Fomos convidadas, Fabby e eu, para um delicioso jantar em família com maridão e filhos no Espaço Esperienza Barilla do Brasil, em comemoração ao Dia dos Pais, onde quem colocou a mão na massa foram eles, os papais.
Foi uma aula, divertida e muito saborosa, onde pudemos aprender algumas dicas e truques preciosos e especiais do Chef Paulo Turziani e estou aqui para dividir com você todos os macetes para se preparar uma autêntica pasta risotada.
Já experimentou fazer o macarrão assim? risotado? Ela difere e bastante da maneira clássica de cozinhar a massa.
Ao invés de colocarmos o macarrão para cozinhar em água e sal, ele vai cru, direto para uma frigideira grande onde será cozido no próprio molho, como um risoto, daí o nome risotado.
E é aí onde começa a se diferir do tradicional, ao invés da massa absorver apenas água, ela absorve todos os temperos, ervas e sucos do molho. O resultado é uma pasta saborosíssima. Como ela é feita exatamente como um risoto, colocando água aos poucos e mexendo sempre, o macarrão libera amido, deixando o molho muito mais cremoso.
O processo todo é muito simples, o tempo de preparo o mesmo, mas o resultado … quanta diferença! Muito mais sabor e muito mais cremosidade
Na foto, Chef Paulo Tursiani e a Fabiana Araujo, gerente de marketing da Barilla.
Para preparar você vai precisar dos seguintes INGREDIENTES:
1 receita de Ragu alla Bolognesa
Vamos lá?
COMO FAZER o macarrão risotado?
Em uma frigideira grande, coloque uma receita já pronta do molho Ragu alla Bolognesa.
Com exceção do espaguete ou do talharim, que são massas compridas e não cabem na frigideira. Por esse único motivo, vamos coloca-la na água fervente com sal, por 2 minutos, apenas o tempo suficiente para que a massa amoleca e ‘dobre’ permitindo que você a coloque na frigideira onde terminará seu cozimento junto com o molho. Se você tiver uma frigideirona bem larga, como uma paellera, pode colocar o spaghetti direto no molho, sem problemas!
Dica: Com ajuda de um pegador de macarrão, você vai retirando a massa da água e colocando-a na frigideira junto com o molho, até que toda a massa esteja na frigideira e a água do cozimento na panela. 🙂
Em fogo médio, vá mexendo o macarrão em movimentos circulares, e colocando a água do cozimento do macarrão aos poucos, em conchas, uma por uma, conforme o molho for secando e conforme a necessidade até que a pasta esteja al dente.
O tempo, no modo risotado de cozimento não muda, continua sendo o mesmo indicado na embalagem de cada massa.
Para ajudar você a saber se o macarrão está no ponto certo, o melhor é:
aos 4 min de cozimento, se você morde-lo, verá uma linha esbranquiçado bem no centro da massa, isso significa que a massa ainda está crua por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.
Siga cozinhando e provando de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha, os italianos a chamam de ‘anima’ que significa alma, quando a ‘anima’ aparecer, ou seja uma linha bem fininha e sutil, significa que está quase lá, com menos de 1 minutos de cozimento a massa estará totalmente cozida e no ponto, al dente. Então, quando a ‘anima’ aparecer, desligue o fogo, ela terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira. Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’. 😉
Para el Gran Finale, com o fogo já desligado acrescente o parmesão ralado, ele terminará de dar a consistência cremosa característica do spaghetti risotado.
Sirva imediatamente e ainda bem quente e buon appetito!
Assim foi nosso dia dos Pais com a Barilla!
Na foto, o maridão Jefferson, minha filha Gabriela e eu.
Tempo de Cozimento risotado: macarrão 10-12 ninutos
Tempo de Cozimento: molho, mínimo 2 horas
Rendimento: 6 porções