Comida e cheiro para mim sempre tem história…Sanduíche Croque
Com essa receita de hoje não é diferente. Quando eu comecei a namorar meu marido, lá nos meus 16 anos e ele queria me agradar me levava em um restaurante super bacana, que para falar a verdade eu nem sei onde seria hoje, e comíamos o delicioso Croq-Dec. Coisa bem Chic para época.
Bom, o restaurante não existe mais, muita coisa aconteceu nesses 24 anos, 2 filhos, 2 separações muito doloridas, 1 volta fracassada, 1 volta que valeu a pena e trás esse amor até aqui, hoje um casamento maduro, gostoso mesmo de se viver, sabe aquele que faz cócegas no coração e você vê que a vida vale a pena! Mas nunca vou me esquecer da lição que aprendi com meu amado mestre, guru, amigo, Luiz Gasparetto: “sempre esteja pronta para dizer adeus”. Essa é a vida.
Enfim, voltando ao sanduíche, eu adoro de vez em quando fazer uma reconstrução do famoso Croc-Dec, com os sabores que ficaram na minha memória, e o resultado é sempre delicioso, jantar com gostinho de 16 anos…
Vamos a receita:
INGREDIENTES:
- 1 pacote de pão de forma
- 300 gr. de queijo prato fatiado
- 300 gr. de presunto fatiado
Para o molho Béchamel:
- 1 cebola média
- 1/2 litro de leite gelado
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 pote de requeijão
- queijo parmesão ralado para cobrir
COMO FAZER: Sanduíche Croque
Monte os sanduíches como, um misto quente de 3 andares, com 3 fatias de pão de forma e reserve.
- Prepare o molho , refogando a cebola no azeite até que ela fique bem dourada.
- 3 segredinhos para que Molho Béchamel fique Supimpa
- O primeiro: A cebola deverá estar cortada bem pequena, de preferência ralada, eu gosto de picar na picadeira, não acho legal sentir os pedaços grandes de cebola na textura final do molho.
- O segundo: É deixar a cebola bem dourada, sem escurecer só então acrescentar as 2 colheres de farinha de trigo
- O terceiro: Deixar a farinha dourar bem também, até ela dar uma leve escurecida, (esse detalhe é fundamental pois e tira aquele gosto de farinha crua dando um sabor todo especial ao molho) e só após farinha dourada acrescente o leite ( não coloque o leite aos poucos, coloque todo o leite) que deverá estar gelado, isto serve para não empelotar a farinha.
- Deixe o molho cozinhar por 5 minutos, para que a farinha ‘cozinhe’ e o molho não tenha aquele gosto de farinha crua.
- Só então acrescente o requeijão e mecha até derreter e incorporando ao molho, desligue o fogo
Se o molho estiver muito espesso, acrescente um poquinho mais de leite, não deixe o molho muito e ‘grosso’ assim o sanduíche fique mais leve, mais gostoso e o sanduíche não pesa. - Coloque o molho sobre os sanduíches já montados, e cubra com bastante parmesão ralado grosso.
- leve ao forno pré aquecido a 180 graus e deixe gratinar.
Hummmm… sirva bem quente!!!
Sirva bem quentinho com saladinha verde Com aspargos frescos grelhados Fabby Mello.