Monta Encanta

Bife Ancho suculento, na manteiga tostada!

Dia de carne, bife Ancho!

Mas uma carne para lá de especial, bife ancho, este corte nobre de origem portenha, assim com o chorizo, porém mais macio e saboroso, vem conquistando os brasileiros. É a ponta do Contra Filé,  a partir das 5 primeiras vértebras do boi, incluindo uma pequena parte do Filé Mignon, daí ser uma carne tão macia.

Pelo mundo ele recebe vários nomes, mas aqui na América Latina chamamos de de Bife Ancho ou seja largo, o que indica a forma correta no seu preparo. Ele deve chegar a mesa sempre mal passado, para que seus sabores se mantenham, perfeito. Aqui ele é feito na frigideira e com o mesmo preparo fazemos  também na churrasqueira , ambos jeitos  ele  é maravilhoso!

Bife de ancho na manteiga tostada,  é bem simples e dos Deuses …

INGREDIENTES:

COMO FAZER BIFE DE ANCHO:

  1. Tempere o bife com sal e pimenta, dos dois lados. Reserve.
  2. em uma frigideira de fundo grosso derreta a manteiga com um fio de óleo.
  3. Coloque o bife o tomilho e o alho, deixe fritar em fogo médio, primeiro de um lado por 5min para carne ao ponto ou 8 minutos para carne bem passada.Deixe caramelizar bem antes de virar. Em seguida, vire e deixe + 5min ou 8min conforme o ponto desejado, do outro lado tbém.
  4. dica: o bife deve ser virado apenas uma vez, ou seja, primeiro frita de um lado e depois do outro.
  5. De vez em quando, com a ajuda de uma colher pegue a manteiga que esta na frigideira e jogue por cima do bife, a intenção é que a manteiga aromatizada com o alho e com o tomilho leve esses aromas para a carne.
  6. Depois do bife bem caramelizado dos dois lados, retire da frigideira.
  7. Deixe ele descansar por alguns minutos, isso para que os fluidos que estão dentro dele se acomodem e carne fique mais suculenta.

Agora é a hora de fatiar e se deliciar!

O ponto… é mal passado mesmo. Mas veja bem! Mal passado não é cru!

Muito obrigada pela companhia, te espero outro dia 🙂

Beijo no coração.  Fabby Mello.