Ragù de Costela
A costela é uma carne muito saborosa, tem mil e uma utilidade e pode ser feita de incontáveis maneiras que fica sempre boa em todas elas.
É por exemplo, muito apreciada no churrasco dos gaúchos, fica divinamente espetacular como carne de hambúrguer, veja aqui e incrivelmente especial no Ragú de Costela, este ensopado italiano maravilhoso de molho encorpado, perfeito para os dias de inverno.
Ragù é um cozido de carne, feito com tomates, típico da Itália. Já o nome ‘ragout’ tem origem francesa e quer dizer ‘guisado’.
A Itália possui muitas versões deste prato em diferentes regiões, todas notáveis. As mais conhecidas, a bolonhesa e a napolitana.
As variações, são sempre bem vidas e o ragú pode ser feito com carne de lagarto, veja receitinha aqui, contra filé, cupim, porco, rabada, coelho, cordeiro, e até frango e peixe. A diferença é só o tempo de cozimento que varia de acordo com o tipo de carne.
É um prato muito apreciado, também aqui em São Paulo pela colônia dos Ítalos brasileiros.
É um tempero para massas, o dito molho da “mamma” perfeeeito sobre a macarronada de domingo, servido com nhoque de batata quentinho… aí é covardia e não tem para ninguém.
De preparo simples é muito fácil de fazer, porém demorado leva no mínimo 6 horas até 12horas, até que ela solte do osso, desmanche encorpe e intensifique sabor.
Como nossa cozinha é rápida e prática, o nosso Ragù fica pronto ‘pá pum’, é feito na panela de pressão e nem por isso menos que delicioso.
INGREDIENTES:
- 1 kilo de Costela c/ osso
- 1 cenoura ralada
- 1 xícara de alho poró
- 200ml de vinho branco
- 6 dentes de alho picados ou amassados
- 1 cebola picada
- 1 xícara de tomates pelados Italianos, lata ou
- 1 xícara de base pomodoro, aqui.
- 1 xícara de água
- 1 xícara de cheiro verde picado
- 2 a 3 colheres de óleo ou azeite
- 1 limão tahiti
- sal e pimenta do reino a gosto
COMO FAZER:
- Tempere a carne, com o suco de 1 limão, sal e pimenta do reino a gosto.
- Em uma panela de pressão, coloque 2-3 colheres de óleo ou azeite, espere aquecer e então adicione a costela em etapas, sem amontoar no fundo da panela.
- Deixe a carne fritar, não mexa para que não forme água, até ela dourar de um lado, então vire e doure do outro lado.
- A intenção além de dourar a carne é deixar um fundinho uma crosta dessa fritura na panela, ela é o ‘segredinho’ da receita e vai fazer toda a diferença de sabor no prato.
- Acrescente então o alho, deixe dourar por 1 minuto, logo acrescente a cebola picada.
- refogue-os misturando e incorporando com o fundinho da carne na panela. Por + 1 minuto ou até que elas fiquem translúcidas
- 1 xícara de alho poro picado e logo em seguida deglaceie com 1 copo de 200ml de vinho, mexendo com uma espátula de madeira, raspando a crosta de carne do fundo da panela. Deixe o vinho reduzir um pouco 2 minutos.
- acrescente 1 cenoura ralada e 1 xícara de tomates pelados Italianos ou 1 xícara de molho base pomodoro
- coloque 1 xícara de água e se você não tiver restrição ao sódio 1 cubinho de caldo de costela(opcional)
- então tampe a panela e em fogo bem baixo, após apitar deixe cozinhar por 1 hora.
- retire os pedaços de costela, retire e despreze os ossos (devem estar soltos na panela)
- com ajuda do garfo, desfie a carne. Ela se solta se desmancha sozinha … de tão maciavolte a carne a panela e deixe o caldo reduzir até o ponto de molho encorpado e grosso.
- E está feito o mais delicioso molho prático de Ragú de Costela da vida inteira
- Experimenta!
Incrivelmente saboroso, pode ser servido sobre uma polenta cremosa ou então macarrão ‘al dente’, ou sobre nhoques macios de batata.
Ragù de Costela
- rendimento 4 porções
- tempo de Preparo: 15 minutos
- tempo de cozimento: 1 hora
Monta Encanta, arrasa no próximo almoço de domingo e me conta!
Beijo grande, Rosi Seligra
Salvar
Salvar