Monta Encanta

Risoto de Bacon e Legumes

Risoto de Bacon e Legumes dá asas a imaginação!

Amo risoto, gosto da cremosidade ‘alla onda’ aliada aos grãos ‘al dente’,  risoto de bacon e legumes é prático.  E  dá para substituir  com quase tudo na geladeira. . É  olhar o que tem dentro e em poucos passos montar o seu risoto.

Em casa eu tinha cenoura e um carnudo  pedaço de bacon. No freezer 1 pacotinho de brócolis congelado e salsão que normalmente tenho. Assim surgiu a receita de hoje, a coisa mais gostosa da vida!

Se você gosta de bacon, vai se deliciar também

E é bem prático mesmo! O  arroz e o caldo são  feitos juntos e ao mesmo tempo. Essa mesma base depois pode ser utilizada,  para inúmeras outras combinações de legumes, dando  asas a imaginação.

Não tem segredo, com algumas  poucas dicas é possível  preparar um risoto delicioso e surpreender seus convidados.

INGREDIENTES RISOTO DE BACON E LEGUMES:

Mise em Place  PARA O RISOTO DE BACON E LEGUMES –

PRÉ PREPARO: Corte 1 cebola em cubos uniformes e regulares, brunoise.  Aproveite também para cortar o salsão em cubos bem pequeninos, cerca de 1 xícara de chá., veja aqui, como ter salsão sempre fresquinho. Corte  1 cenoura no mandolin.  Corte em cubos pequenos o bacon. Reserve.

Pique 1/3 de 1 pimenta dedo de moça, bem picadinha e sem as sementes. Reserve.  Adapte a quantidade  ao seu paladar, só não deixe de usa-la, ela faz a diferença

Rale 150g de queijo parmesão. Reserve

COMO FAZER RISOTO DE BACON E LEGUMES:

  1. Comece colocando um pouco mais de  3 xícaras de água – ou caldo de legumes – para ferver.
  2. Enquanto isso … enquanto a água ferve.
  3. Em uma panela de fundo grosso, as de ferro são ótimas para isso.  Em fogo médio, coloque  um fio de azeite e o bacon em cubinhos. Deixe por 5 minutos ou até eles reduzirem 50% do volume e ficarem bem crocantes.  Junte e refogue 1 cebola picada em cubos regulares  por 1-2 minutos, até  ficar translúcida.
  4. Acrescente ½ xícara de salsão bem picadinho e 1/3 de pimenta dedo de moça, sem as sementes e bem picadinhas. Deixe por 1 minuto,  junte 1 xícara de arroz arbóreo e deixe até que os grãos estejam bem envoltos na gordura,  cerca de 2 minutos.
  5. O bacon, o salsão e a cebola, emprestam sabor e formam o caldo do risoto, junto e ao mesmo tempo, sem a necessidade prévia de preparar um  caldo caseiro😉
  6. Junte 100ml de vinho branco e seco. Mexa,  Ao mexer o amido desprende do arroz e dá ao risoto uma consistência cremosa, como dizem os italianos ‘all’ onda’: cremosa, ainda com caldo mas jamais fluida como uma sopa.
  7. Deixe cozinhar por 2 minutinhos até o vinho evaporar.
  8. Então coloque as 3 xícaras de água, aos poucos,   a medida que o arroz for secando. Cerca de ½ xícara de cada vez, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido.
  9. Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente.
  10. A proporção entre caldo e arroz,  será sempre  de:  para cada 1 xícara de arroz de  risoto, 3 xícaras de caldo.
  11. O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo. O grão deve estar  ‘al dente’, cozido porém deve oferecer resistência ao dente.
  12. Enquanto o arroz cozinha, aproveite para preparar os legumes.

COMO FAZER OS LEGUMES DO RISOTO DE BACON COM LEGUMES:

  1. Em uma frigideira coloque 1 colher de sopa de manteiga, a cenoura fatiada no mandolin e os brócolis. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe  refogar por 1- 2 minutos. Reserve.
  2. Quando o risoto estiver quase pronto, cerca de 1-2 minutos antes de desligar, junte 1 colher de sopa de manteiga,  100g de queijo parmesão ralado, a cenoura com os buquês de brócolis refogados e reservados.
  3. Reserve 50g do queijo parmesão, para colocar sobre o prato pronto.
  4. Experimente, se necessário for acrescente sal e  tempere com pimenta do reino ralada na hora, a gosto.
  5. Misture e é só servir!
  6. Com esta base  de risoto, dá para compor  com outros legumes, só adaptar ao gosto do freguês ou disponibilidade da geladeira. Tá valendo, abobrinha, couve flor, aspargos, quiabo, escarola, espinafre, vagem … e por aí vai.
  7. Experimenta, risoto  é um dos pratos mais apreciados do mundo!

Obrigada pela visita, Rosi Seligra

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar