Peixe no papillote
Papillote para os franceses e Cartoccio para os Italianos, Papelote significa pedaço de papel.
Peixe no Papillote, é uma forma de cocção, onde o alimento é embrulhado e levado ao forno, deixando-o tenro, úmido e suculento, além de preservar o sabor natural e todos os nutrientes.
Leve e super saudável. Embrulhado e assado com o calor retido na embalagem, somente com a água do próprio alimento. Ele infla de ar e é cozido pelo vapor. Aliás, este é o primeiro segredo desta técnica: O papillote precisa ficar bem fechado para cozinhar bem.
O segundo segredo é usar ervas e temperos, apenas azeite ou manteiga. Os alimentos cozidos no papillote tem seus aromas e sabores acentuados.
Além de peixe no papillote, você também poderá cozinhar, frango, cogumelos, legumes, massas e até sobremesas.
O mais legal é que eles podem ser preparados com antecedência e conservados na geladeira até o momento de serem levados ao forno. Ótimo na hora de receber.
Os embrulhos deverão ser levados à mesa ainda fechado, para que cada um abra o seu próprio papillote. A primeira digestão, começa com o olfato, ao abri-lo, o aroma liberado pelo vapor está carregado de perfume, das ervas, do limão. É um deleite.
Abrir um papilltoe e servi-lo já desembrulhado e no prato é quase uma heresia, um contra-senso, uma vez que perdemos o ‘carro chef’ desta técnica que é o aroma e a apresentação.
Eles podem ser montados em papel manteiga, papel alumínio ou plástico poliuretano para assar.
Dentre esses três materiais, o plástico poliuretano para assar alimentos, é de longe o mais belo. Ganha disparado na beleza. Ele chega a mesa como um embrulho, lindo. A transparência nos permite ver as camadas de alimentos, as borbulhas da fervura e o vapor circulante. Se a intenção é impressionar, aposte na transparência do poliuretano.
Já o papel alumínio é o mais prático dos três, primeiro porque sempre temos em casa à disposição, segundo pela facilidade de embrulhar as trouxinhas, sem perder vapor.
O papel manteiga requer maior numero de dobras, para não ter escape mas tem uma apresentação rústica e é o embrulho mais antigo dos 3.
Cuidado ao abrir seu papillote porque como está repleto de vapor, pode até queimar. Abra devagar tomando cuidao, aproveite e sinta o aroma exalado … hummmm é INCRÍVEL!
Filé de pescada úmido, suculento, macio, saboroso e aromático. Sobre uma camada de batatas cozidas em lâminas. Além de belo, prático e muito fácil de preparar.
INGREDIENTES:
2 filés de pescada
2 dentes de alho descascados e amassados
1 limão siciliano
2 batatas fatiadas no mandolin
1 cebola em rodelas
1 limão tahiti
1 limão sicilinao em rodelas
2 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de alcaparras ou azeitonas verdes sem caroço
ramos de tomilho a gosto
colorau, pimenta do reino e sal a gosto
PRÉ PREPARO:
Descasque o alho, e corte uma cebola em rodelas finas, o mais finas que você conseguir.
Lave e descasque as batatas e corte-as no mandolin ou fatiador de legumes, bem fininhas.
Coloque-as num prato tampado e leve-as ao micro ondas em e potência alta por 10 minutos, até ficarem cozidas al dente. O tempo de cozimento é aproximado, varia de máquina para máquina. Fique atenta a primeira vez e observe. Coloque primeiro 5 minutos e vá acrescentando o tempo de 2 em 2 minutos, até obter o cozimento.
Retire do micro ondas destampe e tempere com sal, pimenta do reino e azeite a gosto. Reserve.
Corte retângulos maiores que o peixe, cerca de 10-15 cm de lateral de cada lado, lembre-se que você fará um belo embrulho e a suntuosidade do ‘a mais’ de plástico, faz parte do show.
PREPARO:
Tempere cada posta de peixe, com o suco de meio limão.
1 dente de alho amassado, para cada posta.
sal, pimenta do reino a gosto e 1 colher de azeite para cada posta
colorau e 1 colher de cebolinha picada, para cada um
Faça uma caminha com as batatas cozidas al dente e já temperadas com sal, azeite e pimenta do reino.
Coloque 1 colher de cebolinha picada e folhas de tomilho fresco, sobre a caminha de batatas, e deite o filé de peixe temperado sobre a caminha de batatas.
Sobre o peixe coloque as rodelas de cebola e de limão siciliano
2 ou 3 azeitonas verdes, ou alcaparras, e mais uma folhas de tomilho. Feche o papilotte, e amarre com um lacinho um pedaço de barbante culinário.
Transfira os papillotes para uma assadeira e leve ao forno preaquecido, a 220 graus e deixe para assar por 15-20 minutos.
Não deixe secar, nem deixe passar desse tempo, senão o peixe endurece e resseca.
Leve-os fechados à mesa e .. Bon Appétit
O mesmo vale para o papel alumínio ou papel manteiga
hummm … delicia leve, saudável, saborosa e extremamente aromática!
Peixe no papillote
Muito obrigada pela visita e até a próxima receitinha, beijo grande Rosi Seligra
Tempo de Preparo: 15 minutos
Tempo de Forno: 15-20 minutos
Rendimento: 2 porções