Brigadeiro de Caramelo
Quem é que não gosta de brigadeiro? Paixão e Orgulho nacional.
O doce tem nacionalidade brasileira, cor verde e amarela! Tem memória gustativa, presente desde as nossas primeiras impressões sensoriais da infância. Quem é que desde criança não se lembra dele? Sempre presente nas festinhas de aniversário, ao lado dos companheiros cajuzinho e beijinho.
É o doce preferido dos brasileiros, seguido do pudim de leite segundo os entrevistados para uma pesquisa do Senac.
INGREDIENTES:
- 2 xícaras rasas de chá de açúcar ou 240g de açúcar
- 1 pitada de sal , cerca de 1/2 colher rasa de café ou sal de flor
- 3 colheres de sopa ou 50g de manteiga
- 2 latas ou 790g de leite condensado
- 1 colher de sopa de glucose de milho (opcional)
COMO FAZER:
- Fogo médio, em uma panela, leve 240g de açúcar, use um copo medidor ou o equivalente que são 2 xícaras de chá rasas de açúcar.
- Coloque as 50g de manteiga e misture.
- Até incorporar toda a manteiga com o açúcar
- Mexa regularmente o açúcar queima com muita facilidade bobiou queimou, e se queimar, você vai ter que recomeçar e jogar tudo fora, não dá para aproveitar queimado amarga o brigadeiro.Se necessário for, abaixe para o mínimo, demora um pouco mais, mas vale a pena não correr o risco.
- Continue mexendo de vez em quando, levemente para não açucarar e após +ou – 2-3 minutos você vai perceber que o açúcar começa a mudar de cor, começa a caramelizar.
- Muita calma nessa hora e não desgrude a barriga do fogão, nem tire os olhos da panela, mexa de vez em quando, falta só mais um pouquinho.
- Quando atingir a cor caramelo, está no ponto.
- Acrescente então, as 2 latas de leite condensad
- Coloque uma pitadinha de sal, o sal entra para dar um realce no sabor.
- Junte 1 colher de sopa de glucose de milho, se você não tiver em casa, não se preocupe, a glucose é opcional ela contribui apenas para dar um ‘brilho’.
- Mexa até o ‘ponto de enrolar’ de brigadeiro, mais ou menos por 10-12min ou até quando a massa começa a ‘desgrudar do fundo da panela.
- Está pronto. Não falei que faltava pouco? Fácil não?
- Espere esfriar, para não se queimar e poder devorá-lo de colher
- ou, unte as mãos com 1 fio de azeite e faça bolinhas, empane ligeiramente em flor de sal.
O contraste do doce do caramelo com o salgadinho da flor de sal dá um toque de sabor que só provando para entender, na próxima festinha experimenta arrasa e me conta!
ou use-o como recheio de bolo twix, incrível!
Brigadeiro de Caramelo
obrigada por vir, Rosi Seligra
- Tempo de preparo: 5minutos
- Tempo de fogão: 12 minutos
- Rendimento: Cerca de 60 brigadeiros -depende do tamanho das bolinhas
CURIOSIDADE:
- Segundo o dito popular, ganhou o nome de Brigadeiro por causa do ‘Brigadeiro Eduardo Gomes’, que se candidatou à presidência do Brasil 1945.
- O cara gostava tanto do doce de leite condensado feito por sua cozinheira, que mandava servir nas festas e campanhas eleitorais e o slogan da campanha, não deixava por menos:
- “Vote no brigadeiro, que é bonito e é solteiro”.
- Bom, Gomes perdeu a candidatura para o ‘General Eurico Gaspar’, mas a receita, que até então não tinha nome, foi batizada de “brigadeiro”. – fonte: wikipedia
Salvar
Salvar