Monta Encanta

Cuscuz paulista da Bruna, melhor da vida!

Cuscuz paulista da Bruna  é sem sombra de dúvidas o melhor cuscuz que eu já comi na vida!  Bruna é uma amiga da família, muito querida e sua  especialidade na cozinha é o cuscuz. Nos nossos encontros a Bruna não consegue chegar sem cuscuz, Isso porque  os amigos exigem e caso  o encontro se repita no dia seguinte todo mundo pede bis.  É muito saboroso e úmido na medida certa e isso faz toda a diferença!  Obrigada Bru, por compartilhar conosco a receita e  todos os segredinhos para fazer exatamente igual  ao seu.

INGREDIENTES: 

COMO FAZER CUSCUZ PAULISTA DA BRUNA:

Em primeiro lugar,  em uma panela média,  coloque 1/2 xícara de chá de  azeite e uma cebola picada em cubos pequenos e deixe refogar por 2 minutos ou até  ficar translúcida. Logo depois junte  3 dentes de alho amassado e doure por  2 minutos.

Depois acrescente 3 colheres de sopa de extrato de tomate, 1/2 xícara de chá de água e misture até incorporar.

Então coloque os 5 tomates picados, 1 xícara de chá de ervilha congelada (opcional a Bruna não coloca porque ela não gosta), 2 latas de sardinha apimentada, 1 vidro de azeitona preta picada  e  deixe cozinhar  até o tomate amolecer.

Depois  que o tomate amolecer  junte, 2 vidros de palmito picados,   os 3 ovos cozidos e picados, cheiro verde a gosto, tempere com sal a gosto,  pimenta do reino a gosto  e misture.

Por ultimo entre com a farinha de milho amarela aos poucos e misture com uma colher de pau sem parar de mexer até obter uma massa. Agora cozinhe mexendo sempre  por 3 a 4  minutos.

Dica importante da Bru: a massa deve ficar úmida então entre com  a farinha  aos poucos, as vezes ela não usa toda a quantidade de farinha, sobra um pouco.

cuscuz paulista da Bruna

COMO DECORAR O CUSCUZ: Por fim unte com azeite  uma forma de bolo (ou pudim) redonda de 22 ou 23cm com furo no meio e decore  colocando algumas fatias de tomate no fundo da forma, intercaladas por fatias de ovos cozidos, de palmito, de azeitona preta e folhas de salsinha. Faça isso tanto no fundo quanto na lateral da forma na parte de baixo.

Depois a massa do cuscuz apertando para compactar a massa e alise com as costas da colher a superfície.

COMO DESENFORMAR: Então aguarde 10 minutos para desenformar ele desenforma  fácil e caso algum tomate ou ovo ou palmito fique preso no fundo da forma, com a mão você encaixa no local delicadamente.

Agora é só servir em temperatura ambiente ou ainda geladinho, conforme sua preferência  e bom apetite.

E se você gostou desta receita de cuscuz paulista da Bruna com certeza vai gostar de  nos  acompanhar  pelo instagram.   Então vem com a gente, ver as receitas em tempo real, pelo  STORY  AQUI,   vem ficar juntinho da gente!

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de cuscuz  AQUI

 

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra e Natalia Posses