Pimentão Assado
Antes de qualquer coisa, antes que você torça o nariz, franza a testa para me dizer que não gosta de pimentão, vou te falar que pimentão assado é outra história. Fica com um sabor bem diferente e muito mais suave! Como é servido sem pele tem fácil digestão, garanto que vale a pena ser experimentado.
Pimentão Assado, é um prato bem simples de preparar, temperado apenas com alho, azeite e sal para realçar o sabor deste vegetal que é muito bom e saudável. Pode ser servido sobre um pãozinho italiano e quente como entrada, ou como acompanhamento de carnes e peixes, ou ainda com salada de folhas verdes, ou então recheio de tortas, panquecas ou base para patê… bom com tudo!
Não sei se você sabe, mas vale dizer que, o pimentão verde, vermelho e amarelo são o mesmo fruto. O pimentão verde é o fruto imaturo, por isso tem o gosto mais forte e provoca “lembrança” quando consumido.
Os pimentões vermelhos e amarelos são os frutos já maduros. . Têm sabor mais suave e adocicado e polpa mais gorda, por isso, mais indicados para serem assados.
É da família das Solanáceas, que são plantas arbustivas, como por exemplo a batata, o tomate e jiló.
É rico em vitaminas C e, quando maduros, em A também. São excelentes fontes de ferro, cálcio e fósforo. Possuem pouquíssimas calorias e aceleram a cicatrização.
Previnem a arteriosclerose, controlam o colesterol, evitam hemorragias, aumentam a resistência física, combatem alergias e previnem a formação de hemorróidas…
Convencido? Então toma nota aí do que você vai precisar:
INGREDIENTES:
3 pimentões grandes amarelos, ou 1 verde, 1 amarelo e 1 vermelho
3 dentes de alho descascados
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
pimenta do reino a gosto, 1/2 colher de chá de páprica picante, sal a gosto
COMO ASSAR:
Lave e seque bem os pimentões
Você poderá prepara-los no forno, mas eu prefiro na frigideira, na boca do fogão, acho mais fácil e muito mais gostoso.
Em uma frigideira teflon, fogo médio/baixo coloque os pimentões lavados e inteiros
Após 30-40 minutos, os pimentões estarão com todos os lados queimados e levemente murchos.
Pressione com uma faca, colher ou espátula, amassando a fim de que, caso alguma parte irregular não tenha sido queimada pela chapa, possa encostar e queimar.
Tire o plástico filme e remova a pele
Com uma faca retire a parte de cima do talo e puxe para retirar as sementes
Abra os pimentões e retire de dentro as sementes que ficaram, e certifique-se de ter tirado toda a pele por fora dos pimentões.
Outra dica de sabor é nunca, jamais pensar em lavar os pimentões em água corrente. Eles deverão ser limpos da pele e das sementes sem serem passados em água. Dá um pouco mais de trabalho para limpar, é verdade, mas faz TODA a diferença de sabor. O fato de não lavar vai manter um ou outro queimadinho do pimentão e garantir o gosto de assado!
Com as mãos mesmo, se preferir use uma faca, corte-os em tiras.
COMO TEMPERAR:
Tempere com sal, pimenta do reino, páprica picante a gosto. Coloque 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem e 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico.
Leve a um tupperware.
Se cobertos pelo azeite eles duram bem na geladeira por 2 semanas. Mas você ainda poderá congela-los, aí esse tempo aumenta para 3 meses.
Pimentão Assado
Obrigada pela companhia, até a próxima receita e um beijão para você Rosi Seligra
Tempo de preparo: 15-20 minutos
Tempo de frigideira: 30-40 minutos
Rendimento: 6 porções