Risoto de brócolis japonês com queijo provolone, é um prato cremoso, delicado, saborossísimo e muito simples de fazer.
É uma especialidade da minha cunhada, Alessandra Stocco que é cozinheira de mão cheia. Arrasa mesmo no fogão, fez ontem, para o maridão Marcelo e gentilmente compartilhou conosco seu momento, as fotos e os segredinhos de como prepara-lo.
Inusitado o prato, difere e muito da maneira clássica de risoto, mas nem por isso menos cremoso e menos que delicioso.
Primeiro cozinhamos o maço de brócolis na água com sal, retiramos quando ele estiver al dente, então colocamos o arroz para cozinhar nessa água. Paralelamente, preparamos um creme com o brócolis cozido, escorremos o arroz e incorporamos ao creme.
Fica MARA! Simples mesmo de fazer e o resultado alucinante.
Uma mão na roda na hora de convidar os amigos, ou simplesmente variar o menu do dia a dia. A receita é um verdadeiro curinga, uma vez que pode ser combinado com uma série de acompanhamentos diferentes.
É versátil, combina mesmo com tudo, sua textura cremosa e seus os grãos al dente fazem dele uma receita fácil de agradar aos mais diversos paladares. Não tem erro na hora de convidar! Garantia de sucesso, apenas certifique-se antes, se todos os convidados gostam mesmo de brócolis e mãos a obra, fica pronto para servir em menos de 20 minutos.
INGREDIENTES:
1 xícara de arroz de arbóreo
1/2 litro de água
300 g de brócolis japonês fresco
100 g provolone ou a gosto
1 colher chá de noz-moscada ralada na hora
50 g de manteiga
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
pimenta do reino e sal a gosto
Quantidade/pessoa arroz:
1 xícara (chá) de arroz crú equivale a 2 ½ xícaras de chá de arroz cozido.
Calcula-se, aproximadamente,
½ xícara (chá) de arroz crú por pessoa, no caso de a receita ser o prato principal.
COMO FAZER:
Cozinhar 300g de brócolis japonês inteiro, na água com sal até ficar ‘al dente’, cerca de 3-4 minutos costumam ser suficientes para que ele fique cozido, porém firme. Mas um vegetal mais firme pode exigir até cinco minutos de cozimento, espete com o garfo nos caules dos floretes, para ver se já amaciou, antes de retira-lo da água
Após cozido e al dente retire o brócolis dá água e coloque 1 xícara de arroz para cozinhar na água do brócolis, cerca de 10 minutos para o grão do arroz estar ‘al dente’.
Enquanto isso … enquanto o arroz cozinha na água do brócolis, pique os floretes em pedaços pequenos.
Em uma outra panela, fogo médio, coloque 2 colheres de sopa de azeite extravirgem e 3 colheres de agua do cozimento do brócolis, acrescente sal e noz-moscada. Tampe a panela e deixe os brócolis terminarem de cozinhar ate ficarem próximo a um creme.
Após 10 minutos de cozimento do arroz, escorra-o e misture o junto ao creme de brócolis.
O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos. Como cozinhamos apenas por 10 minutos ele terminará seu cozimento junto com o creme de brócolis por mais 2-5 minutos. Mexa delicadamente até o creme incorporar ao arroz, devagar, até que o grão esteja ‘al dente’, quando ele fica cozido mas oferece resistência ao dente e o risoto tiver com uma consistência cremosa, clássica de risoto “all’onda”
Grãos al dente: Para saber se o risoto está no ponto certo, o melhor é aos 5 min de cozimento, se você morde-lo, verá um pontinho esbranquiçado bem no centro do grão, porém o ponto correto não é esse.
Siga cozinhando e provando de tempo em tempo até perceber que o pontinho branco é mínimo ou que não há mais pontinhos brancos no meio. O ponto é ao seu gosto, mais firme ainda com pontinhos ou menos firme sem pontinhos. Com o tempo você não precisará mais olhar os pontinhos, vai saber de cor o ponto do seu risoto.
Finalize, acrescentando 50g de manteiga, pimenta do reino a gosto, moída na hora, aproveite e prove o sal, se necessário for, acrescente mais sal.
Desligue o fogo e por fim acrescente o provolone ralado.
Sirva quente.
DICA:
Quando for receber visitas em casa, para não ficar com a barriga no fogão e poder curtir os convidados, a nossa dica é deixar o arroz já cozido e escorrido e o creme de brócolis já pronto. Desligue o arroz com 10 minutos de cozimento na água, escorra-o e deixe sobre uma bancada ‘fria’, como mármore, para cessar o cozimento do grão, garantindo assim o ponto.
Só não se esqueça de reservar um pouco do caldo de brócolis para finalizar depois.
Na hora de servir, misture o arroz cozido e reservado ao creme de brócolis + um 1 ou 2 colher de sopa do caldo reservado de brócolis, deixe cozinhar por mais 2-3 minutinhos até o risoto ficar al dente, se necessário for acrescente mais caldo durante o processo de finalizar o cozimento.
Para acompanhar este, carne e peixe são ótimas opções, mas pode ser consumido como prato único e sem nenhum acompanhamento, como fez a Ale ontem, no seu jantar a dois.
Sirva com vinho de sua preferência, lembrando que um risoto suave como este combina mais com um vinho branco e bem perfumado.
Bom apetite!
Amamos participar do seu jantar 😉
Risoto de Brócolis
Espero que você goste também, beijo grande Rosi Seligra
Tempo total de Preparo: 20-25 minutos
Tempo de cozimento do grão: 10-15min
Rendimento: 2 porções