Ovos Mollet Empanado. Ovos. Nutritivo, barato rápido e fácil de preparar. Uma verdadeira obra prima da natureza! Tem perfeita forma aerodinâmica, cor discreta. Saboroso, versátil e de fácil digestão!
Ovos Mollet, uma receita francesa que consiste no empanamento e fritura de um ovo cozido, porém mantendo sua gema: parcialmente cozida (como na foto) ou crua (mole) que escorra ao cortar.
Receita sofisticada, original, despretenciosa e deliciosa. Com uma casquinha temperada crocante, gema ao ponto bem macia ou derretendo no prato… Quer coisa melhor?
INGREDIENTES:
- 5 ovos caipira ou se o preparo for individual, ‘só pra mim …’ -2 ovos caipiras
- farinha de trigo (cerca de 50g)
- farinha de rosca (cerca de 50g)
- pimenta do reino à gosto
- ervas frescas ( sálvia, alecrim e tomilho)
- óleo para fritar
- sal a gosto
COMO FAZER:
- Coloque os ovos, à temperatura ambiente, na panela com água fria (para evitar choque térmico e a casca não quebrar) e acrescente uma colher de sopa de vinagre isso também ajuda que eles ‘trinquem’ durante o cozimento. Veja aqui como preparar ovos cozidos perfeitos.
- escolha ovos frescos eles tem a gema mais no centro isso vai deixar seu Mollet muito mais bonito.
- Você sabe dizer se seus ovos na geladeira, estão frescos? Faça aqui o teste antes do preparo
- COZINHE OS OVOS:Leve ao fogo e conte os minutos a partir do momento que a água ferver e abaixe a chama do fogão, o cozimento do ovo deve ser lento.
- Cozinhe o tempo, conforme a sua preferência no ponto da gema: 4 minutos para ovos moles (a gema fica quente, mas ainda líquida) 6 minutos para os meio cozidos (a gema está macia e parcialmente coagulada) e 12 minutos para os ovos duros
- Para evitar a coloração escura esverdeada que as vezes se forma em volta da gema (reação entre o enxofre e o ferro presentes no ovo), fique atento ao tempo e não deixe cozinhar além de 12 minutos.
- Escorra-os. E imediatamente mergulhe-os em água fria para cessar o cozimento.
- DESCASQUE: Tire a casca dos ovos, com cuidado, para não romper e reserve. Se fizer na torneira sob a água fria, fica mais fácil! Se rolar apertando com as mãos a casca desprende rapidinho, no filme dá para ver
Lave e seque as ervas, sálvia, alecrim e tomilho (prefira as frescas pois tem sim muita diferença de sabor e aroma) Veja aqui dica para ter sempre em casa e à disposição ervas congeladas sempre frescas - Misture com a farinha de rosca, uma pitada de sal
- Bata 1 ovo e tempere o, com 1 pitada de sal + pimenta do reino
- EMPANE:Tudo pronto para empanar, ovo batido e temperado, farinha de trigo, farinha de rosca e ovos cozidos
- Passe o ovo sucessivamente na: farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca temperada, bem empanadinhos
- Repita o processo mais uma vez, passe novamente no ovo batido e na farinha de rosca
- FRITE:Aqueça o óleo em uma panela
- Quando estiver fervendo, mergulhe os ovos no óleo e frite-os por 2 minutos. Fique atento ao tempo de fritura, são 2 minutinhos mesmo!
- Bobiei com os meus e e passou um pouco do ponto (ficaram meio escuros)
Você sabia que o ovo está de volta ao cardápio dos mais requintados restaurantes e pratos clássicos? Os chefs estão em busca de criações exclusivas para o preparo do ovo perfeito. Em São Paulo, o o chef Renato Carioni, no restaurante Così, serve Ovo Mollet Empanado com gema mole, purê de pupunha e molho de cogumelos e é um dos pratos mais pedidos da casa.
Sirva acompanhado do molho de shimeji:
- 250 gr de shimeji
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 4 colheres (sopa) de shoyu
- 4 colheres (sopa) de saquê
- 2 colheres (sopa) cebolinha picada
- 1/2 colher (chá) de glutamato monossódico (Aji-no-moto)
1. Lave o shimeji e divida os tufos. 2. Numa panela, derreta a manteiga e acrescente o shimeji mexendo sempre, por aproximadamente 8 minutos em fogo baixo, ou até o shimeji soltar um pouco de água. 3. Acrescente o shoyu, sempre mexendo por mais uns 2 minutos e logo após o sakê e deixe por mais uns 2 minutos. É importante que o shimeji mantenha um pouco da sua textura, não deixe cozinhar demasiadamente. 4. Misture a cebolinha e o Aji-no-moto e pronto. + purê de batatas, aqui ou de mandioquinha, aqui.
Experimenta e me conta!
Obrigada pela visita, Beijo grande RosiSeligra
Curiosidade: Por que o vinagre na água, durante o cozimento dos ovos impede que a casca quebre?
- “É uma simples questão de química, embora as vovós provavelmente nem desconfiassem disso ao passar essa dica às netas. Ao acrescentar uma colher (de sopa) de vinagre á água em que se vai ferver um ovo acontece uma reação entre o sal presente na casca do ovo (o carbonato de cálcio, CaCO3) e o ácido acético (H3CCOOH) do vinagre, tornando a casca menos rígida.
- “Ela é parcialmente diluída e fica mais fina, o que aumenta sua elasticidade e impede que o ovo se quebre”, diz o químico Edgard Salvador, professor do Curso Anglo.
- Quando você fizer essa experiência em casa, vai ver também pequenas bolhinhas de gás formando-se na superfície do ovo: é o gás carbônico, CO2, o outro produto da reação.
- Ao cozinhar o ovo sem vinagre, as chances de a casca se romper são maiores.
- “Durante a fervura, o aquecimento da superfície não é uniforme.
- Uma parte se dilata mais que a outra, por isso a casca acaba se quebrando”, afirma o farmacêutico João Usberco, também do Anglo.” (dados da SuperInteressante)
- Ovo Mollet Empanado
- Tempo de preparo: 15 min
- Tempo de Cozimento: 4 a 12min +2min
- Nível de Dificuldade: baixo
- Rendimento: só pra mim ou 4 pessoas
Salvar
Salvar
Salvar