Monta Encanta

Risoto Primavera de legumes, leve e saudável!

Risoto Primavera com carnaroli,  o favorito na Itália!

Risoto Primavera, com cenourinha, batata em cubos e ervilhas frescas congeladas, com manteiga e queijo parmesão surpreende o paladar e fica impossível resistir. Além de incluir itens mais saudáveis no dia a dia,  agregamos sabor ao prato.

Normalmente o risoto é feito com o tipo  arbório, mas hoje é com carnaroli, o favorita na Itália . Foi eleito  por nós, conta da cremosidade natural e por  harmonizar melhor com ingredientes leves e saudáveis, como os nossos de hoje.

Risoto é  versátil,  vai bem com quase tudo.  Com a base, arroz, vinho, caldo e manteiga dá para criar inúmeras variedades, dos mais simples aos mais sofisticados!  Risoto de Filé Mignon, Risoto de  Camarão, com Lulas e Badejo, Risoto de Palmito,  Risoto de Carne Seca, Risoto alla Pizzaiola,  Risoto de Abobrinha com Linguiça Fresca … e por aí vai … aqui no Monta Encanta as combinações são muitas. Na busca  do site digite a palavra chave RISOTO  e escolha a sua receita, tem  também Risoto Caprese, Risoto de Espinafre …  Vale conferir!

INGREDIENTES:

COMO FAZER RISOTO PRIMAVERA:

  1. Comece colocando um pouco mais de 3 xícaras de caldo de legumes para ferver.
  2. Enquanto isso … Em uma panela de fundo grosso, fogo médio, coloque uma colher de azeite e e refogue 1 cebola picada em cubos regulares por 1 a 2 minutos, até ficar translúcida.
  3. Acrescente ½ xícara de salsão bem picadinho, deixe por 1 minuto, junte 1 cenoura em cubinhos, misture e deixe por mais 1 minuto.
  4. JColoque  1 xícara de arroz Carnaroli e deixe até que os grãos estejam  envoltos na gordura, cerca de 2 minutos.

    risoto primavera
  5. Coloque 2  batatas em cubos e  ½ xícara de chá de ervilhas frescas congeladas. Misture.
  6. Junte 100ml de vinho branco e seco. Mexa, misturando, aliás mexa sempre por qualquer motivo. ao mexer o amido desprende do arroz e dá ao risoto uma consistência cremosa, como dizem os italianos ‘all’ onda’: cremosa, ainda com caldo mas jamais fluida como uma sopa. Misture e deixe até o vinho evaporar por completo e o arroz secar novamente.
  7. Então coloque as 3 xícaras de caldo de legumes, aos poucos, a medida que o arroz for secando. Coloque cerca de 1 xícara de cada vez, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido.
  8. Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente.
  9. Os cozinheiros italianos literalmente não se afastam da panela enquanto o risoto está sendo feito, mexendo sempre no começo e depois enquanto cozinha com menos frequência. Esta técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.
  10. A proporção entre caldo e arroz, será sempre de: para cada 1 xícara de arroz de risoto, 3 xícaras de caldo de legumes.
  11. O cozimento do arroz se dá cerca de 12 a 15 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo. O grão deve estar ‘al dente’, cozido porém deve oferecer resistência ao dente.
  12. Quando o risoto estiver quase pronto, cerca de 1 a 2 minutos antes de desligar, junte 1 colher de sopa de manteiga e 100g de quejio coalho ou parmesão ralado grosso. Experimente, se necessário for acrescente sal. Tempere com pimenta do reino ralada na hora, a gosto.
  13. Misture delicadamente.
  14. Bom Apetite

Experimenta 😉

Obrigada  e até a próxima receita, Rosi Seligra