Risoto de Arroz Negro repleto de sabor
O sabor amendoado deste arroz harmoniza bem com o defumado do bacon, deixando este Risoto de Arroz Negro um acompanhamento irresistível, além de muito charmoso ele promete encantar seu almoço ou jantar!
O grão originário da China tem alto poder nutricional e apesar de branco por dentro, é envolvido por uma película escura que dá um toque exótico ao prato, que por ser bem mais resistente e duro que o grão do arroz comum, foi para panela de pressão! Resultado? Receita prática, rápida e repleta de sabor!
Bora?
INGREDIENTES:
- 1 xícara de chá de arroz negro
- 180g de bacon em cubos
- 2 e ½ xícaras de chá de caldo de carne
- ½ xícara de chá de vinho branco seco
- 1 fio de azeite
- 1 cebola picada em cubos pequenos e regulares, brunoise
- 1 cenoura ralada no ralo grosso
- 1 folha de louro
- uma pitada de pimenta calabresa seca
- sal, se necessário
- pimenta do reino a gosto
- cebolinha fresca a gosto para finalizar
COMO FAZER RISOTO DE ARROZ NEGRO:
- Corte o bacon em cubos pequenos. Corte a cebola em cubos pequenos e regulares, corte brunoise. Rale 1 cenoura no ralo grosso do ralador.
- Em uma panela de pressão coloque um fio de azeite e o bacon picadinho.
- Refogue por 5 minutos ou até o bacon diminuir de tamanho e ficar crocante.
- Junte 1 cebola picada em cubos regulares, corte brunoise e uma cenoura ralada no ralo grosso do ralador com uma folha de louro. Refogue por 2 a 3 minutos.
- Acrescente o arroz negro.
- Coloque ¼ de pimenta calabresa seca e refogue até o perfume acastanhado do arroz começar a subir.
- Acrescente o sal, mas cuidado, o bacon já é salgado misture, e acrescente o vinho branco e deixe todo o álcool evaporar mais ou menos 2minutos.
- Acrescente 2 e ½ xícaras de caldo de carne e tampe a panela, deixe cozinhar na pressão por 30 minutos depois que a panela começar a apitar em fogo baixinho.
- Desligue o fogo e deixe sair a pressão da panela naturalmente.
- Verifique a maciez do arroz. E se necessário for vá acrescentando água aos poucos e deixando cozinhar, cuidando para que o arroz fique macio e cremoso e não grude no fundo da panela. Se, ao abrir a panela ainda houver caldo, deixe sem tampar até o caldo secar.
- Finalize com cebolinha fresca . Sirva ainda quente. Eu adoro esse arroz e na panela de pressão economiza muito nosso tempo.
- Bom Apetite!
Experimenta!
Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra