Paelha Valenciana, aqui em casa a gente faz sempre e desde sempre. Desde que minha “abuelita” (vovó em espanhol) veio, junto com a minha ‘madre’ (mãe em Espanhol) recém chegada da Espanha em meados de 1950. Então trouxeram com elas a receita Valenciana, que mistura frango com frutos do mar e é, para mim, a melhor de todas as receitas de Paelha (ou Paella como se escreve na Espanha).
Para quem ja teve, como eu, o privilégio de comer em Valencia, sabe que, existe uma variedade imensa de tipos e o cardápio que lembra o nosso de pizza. Lá tem Paella de tudo que é tipo e a VALENCIANA é a melhor do cardápio. Sem dúvida essa mistura do frango com frutos do mar resulta num caldo estupendo, o mais saboroso de todos. Já salva a receita porque além de ser um tesouro da minha família, ainda será a mais gostosa de todas que você vai provar na vida, palavra de quem entende, confia!
INGREDIENTES:
- 2 k de lula cortada em anéis
- 3k de Camarão Médio Rosa com as cabeças
- 2 kg de coxa da asa do frango
- 2 k de polvo
- 1 k de arroz arroz agulinha, bomba ou arbóreo.
- ½ pimentão vermelho
- ½ pimentão amarelo
- ½ pimentão verde
- 4 litros de água fervente
- 4 tomates picados
- 2 cebolas picadas
- 400 g de ervilha congelada
- 1 cabeça de alho descascado e picado
- o quanto baste de azeite (aproximadamente 200 ml de azeite)
- açafrão para paella, costumo usar o 4 a 5 unidades do paellero, mas existem várias outras marcas boas no mercado.
- colorau, pimenta do reino e sal a gosto
PAELHA VALENCIANA
À primeira vista, fazer paelha pode até parecer complicado mas se observar bem, verá que é simples
Em primeiro lugar e pode ser no dia anterior, preparamos o caldo de cocção com as cabeças do camarão. Depois cozinhamos o polvo na panela de pressão com sal e água por 20 minutos e reservamos o caldo do cozimento do polvo, pois ele também será usado.
Então no dia e direto no tacho (frigideira grande) com o azeite fritamos primeiro o frango, depois e no mesmo tacho, o camarão. Na sequencia fritamos o ‘sofrito’, que é alourar o alho, a cebola, tomates e pimentões, lula e polvo. Depois acrescentamos água e deixamos cozinhar o caldo, por 10minutos para intensificar os sabores. Antes de entrarmos com o arroz e as ervilhas. Descrevendo assim, pode até parecer complicado mas é simples. Agora APERTA O PLAY para ver o depois na hora de fazer o seu confere o passo a passo bem completo, logo abaixo, para dar certo na hora de você reproduzir na sua casa e bom apetite!
COMO FAZER PAELHA VALENCIANA:
DIA ANTERIOR: Em primeiro cozinhe todas as cabeças dos 3k camarão com 3l de água por 1hora em fogo alto até ferver, depois fogo baixo e panela semi tampada. Então coe o caldo (despreze as cabeças) e reserve .
Ao mesmo tempo aproveite para cozinhar 2k de polvo. Então cozinhe o polvo (já limpo) com 1 litro de água com pitada sal na panela de pressão por 20minutos (depois que apitar). Depois corte o polvo e os tentáculos em pedaços grandes de 5 centrimetros e reserve o caldo.
DIA DO EVENTO: Em primeiro lugar coloque o quanto baste de azeite em um tacho (ou frigideria grande mínimo de 35cm). Isso porque quanto maior a frigideira ou tacho menor será o trabalho e já já eu explico porque.
Depois que o azeite aquecer e frite os pedaços de frango até que a pele fique dourada. Sempre fique atento a temperatura do fogo, não pode estar baixa para não formar água. O fogo deve ser equilibrado, nem forte demais a ponto de queimar o frango, senão amarga. O dourado do frango, a crosta que se forma no fundo da panela é essencial para o ‘gosto’ final da paelha.
Após o frango frito, abra um círculo no centro do tacho, dando espaço e coloque o camarão para fritar. Caso a ‘chama do seu fogão’ não for bem forte, sugiro que frite os pedaços de frango aos poucos, a fim de que evite a formação de água. Assim eles ficarão fritos e não cozidos.
PAELHA VALENCIANA
Se não houver espaço suficiente, retire os frangos fritos e reserve-os. Por isso, quanto maior o tacho, ou a frigideira menor o trabalho, pois você não precisará retirar o frango para fritar os camarões.
Agora frite os 3k de camarões, tomando atenção, para que eles também não formem água. Camarão frita bem mais rapidinho que o frango, cerca de 3 até 4 minutos de cada lado costuma ser suficiente.
Depois de frito retire-os do tacho, e reserve. Se tiver espaço suficiente, abra um círculo e coloque o alho picado.
Logo depois de dourar o alho por 2 minutos acrescente a cebola picada
Então deixe a cebola por 2minutos ou até ficar translúcida.
Depois junte 4 a 5 unidades do paellero, cerca de colher de sopa rasa de colorau e pimenta do reino a gosto.
Agora deixe os condimentos dourarem por 2 minutos para intensificar sabor e cor. Então junte os tomates, e os pimentões, doure-os por 2 minutos.
Nesse momento junte as lulas, elas formam água, evitando que o ‘sofrito’ de alho, cebola e condimentos queimem no fundo da panela. Também coloque o polvo cortado e já cozido.
Então devolva o frango frito e reservado ao tacho. Também devolva metade dos camarões fritos ao tacho, escolha os menores, deixe os maiores e mais bonitos sem separados para decorar a paelha por cima depois de pronta
Agora misture os ingredientes, tomando sempre cuidado para não grudar no fundo e nem formar água, procure manter o equilíbrio na hora de fritar, raspando o fundo do tacho, evitando que grude ou queimando ou se forme água.
paelha valenciana
Então coloque 200g de ervilhas frescas e adicione o caldo do cozimento das cabeças dos camarões e o caldo do cozimento do polvo e após ferver, abaixe o fogo para mínimo e deixe cozinhar por 10 minutos.
Após 10min, o caldo já está com um gosto e s p e t a c u l a r e é hora de acrescentar 1k de arroz
Por fim deixe cozinhar o arroz em fogo baixo, por 15 a 20 minutos.
Sempre atento, com cuidado para não grudar no fundo, se necessário for, mexa com ajuda de uma colher.
Após 15 a 20 minutos o caldo está quase seco.
paelha valenciana
Por ultimo coloque os camarões sobre o arroz e ao redor decorando e enfeitando a paella e então desligue.
Se você encontrar mariscos frescos e fechados, prefira-os e neste momento eles cozinharão junto com a paella nos 5minutos restantes até desligar. Os mariscos frescos liberarão o ‘suco’ próprio, que acrescentará um sabor especial a paella. Mas é opcional, tem épocas do ano que é impossível encontrar mariscos frescos em SP.
Então tampe com papel alumínio ou plástico de assar e deixe repousar por 10 a 15 minutos antes de servir e bom apetite!
E se você gostou desta paella, com certeza vai gostar de nos acompanhar pelo instagram.
Então vem com a gente, ver as receitas em tempo real, pelo STORY AQUI