#assim q faz … Pasta al dente
Pasta al dente é o ponto de cozimento do “macarrão al dente que é quando a massa está perfeitamente cozida e oferece uma leve resistência à mordida. Massa al dente não é massa crua, é massa no ponto.
Mas afinal, qual é o segredo para deixar o macarrão al dente? Preparar uma boa massa, é fácil, é prático e é rápido mas, tem alguns segredinhos e eles começam antes mesmo do cozimento.
- A começar pela quantidade de água e de macarrão, qual é a ideal?A média indicada é de 80g de massa/pessoa, se servida como prato único, sem acompanhamentos, mais ou menos 1 xícara massa seca/pessoa.
- Para a água 1 litro a cada 100g/massa
- A massa deve ser de grano duro, não dá pra usar com ovos, nããão.
- Prefira pasta de grano duro sem ovos, várias marcas no mercado
- A água deve estar fervendo, para receber a massa. Se tampar a panela a água ferve mais rapidamente e lembre-se de só colocar a massa, quando a água já estiver fervendo
- Outra dica é evitar óleo ou azeite na água, mito bobo, não precisa. O ideal é usar apenas sal e se for sal grosso, melhor, mais sabor. Coloque o sal na água apenas após ferver, pois se você colocar antes, ela vai demorar mais para levantar fervura e coloque o sal, antes do macarrão assim ele já vai temperando a massa.
- Logo após colocar o macarrão, para evitar que eles grudem, basta mexer soltando uns dos outros.
pasta al dente
- Melhor não tampar a panela durante o cozimento para não amolecer a pasta e para não fazer sujeira no fogão, se tampar pode transbordar.
- Se for spaghetti e ele não couber inteiro na panela, deixe metade para fora, ao umedecer os que estiverem lá dentro, vão escorregar e se encaixar dentro da panela, você ainda pode ajudar mexendo, só não quebre o macarrão, isso é crime! E seu castigo será o de não conseguir enrolar no garfo, na hora da refeição.
- O tempo de cozimento da massa para ficar ‘al dente’ varia conforme a marca, formato e espessura. Siga sempre as indicações de tempo descritas na embalagem e faça o seguinte teste:
- Observe o ‘fio’ por dentro. Estará al dente assim que esse ‘fio’ desaparecer, assim:
- Fio significa que ainda tem massa crua. al dente, significa massa no ponto e não massa crua!
- Massa no ponto, é hora de escorrer e o melhor lugar pra isso é na pia.
- Nem pense em lavar o macarrão, isso é outro mito bobo. Sem lavar fica muito mais gostoso.
- Dissolva um pouco de manteiga no macarrão ou de azeite, conforme a receita. Além de dar sabor eles entram para evitar que o macarrão grude.
- Escorra bem, leve direto, do escorredor ao prato e sirva logooo, senão esfria.
- Para uma bela apresentação, não incorpore à massa ao molho. Sirva, colocando o molho no centro, afinal nossa primeira digestão, começa com a visão
- Polvilhe, ao redor com parmesão e já pode chamar a galera!
pasta al dente nham nham nham, la távola!
Molho à bolonhesa, aqui
O parmesão precisa ser de média à boa qualidade Use um bom queijo, rale no ralador grosso ou fino, como preferir, e use sempre o ralado por você e na hora! Queijo de saquinho, vai ‘estragar’ sua pasta, nem pensar
O mesmo vale para a pimenta do reino, caso goste, use sempre a ralada na hora e isso tem simmm, muita diferença de sabor.
Você sabia que já era a época em que os italianos eram os ‘recordistas no consumo do macarrão?Hoje nós somos o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo? pois é! Cada brasileiro consome em média, 6,6 quilos de macarrão por ano. É paixão nacional !
De preparo super fácil e rápido fica perfeito, na correria nossa de cada dia!
Ah, só mais uma coisinha: massas de formato pequeno rendem menos, se a galera for muito grande, fica à sugestão de usar massas grandes, ou aumentar um pouquinho a quantidade ao usar a menorzinha.
Obrigada pela visita, beijo grande, Rosi Seligra.