Monta Encanta

Ragu de Calabresa, molho saboroso!

O molho de hoje é um ragu de calabresa dos Deuses!

Ragu de Calabresa feito com linguiça fresca alho e alguns tomates. Um molho, super saboroso, bem fácil de fazer, rápido mas encorpado,  espesso como um ragu pede para ser.

A carne da linguiça, sem a pele,  entra com os  temperos,   que vai para a panela até ficar bem  dourada, formar uma crosta no fundo da panela, então se junta  ao tomates e   o fogo  se encarrega de apurar aromas e sabores.

O nome Ragu, assim como a receita, deriva do guisado francês ragoûté um molho à base de carne, espesso, aromático e  longamente cozido. É verdade e acredite se quiser, que a mais italiana das receitas o Ragu, é francesa!  Na França o ragoût é servido como prato principal com batatas, já na Itália ele é acompanhamento da  massas, da polenta ou risoto.

Pode ser feito com carne de cordeiro, bovina, suína ou   peixes,  crustáceos,   frutos do mar ou até  legumes.   Com tantas variações, a gente pode dizer  que ragu é  mais um modo de preparo do  que uma receita propriamente dita.

O molho deve ser  encorpado. A carne e o caldo devem estar incorporados, para  cair sobre a massa, sem ser rala, não pode lembrar um simples caldo, mas nem pensar em  ser sólida como um polpetone.

INGREDIENTES RAGÚ DE CALABRESA:

PRÉ PREPARO:

Corte 4 tomates grandes ou 5 pequenos em cubos pequenos e regulares com a pele e a semente. Se preferir retire pele e semente. Reserve

Com ajuda de uma tesoura ou faca, corte a pele da linguiça e retire a carne. Despreze a pele.

Aproveite para retirar e desprezar os pedaços maiores de linguiça, ficando só co a carne. Reserve.

Descasque 4 dentes de alhos e pique-os bem pequeninos ou então reserve-os para amassa-los no amassador de alho. Reserve.

Corte ao meio 1 pimenta dedo de moça fresca, retire as sementes e pique bem pequenina, quase desmanchando, metade da pimenta. Reserve.

Adapte a quantidade  de pimenta, ao seu paladar, só não deixe de usa-la, ela faz a diferença e  neste prato é ingrediente indispensável!

COMO FAZER RAGÚ DE CALABRESA:

Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa de azeite e 4 dentes de alhos amassados e deixe por 1 minuto até alourar levemente.

Junte 1.2 pimenta dedo de moça picada e reservada. Deixe por 1-2 minutos e então junte a carne da linguiça.

 

Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Mas vá devagar com o sal e com a pimenta. A linguiça  já costuma ser salgada e apimentada. Melhor deixar para experimentar ao final do cozimento, eu por exemplo,  não senti necessidade de acrescentar nem mais sal,  nem mais pimenta.

Deixe em fogo alto até fritar bem e grudar no fundo da panela. Esse queimadinho é fundamental para dar sabor de defumado ao nosso ragú. Somente quando a carne secar, grudar no fundo e formar crostinha junte os tomates picados.

hummm … nosso Ragù de Calabresa, já esta quase pronto.

Só deixar, destampado e em fogo médio, por 10 minutos e está pronto. Então desligue o fogo e com ele desligado, junte 1/2 xícara de cebolinha picada.

Molho Ragù de Calabresa, bem pá pum de fazer e muito  saboroso,  dos Deuses!

O Ragu normalmente acompanha uma massa, mas também cai casa lindamente  com polenta cremosa e  vai muito bem também com um belo  risoto. Hoje ele  acompanha uma Polentinha Cremosa, daqui al cielo de tão boa que fica!

É a nossa receitinha de amanha não perca, que não é qualquer polenta, é A “polenta cremosa”! 😉

Obrigada pela companhia e até,  Rosi Seligra

 

Conhece nossas redes sociais, além do You Tube, Facebook, Instagram, Google + e Snapchat, também estamos no Pinterest e nossa página por lá é toda dividida em categorias.

Se passar o mousse sobre a foto, no canto esquerdo acima de cada uma delas, você pina e salva, organizando uma  pasta com suas receitas preferidas! O que   facilita e muito, a  busca na hora de ir para cozinha.

Pin it! 😉