada em receitas como pudim de tapioca.

TAPIOCA FRESCA OU GOMA:
É o amido fresco, extraído da mandioca.  Branco e úmido, pode ser encontrado em feiras livres e deve ser utilizado assim que comprado ou no dia seguinte. Já vem pronto para o preparo da ‘panqueca’ de tapioca. Mantenha na geladeira até o momento de usar, pois fermenta rapidamente.

POLVILHO:
É a forma seca da tapioca fresca.  Consiste em pó branco e fino, encontrado em duas versões:

polvilho azedo, o amido passa por uma fermentação antes da secagem.

doce, ele apenas seca.

Este ingrediente é fundamental para o preparo de biscoitos e do pão de queijo tradicional receita mineira. É também uma alternativa prática para fazer a tapioca.

TAPIOCA FLOCADA:
Semelhante à farinha de milho porém, branquinha.   É bastante usada para o preparo de mingaus e papas.

Salvar

Salvar