Penne panceta e pecorino, bom demais da conta!
Penne panceta e pecorino, uma massa al dente, levemente apimentada, enriquecida com pancetta, ou bacon, vinho, molho de tomate e queijo pecorino. Wow, se só tem ingrediente gostoso, não tem como ficar ruim não é mesmo.
Mas o que é panceta? Não é rara a confusão entre pancetta, o bacon, e o raríssimo guanciale.
A procedência é a mesma: todos vem do porco. Mas qual a diferença? Comecemos pelo guanciale que, ao contrário dos outros dois, vem da bochecha do porco, e não da barriga.
1. Guanciale, Vem da palavra italiana guancia, que significa bochecha. É preparado com as bochechas do porco e também é uma carne não defumada. Devido à sua raridade, não é tão comum asssim ser encontrado, até mesmo na Itália, a pancetta costuma ser utilizada como sua substituta.
2. A Pancetta, que quer dizer “barriguinha” em italiano, é um bacon que não foi defumado, é tipo de carne suína curada e seca. Tipicamente italiana, é feita com a carne da barriga do porco. Curada em sal e depois temperada com noz-moscada, pimenta, funcho, e alho, entre outros, e seca por cerca de três meses.
A diferença do bacon é que a pancetta não é defumada tem sabor bem menos salgado.
3. E o nosso queridinho Bacon, que eu adoro, dispensa apresentações, é a carne de porco sem ser especificamente da barriga ou da bochecha, que normalmente é comercializada já defumada. Também é feito com a carne das costas do porco, que têm menos gordura que a barriga.
INGREDIENTES Penne panceta e pecorino:
• 400g Penne Grano Duro
• 100g de pancetta
• 350g de tomate pelado ou molho fresco
• 75g de queijo Pecorino
• 1 copo de vinho branco e seco
• 1 pimenta dedo de moça picadinha e sem as sementes.
• Azeite extra virgem, sal e pimenta do reino.
• Mix de Ervas frescas. Sálvia, Tomilho, Manjericão e Alecrim a gosto.
PRÉ PREPARO Penne panceta e pecorino:
molho de tomate c/ manjericão:
- Molho Pomodori com manjericão fresco, feito com Tomate pelado, aqui.
- Molho ao Sugo com manjericão, aqui.
- Molho simples ao tomatinho, aqui e acrescente folhas de manjericão, ou ainda
- Qualquer outro de sua preferência . Reserve
Com ajuda de uma faca, pique a quadradinhos pequenos, 100g de panceta. Reserve.
Corte ao meio 1 pimenta dedo de moça fresca, retire as sementes e pique bem pequenina, quase desmanchando, metade da pimenta. Reserve.
Adapte a quantidade de pimenta, ao seu paladar, só não deixe de usa-la, ela faz a diferença e neste prato é ingrediente indispensável!
- MUITO FRACO: 1/3 de pimenta dedo de moça sem as sementes
- FRACO: 1/2 pimenta dedo de moça sem as sementes
- MÉDIO: 1 pimenta dedo de moça inteira sem as sementes
- FORTE: 1 pimenta dedo de moça inteira com as sementes
COMO FAZER Penne panceta e pecorino:
Em uma frigideira, fogo, médio, 1 fio de azeite, coloque a panceta picada. Doure-a levemente a por cerca de por 2 minutos apenas, diferentemente do bacon ela não deve ficar crocante. Acrescente então a pimenta dedo de moça picada e sem as sementes.
Já se você estiver substituindo a panceta por bacon, aí sim, doure por 5 minutos em fogo médio até os quadradinhos de bacon diminuírem pela metade até ficarem crocantes. Então acrescente a pimenta dedo de moça picada e sem as sementes.
Junte 1 copo de vinho branco e seco
Espere até que o ele reduza quase que completamente.Enquanto isso, enquanto o vinho reduz, cozinhe a massa em água abundante e salgada de acordo com o tempo indicado na embalagem de forma que fique ‘al dente‘.
al dente: Para ajudar você a saber se o macarrão está no ponto certo:
aos 4 min de cozimento, se você morder o macarrão, verá uma linha esbranquiçada bem no centro da massa. Significa que a massa ainda está crua por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.
Siga cozinhando e provando de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha. Os italianos a chamam de ‘anima’ que significa alma, quando a ‘anima’ aparecer, significa que está quase lá. Em menos de 1 minutos de cozimento a massa estará totalmente cozida e no ponto, al dente.
Então, quando a ‘anima’, aparecer, desligue o fogo, ela terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira. Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’.
Penne panceta e pecorino
Acrescente mais azeite a gosto, usei cerca de 1/4 de xícara de azeite extra virgem.
unte o Molho Pomodori reservado.
misture incorporando bem a massa ao molho. Desligue o fogo.
Gran Finale, com o fogo já desligado acrescente o queijo pecorino.
Sirva imediatamente e ainda bem quente e buon appetito!
Penne, panceta e pecorino, simples e delicioso, super cremoso, receita do Chef Paulo Turziani do Espaço Barilla em SP.
- Tempo de Preparo: 20 mnutos
- Tempo de Cozimento: 15 minutos
- Rendimento: 4 porções
Penne panceta e pecorino
Conhece o ESPAÇO BARILLA?
O Espaço Barilla, é aberto ao público e é lindo, vale a pena conhecer. Fica no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo e ministra cursos gratuitos, com o chef, só se inscrever e participar. A intenção é divulgar o uso de macarrão no Brasil. Lá, você é super bem recebido, pela Keysi e pelo Chef, assiste uma aula, janta com eles e ainda ganha presentinho. Uma sacola da Barilla. 🙂 Demais!
Assiste uma breve aula sobre Confort Food. Um conceito lindo, a prova de como a natureza é sábia: Good for You Good for the planet. Se é Bom para você, é bom para o planeta!
Na natureza, os alimentos mais saudáveis para você, como verduras, frutas e farináceos, são também os mais saudáveis para o planeta, para garantir a sua sustentabilidade .
Obrigada pela companhia, um beijo grande Rosi Seligra