Monta Encanta

Feijão Vermelho tem categoria de SUPERCOMIDA!

Feijão Vermelho, bem temperadinho!

Feijão vermelho,  tem grãos avermelhados, pequenos e arredondados. Um pouco mais suave e sutilmente mais adocicado. Seu  preparo é similar ao  feijão carioca, a diferença  pelo grão  um pouco mais duro ele leva mais água e mais tempo na pressão!  30minutinhos.

O nosso de hoje é bem caprichado, com  bacon e linguiça calabresa defumada!   Por ser repleto de proteínas, fibras solúveis e insolúveis, folato (vitamina B9), magnésio, potássio, e vários outros componentes necessários para um saúde, o feijão vermelho se encaixa na categoria de “supercomida”.

Bora? Variar o feijão nosso de cada dia?

INGREDIENTES:

COMO FAZER FEIJÃO VERMELHO:

  1. Lave bem o feijão e deixe de molho na noite anterior ou em água morna por aproximadamente 1 hora. Após  a demolha, escorra os grãos. Reserve.
  2. Em fogo médio, direto na panela de pressão, coloque 1 colher de sopa de azeite, doure as fatias de bacon, até elas reduzam de tamanho pela metade e fiquem crocantes.
  3. Então junte a linguiça calabresa  e deixe por 3 minutos. Mexendo de vez em quando.
  4. Diminua a chama do fogo, para mínimo, coloque a folha de louro e o alho amassado, deixe só por 30segundos, refogar junto com  o bacon e a linguiça  e  em seguida,  para não correr o risco de queimar o alho, junte a cebola picada. Deixe por mais 2 minutos até a cebola ficar translúcida. Coloque ½ colher de sopa rasa de colorau em pó. Misture, deixe dourar por 30 segundos.
  5. Coloque os grãos de feijão de demolha e escorridos.  Misture.
  6. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
  7. Junte 3 xícaras de água fervendo.
  8. Deixe cozinhar na pressão por aproximadamente 25 minutos, após a panela apitar.
  9. Desligue e deixe perder a pressão da panela antes de abrir.
  10. Após abrir a pressão,  deixe cozinhando em fogo baixo, para reduzir o caldo.
  11. Prove para ver se o grão já está macio, aproveite e ajuste o sal. Deixe reduzir por mais 10 a 15 minutos observando   a quantidade de caldo e regulando a seu gosto, mais  ou menos caldoso.
  12. Sirva a seguir com arroz branco.
  13. Bom Apetite!

Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Natalia Posses