Risoto de Mandioquinha
Risoto de Mandioquinha, bem amarelinho, para lá de cremoso e muito simples de fazer. Basta cortar a mandioquinha ou batata baroa como também é conhecida, em cubos pequenos, junta-la ao arroz arbóreo refogado no azeite e cebola, temperar com sal e pimenta calabresa seca, juntar água fervendo e cozinhar misturando de vez em quando até o arroz ficar al dente. E é só isso!
A batatinha se desmancha e se transforma num purê de mandioquinha substancioso. Comida de verdade, saborosa, sem carne e pronta em 15minutos
INGREDIENTES:
- 1 xícara de arroz arbóreo ou agulinha
- 350g de mandioquinha/batata baroa cortada em cubos pequenos de 1cm mais ou menos
- 3 xícaras de água fervendo
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola cortada em cubos regulares e uniformes, brunoise.
- ½ colher de café rasa de pimenta calabresa seca
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa queijos de parmesão ralado
COMO FAZER RISOTO DE MANDIOQUINHA:
- Comece colocando um pouco mais de 3 xícaras de água para ferver.
- Corte 1 cebola em cubos uniformes e regulares, brunoise. Com o descascador de legumes retire a casca das abobrinhas/batatabaroa e com uma faca corte-a em cubos pequenos de 1cm.
- Enquanto a água ferve. Em uma panela de fundo grosso, fogo médio, coloque uma colher de azeite e 1 cebola picada em cubos por 1-2 minutos ou até ficar translúcida.
- Coloque 1 xícara de arroz arbóreo misture e e deixe até que os grãos estejam bem envoltos na gordura, cerca de 2 minutos. Junte as mandioquinha/batata baroa e tempere com 1 pitada de pimenta calabresa seca, usei ½ colher de café rasa.
- Então coloque 3 xícaras de água aos poucos, mais ou menos 1 xícara por vez, a medida que o arroz for secando, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido. Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente. Esta técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.
- O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de água .O grão deve estar no ponto, ou seja cozido porém ainda oferecer resistência ao dente. A mandioquinha se desmancha e envolva o arroz aumentando a cremosidade e incorporando o sabor ao arroz que fica amarelinho, cremoso, bem delicioso! Experimente o sal e adicione sal e pimenta do reino a gosto, lembrando que o parmesão é salgadinho, então cuidado com o sal nessa hora.
- Desligue o fogo e finalize com 1 colher de sopa de manteiga e o queijo parmesão ralado.
Bom Apetite!
Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra
- Tempo de Preparo: 15min
- Tempo de Cozimento: 15min
- Rendimento: 2 porções