A verdade é que cozinhar em casa é muito mais fácil do que parece ser.
A cozinha pode ser prática, rápida e descomplicada, sem deixar de ser gostosa.
Alguns hábitos facilitam muito o trabalho na hora de cozinhar e deixar os tomates já pelados prontos para o consumo é um dessas práticas que deixam a nossa cozinha ainda mais simples de ser. Além de mais econômica, uma vez que podemos aproveitar a safra dos tomates, quando eles tem preço baixo, para fazer nossos tomates pelados. 😉
Bom para saúde!
- 1 kilo de tomate italiano
- 1 faca
- 1 litro de água fervente
- 1 litro de água bem gelada
Coloque uma panela, em fogo alto, água para ferver. Enquanto isso, enquanto a água ferve …
Lave os tomates e faça um corte em formato de cruz, na base de cada um, não muito profundo, o suficiente apenas para cortar a pele do tomate, sem cortar a polpa.
Retire os tomates da água fervendo, use um escorredor de macarrão para escorrer-los e transfira-os para uma vasilha com água gelada e com cubos de gelo. Deixe os tomates na água fria por aproximadamente 2-3 minutos.
É esse choque térmico, do quente para o gelada que faz soltar a pele do tomate
MODO 1:
Com os dedos, retire a casca de cada um dos tomates, puxando pelo corte em cruz.
Faça isso com todos os tomates.
RESULTADO:Tomates pelados com a polpa inteira, prontinho para ser guardado, bem tampado na geladeira ou congelados no freezer.
MODO 2:
Após escorre-los da água gelada, sobre um bowl, coloque o tomate na palma da mão e com o dedo aperte o tomate amassando-o entre os dedos. .
Aperte e quando você abrir a sua mão, a pele deve estará no centro da mão e a polpa dentro do bowl.
O único inconveniente é que com este método as sementes ficam no molho.
MODO 3:
para obter a polpa SEM SEMENTES: Depois de escorre-lo da água gelada e retirar a pele ( Modo 1), abra os tomates ao meio, e com os dedos e retire as sementes.
Escolha, seu modo de preparar a polpa 1.2 ou 3 e aí é só tampar e guardar, para ter sempre tomates pelados, frescos, sem conservantes e sem agrotóxicos, por um preço muito mais em conta.
A polpa do tomate pelado in natura, tem infinitas utilizações na cozinha e tê-la à mão e à disposição, torna nossa cozinha prática e funcional. sem perder qualidade e sabor.
Você sabia, que a pele e as sementes é que dão a cor vermelha ao molho?
Se, na hora de preparar seu molho de tomate, para o macarrão, você fizer só com a polpa, vai ter um molho bem clarinho, pouco vermelho.
Já se aproveitar a pele e as sementes liquidificando-as no mixer ou no liquidificador. O seu molho vai ficar com aquela corzinha bem vermelha, típica dos molhos italianos.
É ao gosto do freguês, mais clarinho ou mais vermelinho, você decide!
E na hora ‘h’ de preparar o seu molho de tomate. Você pode acrescentar este preparado, que vai encorpar e dar o tom ao molho de tomate.
Depois conta para gente se a família aprovou!
Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de Cozimento: 2-3 minutos
Rendimento: 1 kilo de tomate pelado