Massa de Crêpe
Um prato antigo, que é reinventado a cada receita, o crêpe é um dos pratos mais versáteis. Pode ser servido salgado ou doce, simples ou recheado, aberto ou fechado, como sobremesa ou prato principal.
Confira as dicas e curiosidades da crêpe que encanta os mais exigentes paladares.
DICA: a consistência da massa e o controle da temperatura do cozimento dos discos, são os únicos dois pontos essenciais para o sucesso dos d da massa de crêpe. Que deve ser fina, lisa porém cremosa. A frigideira deve estar bem quente o bastante para firmar a massa rapidamente sem doura-la antes de estar cozida.
Em geral é raro conseguirmos a temperatura ideal para fritar a primeira crêpe que tende a tostar, antes de ficar firme o suficiente para ser virada sem quebrar. Mas a partir da segunda, já fica fica fácil fazer a crêpe.
CURIOSIDADE:Já ouviu falar do Crêpe Suzette?
Claro que sim, uma sobremesa francesa bem famosa, montada com licor e suco de laranja, casca de tangerina e flambada com conhaque. A receita é do chef Henri Charpentier, que, em janeiro de 1896, serviu-a ao então príncipe de Gales Edward VII, rei da Inglaterra até 1910. Ele adorou a sobremesa e a batizou de Suzette, nome da jovem que o acompanhava. 😉
Ainda não temos a receita aqui, mas prometo para breve. 😉
A mesma massa, sem acrescer ou reduzir açúcar, pode ser tanto usada para receita doces, como para receitas salgadas.
3 ovos inteiros
175ml de leite
75ml de água
170g de farinha
1 colher de sopa de óleo ou 1 colher de manteiga derretida
1/2 colher de chá de sal
COMO FAZER:
Massa:
No copo de medidor coloque 175ml de leite e leve o leite ao copo do liquidificador
Ainda no copo medidor, meça 75ml de água e leve ao copo de liquidificador junto com o leite.
Bata por 1-2 minutos até a mistura ficar homogênea.
Conhece essa panquequeira côncava ? Também conhecida como panquequeira invertida?
Ela é da linha Dona Chefa. E um daqueles ‘achados’ que facilitam e muito o nosso trabalho na hora de montar nossas crêpes. Além de reduzir o tempo de preparo, sua forma côncava não permite que os discos fiquem muito grossos. Eu que não conhecia apaixonei, como um utensílio tão simples, pode facilitar tanto na cozinha? Dica Boa que merece ser compartilhada.
Se você conhece sabe, se ainda não, vale a pena investir em uma dessas . A panela tem ótimo custo benefício, custa R$ 20,00 e esta a venda aqui na loja virtual Panela e Cia, que também tem perfil no facebook
Nós ganhamos a nossa e foi o melhor presente dos últimos tempos. Obrigada Panela e Cia
Discos de Crêpe:
Depois de deixar a massa crua descansando na geladeira por 30 minutos. Leve-a a um prato fundo. Se achar que a massa está muito espessa junte um pouquinho de leite.
Então ligue o fogo alto e aqueça a panquequeira por 2 -3 minutos até que ela esteja quente. Unte a panquequeira com fio de azeite espalhando com um pincel.
Caso você não tenha uma panquequeira côncava invertida, também é possível fazer os discos em uma FRIGIDEIRA:
1. Aqueça um pouco de manteiga clarificada ou óleo ou azeite, na frigideira, e retire o excesso. Incline a frigideira e despeje um pouco de massa.
2. Incline e gire a frigideira ao colocar a massa, espalhando-a para formar uma camada fina e regular.
3. Quando o crepe dourar embaixo, solte-a e vire-a com uma espátula. Agite a frigideira para endireita-la.
4. Frite até dourar do outro lado. Intercale as crepes uma sobre as outras conforme forem ficando prontas, formando uma pilha de crepes.
Como dobrar os crêpes?
Existe 3 modos:
1.Fans, recheio fica aparente ou
2.Pannequets ou ainda
3.Cigarretes que envolvem o recheio por completo.
1. Fans – leque
A maneira mais tradicional para dobrar crepes é em formato de leque – dobrada ao meio duas vezes. Essa apresentação mostra o recheio.
2.Pannequets – quadradas
Para dobrar a crepe em quadrados ou pannequets, dobre as bordas laterais até o meio, cobrindo o recheio. Dobre a borda inferior até o centro e sobreponha a superior.
3. Cigaretts – enroladas
Para formar cigarrets, dobre os lados para dentro, sem se tocarem. Enrole a borda inferior para cima. Dica: não aperte demais para não escapar o recheio.
Vale a pena experimentar a receita desta massa de crêpe, do livro Le Cordon Bleu, que é especial. Aqui em casa foi super aprovada 😉
Experimenta servi-la quente, recheada com creme de chocolate, ao lado uma bola de sorvete gelada e calda de chocolate caseira … Será a receita da nossa próxima quinta-feira, não perca!
Espero que goste também!
Obrigada pela companhia, beijo grande Rosi Seligra
Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo total de Cozimento: 30 minutos
Rendimento: aproximadamente 6-8 discos de crepe