Melhor e mais gostosa Carne Louca da vida!
A maioria das pessoas que conheço já tem seu jeitinho próprio de fazer a carne louca! Mas a de hoje é especial! O que a torna singular é que, durante seu cozimento, não leva absolutamente nenhum caldo, nem um pingo d’água, nenhum cálice de vinho branco. É feita no próprio suco da carne em fogo baixíssimo, o que faz toda a diferença.
Feita com lagarto, fica muito saborosa, muito pouco gordurosa carrega no final, um toque de sabor ao mesmo tempo que sutil, marcante … vindo das 7 Pimentas.
A carne louca pode ser quente ou fria, desfiada ou em fatias. Fica irresistível dentro de um mini pãozinho francês, servida como finger food ou então como prato principal, acompanhado de uma boa pasta italiana ‘al dente’. Vai bem no escondidinho de batatas e fecha com chave de ouro sobre uma cremosa polenta.
A carne louca é um curinga delicioso, que vale a pena saber preparar!
Encanta nas festinhas de aniversário, nas reuniões entre amigos ou nos encontros familiares.
Para lá de incrível! a MELHOR CARNE LOUCA DO MUNDO!
Receita da minha sogra e como toda receitinha familiar, não tem muita medida específica, ela me passou os ingredientes por telefone: -“então …”, disse ela: -“você coloca a base de tomates… quanto tomate a senhora usa para fazer a base?” eu perguntei – “ah a olho…”
Receita de família, são assim, de cabeça a gente vai colocando tudo na panela e o resultado?
Para minha alegria, depois de um bom papo ao telefone e de conseguir mais ou menos, as quantidades, a minha ficou igualzinha a dela, sem tirar nem por, segundo a opinião do meu marido. 😉
bora? comprar os ingredientes e preparar a sua? Aproveita que quinta-feira é feriado!
depois de provar é só correr para me agradecer ou melhor agradecer a Dona Lurdes, por gentilmente compartilhar conosco, esta receita que é ‘daquelas’ que a gente adota, para vida inteira!
INGREDIENTES CARNE LOUCA:
- 1 kilo de lagarto
- 1 kilo de tomate
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 3 cebolas grandes
- 2 folhas de louro
- 4 colheres de azeite de oliva
- alho picado a gosto, usei 4 dentes.
- Sete Pimentas a gosto, usei 1 colher de chá rasa ( se não encontrar as Sete Pimentas pode substitui-la por Pimenta Jamaicana ou Pimenta Síria)
- pimenta do reino a gosto
- sal a gosto.
PRÉ PREPARO:
- Leve os tomates inteiros ao micro onda por 15 minutos e depois de amolecidos processe-os no mixer. Base de Pomodoro
- Pique a carne em cubos
- Corte as 3 cebolas julienne e os pimentões em rodelas, sem as sementes
- tempere a carne com sal e pimenta do reino
COMO FAZER CARNE LOUCA:
- Em uma panela de pressão, fogo alto, coloque as 2 colheres de sopa de azeite, espere a panela adquirir calor e aquecer, então acrescente a carne picada em cubos e já temperada
- sem ficar mexendo a carne, coloque os 4 dentes de alho amassados ou picados, deixe dourar por apenas 1 minuto e logo acrescente 1 cebola picada julienne
- Coloque 1 colher de chá rasa das ‘Sete Pimentas’, mais as duas folhas de louro, sal a gosto, mexa ligeiramente e tampe a panela de pressão.
- Não é necessário colocar água, apenas após apitar, abaixe o fogo para mínimo do mínimo, sabe quando você gira a chama no sentido contrário? Como se quisesse desligar ? e reduz a chama ao mínimo, sem desliga-la? fogo bem baixinho, deixe cozinhar por meia hora.
- enquanto a carne cozinha, preparamos o molho.
- Em uma panela, coloque as outras 2 colheres de azeite, as 2 cebolas picadas julienne
- acrescente as 3 cores de pimentões em rodelas + a Base de Pomodoro e deixe cozinhar por 3 minutos. Reserve.
- dica: Não é preciso refogar os pimentões nem tampouco a cebola antes de acrescentar a base de pomodoro. Uma leve ‘suada’ por cerca de 1 minuto, é suficiente.
- Este molho ainda irá cozinhar junto com a carne e é importante que tanto a cebola, quanto os pimentões fiquem ‘firmes’ e não se desmanchem .
-
CARNE LOUCA
- O tempo de cozimento da carne na panela de pressão de 30 minutos é relativo, varia de panela para panela e de fogão para fogão.
- É importante que você entre os 25-30 minutos de cozimento abra a panela e se certifique de que a carne não esteja queimando, uma vez que não acrescentamos caldo algum, é bom ficar mais atento.
- Em geral, após 30 minutos de cozimento, ao abrir a panela ela está assim repleta de caldo ao tocar ela se ‘desmancha’ como que se quisesse se desfiar sozinha. Está no ponto.
- Se a carne ainda estiver firme, tampe a panela, e em fogo baixo até apitar e baixíssimo após apitar deixe cozinhar por mais 10-15 minutos ou até que ela esteja bem macia.
- Após cozida, separe os pedaços do caldo que se formou
- Com ajuda de uma peneira, coe o caldo e junte-o ao molho de tomate com pimentões.
- Fogo alto, deixe apurando.
-
CARNE LOUCA
- Enquanto apura, desfie a carne, com as mãos ou com ajuda de um garfo.
- Acrescente-a ao molho que está apurando
- E deixe cozinhar em fogo alto até reduzir até o ponto do seu gosto de carne louca.
- Experimente o sal, e se necessário for acrescente mais um pouco, se o sabor das pimentas para o seu gosto estiver muito fraco, acrescente mais uma pitadinha, mas vá aos poucos, as 7Pimentas tem gosto forte e exagerado pode estragar o molho!
nham nham nham No dia, comemos com mini pãozinho francês, você não tem idéia, a loucuuuura que fica isto aqui!
Monta Encanta, no próximo encontro familiar e depois me conta, hein!
Obrigada pela visita, uma linda semana para você
Beijo grande Rosi Seligra
Salvar
Salvar
Salvar