Monta Encanta

Molho branco sem glúten e sem perder sabor

Molho branco sem glúten, é uma versão do tradicional molho bechamel francês só que sem glúten. Mais leve, mais  saudável e sem perder uma virgula  de sabor. Sua aplicação é variada e vai desde a montagem de uma lasanha ou sobre uma pasta ‘al dente’, também usado como recheio de tortas e quiches, ou um gratinado de legumes e muito mais. Se adicionando queijo à mistura quente, ele se torna um “molho de queijo (ou Mornay) comumente usado com frutos do mar e lagosta.

INGREDIENTES:

COMO FAZER MOLHO BRANCO SEM GLÚTEN:

  1. Em primeiro lugar corte em cubos pequenos uma cebola grande, corte brunoise.
  2. Depois aqueça 2 colheres de sopa de  manteiga em uma frigideira larga e adicione a cebola em cubos  com  a folha de louro (como eu não tinha em casa, acabei fazendo sem a folha de louro).  Então  frite delicadamente com a tampa por 10 minutos até a cebola ficar macia, mas sem escurecer.
  3. Então tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.
  4. Agora adicione 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena), para fazer uma base roux

  1. Em seguida, cozinhe  mexendo sempre com uma colher por 3 minutos.
  2. MOLHO BRANCO (OU BECHAMEL): Por ultimo  junte 500ml de leite integral em temperatura ambiente ou gelado (nunca quente) e misture com ajuda de um fouet, para não grudar no fundo da frigideira até engrossar e encorpar como molho branco por cerca de 5 minutos.
  3. Por fim remova a folha de louro e o molho está pronto para usar.

molho branco sem glúten
  1. Se preferir um molho liso e homogêneo (sem os pedacinhos de cebola) coloque tudo em um  liquidificador ou mixer e bata até ficar homogêneo.

 

DICA: Para  guardar o molho branco sem glúten cubra com com com plástico filme (ou papel manteiga) bem rente à superfície do molho. Desse modo,  evitamos uma camada de  nata se forme. Ou então, com o molho  ainda quente, passe um pedaço de manteiga pela superfície até formar uma capa.

E lembre-se: o leite sempre em temperatura ambiente  para não empelotar. Porém caso isso aconteça,  basta  bater com o mixer  (ou liquidificador) até ficar homogêneo.

Para servir como molho, acrescente um pouco mais de leite, ele deve ter uma consistência mais fluida, mais parecido como molho do que quando servido como recheio ou creme.

Para fazer molho mornay com frutos do mar e lagosta acrescente 100g de queijo gruyère, parmesão ou outro de sua preferência e está pronto seu mornay sem glúten.

ah, certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, pelo insta, AQUI .  Então vem com a gente!

E se você gosta de molho sem glúten, não pode perder este outro: AQUI

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra