Monta Encanta

Pudim de Banana mais gostoso da vida inteira!

Pudim de Banana,  ALUCINANTE!

Pudim de Banana cremoso mais gostoso da vida inteira! A banana, a fruta mais popular do planeta se uniu ao doce preferido dos brasileiros, o pudim e esta união promete durar a vida inteira!  Cremoso, como um pudim deve ser, com sabor intenso do leite condensado agregado ao da banana.

O resultado é ALUCINANTE.  Se você é fã de banana e gosta de pudim, vai amar esta receita. Pá pum de fazer em duas versões com furinhos e sem furinho e  em 3 tamanhos: pequeno, médio e grande.

CURIOSIDADE:  Apesar da banana ter a cara do Brasil, ela não é brasileira. A  fruta tem origem asiática e se dá bem em lugares quentes e úmidos, daí a razão de ter se espalhado pelo nosso País. Chegou por aqui,  junto com os portugueses e se deu tão bem que depois da laranja é a fruta mais colhida no Brasil e a mais consumida in natura. Em média, 7 a 8 quilos por brasileiro ao ano. A preferida? É a prata, a mais consumida. Jurava ser a nanica 😉

fonte: O Estadão

INGREDIENTES PARA FAZER PUDIM DE BANANA:

pudim grande

pudim médio:

pudim pequeno:

CALDA DE CARAMELO:

COMO FAZER A CALDA DO PUDIM DE BANANA:

  1. CALDA:Em uma forma de alumínio com buraco no meio,  18 de diâmetro, coloque 1 xícara de açúcar e siga mexendo para não queimar até caramelizar e atingir o ponto de caramelo.
  2. Ou acrescente ao açúcar 1/2 xícara de água, misture e deixe  cozinhar, sem mexer para não açúcarar, em fogo baixo, até que vire um caramelo – 12-15 min.,  método úmido, aqui.
  3. A vantagem do método úmido é que você não precisa ficar na boca do fogão, mexendo o tempo todo. Pelo contrário no método úmido, você não pode mexer.  A calda se faz sozinha e com menos risco de queimar, aqui.

Enquanto isso … enquanto o açúcar carameliza … aproveite para fazer o pudim, veja o vídeo.

COMO FAZER PUDIM DE BANANA:

  1. PUDIM de BANANA: Direto no copo do liquidificador, coloque as bananas, os ovos inteiros e o leite condensado, na quantidade do pudim que você deseja fazer, pequeno médio ou grande.
  2. Prefira ovos frescos e antes de junta-los ao bowl, bata o ovo contra a bancada, coloque primeiro numa tijelinha antes de junta-los, repita o procedimento com todos os ovos um a um, assim, caso um ovo  esteja estragado, você não perde todos os ovos.
  3. Junte o leite integral e bata no pulsar por 1 minutinho ou  até liquidificar as bananas e obter uma mistura homogênea.
  4. Para Pudim sem furos, bata ligeiramente,  o mínimo necessário apenas para liquidificar a banana,  até obter uma massa cremosa e homogênea.  O segredo para que o pudim não fique com muitos furos é não bater muito.  Isso porque, quando a massa do pudim é muito batida ela fica aerada. Na hora de assar, esses buracos de ar enchem-se de vapor de água e o pudim fica furadinho e mais aguado.
  5. Agora, se você  quer um pudim com furinhos, e mais suave, faça ao contrário e aproveite para deixar o liquidificador batendo e aproveitar para aerar  bem a massa.
  6. PUDIM DE BANANA SEM FUROS:

  7. Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a mistura do pudim dentro da forma já caramelada.  Esse passo ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas da gema, diminuindo o ‘gosto de ‘ovo’.
  8. Preencha a forma untada com a calda de caramelo com a mistura do pudim.
  9. Disponha dentro as fatias de 4 bananas cortadas no sentido do comprimento.
  10. Ascenda o forno a 190ºC.
  11. Coloque uma forma maior que a forma do pudim, de modo que ele caiba dentro, cozinhe em banho maria, destampado  até que fique consistente, e a superfície douradinha, ele até dá uma leve queimadinha na superfície, não tem problema, desde que não seja muito queimadinho, não altera o sabor. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora pudim pequeno ou médio até 1h30 minutos  se o pudim for grande.
  12. Após esse tempo o pudim, ainda parece estar ‘mole’. Só que não, este é o ponto certo de retirar. Ele firma ao esfriar, na geladeira e o vídeo mostra bem isso.

COMO ASSAR O PUDIM DE BANANA

  1. FORNO:O forno deve estar frio e não pré aquecido, porque?
  2. Se colocamos o pudim em banho maria com o forno pré aquecido, o ovo coagula rapidamente, ‘prendendo’ as bolinhas de ar dentro da massa do pudim. Com o forno frio, o pudim repousa por  uns 10 minutos, até o ovo começar a coagular dando mais um tempinho para as ‘bolhas de ar’ conseguirem escapar de dentro da massa, deixando-o mais cremoso.
  3. Lembrando que, se você é fã das bolinhas, só ignorar as dicas e bora lá fazer um pudim de doce de leite aerado.
  4. COM FUROS: Pule a etapa da peneira e não coe o pudim. Leve a mistura a forma caramelizada e ao forno pré aquecido a 190°C a  200°C.
  5. Outra dica é não tampar com papel alumínio. Ao tampar, seguramos a umidade dentro do pudim, o que vai deixa-lo  mais aguado. O mesmo vale para as panelas convencionais de pudim, em banho maria, elas umedecem a massa, mais gostoso ao forno.
  6. Retire do forno, espere esfriar, desenforme e   leve a geladeira até gelar.

PUDIM DE BANANA LIGHT E OU SEM LACTOSE:

  1. Quer uma opção mais light?   Substitua o leite por leite desnatado e o leite condensados por condensado  light.
  2. Ou para quem tem intolerância a lactose, substitua por leite e condensado de soja.

Fácil de fazer, este  pudim vai te surpreender tanto pela  cremosidade quanto pelo sabor  delicioso! Experimenta!

Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra

 

Salvar

Salvar