Molho Alla Puttanesca . Mangia che te fa bene Já era a época em que os italianos eram os ‘recordistas no consumo do macarrão’.
Você sabia que hoje nós somos o terceiro maior produtor de macarrão do mundo? E que cada brasileiro consome em média, 6,6 quilos de macarrão por ano? Uau paixão nacional
De preparo super fácil & rápido. Perfeito, na correria nossa de cada dia, este molho é um ‘coringasso’ Vai dar uma mãozinha nessa hora, na cozinha.
Saboroso & Nutritivo.
Alla Puttanesca! Este conhecido molho italiano, tem nome e origem bastante peculiares. Significa “à moda das prostitutas”. Segundo o livro ‘Naples at Table’, nasceu nos bordéis dos “Quartieri Spagnoli”, em Nápoles. É isso mesmo? Entre as prostitutas? E na zona? Siiimmm, vai ver que é por isso que ele é tão … tão … tãããão … gostoso!
Quem me ensinou a preparar, foi um autêntico cidadão Italiano, de Nápoles. Segundo ele, esta é a verdadeira receita ‘Alla Putanesca’ e não leva Anchovas, não! Tudo de bom pra mim que não gosto mesmo de anchovas.
INGREDIENTES:
- 350g de macarrão longo Spaguetti eu usei um Bavette número 13
- 600g de tomates Italianos
- 1 vidro de 100ml de alcaparras
- 1 vidro 250ml de azeitonas pretas
- 6 dentes de alho
- Azeite extra virgem
- Pimenta do Reino moída na hora
- Sal à gosto
Esta quantidade serve, bem servido, 2 pessoas
Sr Angelo, quem me ensinou o preparo, me mataria se soubesse que uso alcaparras em conserva na água, pra ele só poderia ser com as alcaparras conservadas no sal e as pequeninas, as menores tem muito maior sabor. E, cá entre nós, ele tem toda razão, na água o sabor se perde, tem muita diferença de sim. Mas, improvisei usando as de conserva na água mesmo, que era a que eu tinha em casa. Fica dada a boa dica, mais gostosa pequeninas e conservadas somente no sal. Para utilizá-las, basta retirar o sal das alcaparras, com ajuda das mãos, dando leve batitinhas assim o sal sai, nem pense em lavar, basta separa-las do sal e neste caso não adicione sal ao preparo do molho.
COMO FAZER:
- Antes de qualquer coisa, coloque a água para ferver com 1 colher de sopa de sal. Não coloque fio de óleo nem de azeite.
- Descasque os alhos, tire o caroço das azeitonas – não pique as azeitonas, deixe-as inteiras, apenas retire o caroço.
- Pique os tomates tipo Italiano, com a pele e semente, em quadradinhos. Precisa ser o Italiano? Siiimmmm precisa, sim. O Italiano é mais doce e bem menos ácido vai deixar seu molho muito, mas muito mais gostoso. É lógico que se não tiver em casa, também pode, usar outro tipo de tomate, tipo net mesmo, e aí, talvez você precise colocar uma pitadinha de açúcar para tirar a acidez, e aí você já mudou tudo e aí melhor usar o tipo Italiano mesmo!
- Coloque o Azeite à gosto na frigideira, usei entre 3 colheres de sopa. Neste momento, abri meu vinho, cortei umas lascas de parmesão… e brindei agradecendo as prostitutas de Nápoles por terem criado este prato, Salute!
- Com o fogo ainda desligado, pique o alho direto na frigideira mesmo, tipo à julienne, se não gosta de sentir os pedaçinhos de alho no molho, é só amassar ou ralar.
- Ligue o fogo médio e deixe o alho dourar, cuidado para o alho não passar do ponto e ‘dourar’ demais, isso amarga o molho. Coloque as azeitonas e as alcaparras mexa e refogue-as por cerca de 2 minutos
- Acrescente os tomates. Misture bem, acrescente pimenta e uma pitadinha de sal, cuidado com o a adição de sal pois a alcaparra já é salgadinha.
- Cozinhe o molho, em fogo médio, por cerca de 10 minutos, os tomates não podem desmanchar devem ficar inteirinhos.
- Esse tempo é o tempo exato, de cozinhar o macarrão que precisa ser grano duro
- Não dá pra usar o genérico, com ovos, nããão! Deve ser servido ‘al dente’.
- A pasta ‘al dente’ estará pronta, entre 6 e 13 minutos, depende do tipo e da marca do macarrão escolhido, a minha ficou pronta em 8 minutos observe sempre as indicações de cozimento na embalagem. Uma dica é cortar, a massa e observar o ‘fio’ por dentro. Estará ‘al dente’ assim que esse ‘fio’ desaparecer. Veja esta e outras dicas para preparar uma autêntica pasta al dente aqui
- Ainda segundo Sr Angelo, este prato não combina com queijo, mas aqui em casa, por exemplo, ninguém abre mão do peccorino ou do parmesão ralado.
- O certo e o errado quem determina é o paladar. O que combina o que não combina, é a sua preferência.
- Parmesão precisa ser de boa qualidade. Use bom queijo parmesão, rale no ralador grosso ou fino, como preferir, e use SEMPRE o queijo ralado na hora!
- Queijo de saquinho, vai ‘estragar’ sua pasta. O mesmo vale para a pimenta do reino, caso goste, use sempre a ralada na hora e tem sim muita diferença de sabor.
- Escorra o macarrão e coloque 1 colher de manteiga, eu disse manteiga, nada de margarina por favor, margarina só pra bolos. A manteiga aqui, além de um toque de sabor, entra para ajudar a massa a não grudar, misture bem e sirva
- Para que seu prato tenha uma bela apresentação. Não incorpore à massa ao molho Sirva, colocando o macarrão no prato e o molho ao centro, , afinal nossa primeira digestão, começa com a visão
La Tavola!
Mangia che te fa bene! e Bon Appétit Alla Puttanesca, é fácil, experimenta! Você vai amar
Obrigada por vir, Um beijão para você , RosiSeligra
Salvar
Salvar