Monta Encanta

Fideuá de Camarão, primo irmão da Paella!

Fideuá de Camarão, receita espanhola!

Fideuá de Camarão é um prato espanhol bem parecido com a paella,  A diferença é basicamente a troca do arroz  pelo macarrão no preparo. O macarrão  é risotado,  al dente e cozido no próprio caldo do Fideuá, delicioso!  Aliás é ele, o caldo resultado do cozimento do peixe, lulas e camarão que confere um gosto especial e deixa o macarrão saborosíssimo.

E nem é preciso preparar o caldo com antecedência!  Ele  é feito durante e ao mesmo tempo que o prato.Bem prático!

Primeiro grelhamos os camarões, peixes e lulas, separadamente e aos poucos,  para não formar água. Reservamos a parte e na mesma panela, para aproveitar todos os sucos,  fazemos um ‘sofrito’ de alho, cebola, tomate e pimentões. Juntamos a esse ‘sofrito’ metade dos camarões e lulas grelhadas, o peixe entra no final do preparo, senão ele  desmancha durante o cozimento.

Então  acrescemos água e deixamos cozinhar.  Essa fervura de 10min, é tempo mais do que suficiente para dar sabor enlouquecedor ao caldo.

Vem comigo que eu te conto, ou melhor a Dona Mari te explica direitinho, tintin por tintin. Dica de mãe! 😉

ah e tem video para ajudar, mas a receita é fácil, fácil de preparar.

Fideuá de Camarão é  típico da cidade de Valência, no leste espanhol.

A receita é de família e atravessou o oceano para chegar até aqui.  Veio no caderninho de receita da matriarca da família. A dona Maria, mi abuelita, espanhola e cozinheira de mão cheia. É dela a minha  paixão pela cozinha e é em seus pratos que me inspiro todos os dias.
A receita passou para minha mãe, que passou para mim e que agora compartilho  carinhosamente com  você.

Minha mãe, Dona Mari, que também é  espanhola, nascida lá mesmo na cidade de Valência,  é quem faz o prato hoje  e conta para gente todos os segredinhos para não ter erro na hora ‘h’ do preparo! Que já adianto para você, é fácil!

Vamos lá?

INGREDIENTES:

SOFRITO:

TEMPEROS:

Fideuá de Camarão é  risotado.

Ao invés de colocarmos o macarrão para cozinhar em água e sal, ele vai cru, direto para uma frigideira grande onde será cozido nos temperos e no caldo, como um risoto, daí o nome risotado.  E é aí onde começa a diferença de sabor, ao invés da massa absorver apenas água, ela absorve  os temperos, ervas e suco das lulas.  O resultado?  Uma fideuá  saborossíssima e super cremosa. O macarrão libera amido, deixando-o mais cremoso.

COMO FAZER Fideuá de Camarão:

  1. Tempere os camarões, as lulas e o peixe com sal pimenta do reino e suco de 1 limão tahiti. Reserve.
  2. Aproveite para cortar 1 cebola em cubos pequenos e regulares, brunoise. Descasque 4 a 5 dentes de alho, picados ou amassados. Corte em pedaços pequenos 1 pimentão vermelho e 1 tomate em cubos pequenos.
  3. Em um tacho de paella,   frigideira ou assadeira redonda 40cm,  coloque 2 colheres de sopa de azeite extra virgem.
    Aqueça  e sele os camarões,   aos poucos. Não coloque-os  todas de uma vez, para não formar água. Uma porção por vez!
  4. Deixe-o, por 2 minutos, selando, até mudar de cor, então  mexa para selar do outro lado deixe por mais 2 minutos e retire-os.  Reserve.
  5. Na mesma panela, coloque mais 1 colher de sopa de azeite e os 4 dentes de alhos descascados e amassados, deixe por 1 minuto, então junte 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, deixe por 1 minuto. Afaste lugar no tacho e coloque 1 pimentão, deixe por 1 minuto e junte 1 tomate picado em cubos. Misture, deixe por mais 2 minutos. Reserve o Sofrito.
  6. Ainda na mesma panela, coloque 500g de peixe namorado/badejo ou lombo de cação em cubos e doure-os por 4 minutos. Abra espaço no tacho e junte as lulas em anéis.  Nós não vamos fritar as lulas, apenas sela-las em fogo alto.
  7. Tempere com sal, pimenta do reino, 1 colher de sopa de açafrão e 1 colher de sopa de páprica doce ou colorau. Misture e deixe por 1 a 2 minutos para intensificar a cor e  sabor.
  8. Reserve metade das lulas e todo o peixe. Devolva metade dos camarões selados e reservados
  9. CALDO

    CALDO Fideuá de Camarão:

  10. Acrescente 1 litro de água e deixe ferver por 10min. Tempo para fazer o caldo que é o segredo deste prato. Quanto mais gostoso o caldo, mais gostoso o fideuá.
  11. Junte 500g de macarrão grano duro, tampe e deixe cozinhando mexendo de vez em quando, por 10 a 12 minutos, conforme o tempo indicado pelo fabricante.
  12. Quando o caldo estiver quase seco e o macarrão al dente está pronto.
  13. Devolva a outra metade de camarões selados e reservados, a outra metade das lulas seladas e o peixe grelhado.
  14. Decorando, enfeitando para que o prato além de gostoso fique bem bonito.

 

E está pronto é só chamar a galera para sentar na mesa e se servir!
Bom Apetite!

Obrigada pela companhia, até a próxima Rosi Seligra

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar