Monta Encanta

Bolinho de Bacalhau e alho poro com mandioquinha!

Bolinho de Bacalhau e alho poro com mandioquinha

Bolinho de Bacalhau e alho poro – Imagina só: tradicional bolinho de bacalhau com  alho-poró… com purê de mandioquinha e batata…

Acompanhado de um belo molinho de pimenta e regado com suco de limão siciliano

nhac…  bem diferente de todos que a gente está acostumado a comer por aí. Receitinha que fica  imediatamente famosa na casa da gente, pois  depois de provar, todo mundo pede bis.

Para lá de eclético, este finger-food vai desde a comida de boteco até as refeições mais chiques em datas festivas.

Aliás uma bela sugestão de entrada para a Ceia do Natal, com certeza estará presente no menu do meu.

Espia só … se não é de aguar a boca? Tô com a minha cheia … aqui,  enquanto edito essas fotos

E é muito fácil de fazer…

Praticamente um refogado de bacalhau com alho-poró + os purês moldados entre 2 colheres. Vem comigo espiar?

 

NOTA: É mais prático se comprar bacalhau em filés já sem pele e sem espinhos, pois você não precisará aferventa-lo antes. Caso seu bacalhau tenha pele e ou espinhos você deve retirá-los,  antes de refogá-lo. Para isso, leve os pedaços de bacalhau já dessalgado a uma panela com água fervente por uns 1 a 2 minutos, após uma leve aferventada, espere esfriar e então retire a pele e os espinhos e reserve o bacalhau aferventado e aproveite este ‘caldo’ para cozinhar a batata e a mandioquinha.

bacalhau em filés sem pele e sem espinho já dessalgado

INGREDIENTES para fazer BOLINHO DE BACALHAU E ALHO PORO:

COMO FAZER BOLINHO DE BACALHAU E ALHO PORO:

  1. Em primeiro lugar descasque as batatas e a mandioquinha e leve-as juntas, para cozinhar numa panela com água sem sal.  Caso tenha aferventado o bacalhau, use o ‘caldo’ do bacalhau aferventado para cozinha-las.
  2. Então enquanto a batata e a mandioquinha cozinham, em uma outra panela,  acrescente o azeite, salteie o alhopor 1 minuto, tome cuidado para o alho  não ficar escuro, se dourar demais  amarga o  nosso bolinho.
  3. Agora junte  o alho-poró e refogue por mais 1 minuto. Então acrescente  o bacalhau dessalgado.
  4. Se o bacalhau for em filés, (sem pele e sem espinhos), é bem mais prático de fazer,  pois  você não vai precisar aferventar o bacalhau,  nem tampouco retirar os espinhos e a pele nem desfia-lo. Basta dessalgar e refoga-los diretamente.
  5. Depois com  a faca, ou garfo, ajude  a ‘desfiar’ o bacalhau, na panela mesmo, soltando-os em pedacinhos e refogue por uns 5min.
  6. bacalhau e alho poro
  7. Por fim junte o cheiro verde (cebolinha e salsinha) e a manteiga e refogue por   2min até  agregar bem os sabores
  8. Nesse momento,  a batata e a mandioquinha já devem estar  cozidas e macias.  Então escorra-as e direto na panela mesmo, com auxílio de um espremedor de batatas, amasse-as como um purê.
  9. -Depois misture bem e deixe refogando por uns 3 minutinhos para a batata pegar o gosto do bacalhau e dos temperos, ela vai sugar o caldinho do bacalhau e  aderir todo o sabor… Uma loucura este bolinho de bacalhau e alho poro!
  10. -Por último, junte a farinha de trigo, ela entra, para dar ‘ liga’, para dar o ponto da massa no  nosso bolinho.
  11. Então experimente e se necessário for salgue (eu não usei sal, mas vai depender do ponto de dessalgue do seu bacalhau). Agora acrescente a pimenta do reino a gosto.  O preparo da massa nesta hora, é parecido com o de fazer coxinha . Você já fez? Não deixe de experimentar melhor coxinha cremosa do mundo aqui, não tem para Veloso, não tem para ninguém! voltando …
  12. Agora é  preciso cozinhar a farinha de trigo, para o bolinho não ficar com gosto de farinha crua, então siga mexendo até a massa desprender como um bolo da panela.
  13. Quando  despreender, soltar do fundo da panela,  está pronto,  então  desligue e olha que beleza!!!!
  14. bolinho de bacalhau e alho poro
  15. QUENELLE: Se você for moldar os bolinhos com as mãos, espere a massa esfriar, mas se como eu não tem essa habilidade toda é só moldar entre  2 colheres fica mais fácil. E  para isso não precisa esfriar a massa não, é até mais fácil moldá-la ainda quente.
  16. O tamanho do bolinho você decide, eu usei a quantidade de uma colher de sopa e renderam 50 bolinhos se preferir tamanho memores basta diminuir o tamanho da colher e o rendimento será maior.
  17. COMO FAZER UMA  QUENELLE PERFEITA:  Em primeiro lugar, pegue uma porção da massa com uma colher de sopa. Depois  transfira essa porção para outra colher do mesmo tamanho. Agora siga fazendo esse movimento, tranferindo de uma colher para outra, algumas vezes, até moldar o bolinho. É bem simples, na hora de moldar você percebe que é um movimento instintivo, fácil, fácil!
  18. bolinho de bacalhau e alho poro
  19. Com o método quenele os bolinhos ficam todos do mesmo tamanho e sem sujar as mãos.
  20. Eu prefiro moldar todos de uma só vez para  depois fritar todos juntos, mas se você tiver mais habilidade do que eu, dá para ir moldando e fritando ao mesmo tempo.
  21. Se achar complicado, faça bolinhas ou de outro formato qualquer… tanto faz!  Se joque, só não vale não fazer por medo de não acertar e  ficar na vontade de provar esta maravilha!
  22. Agora que os bolinhos estão moldados é hora de frita-los em óleo aquecido.
  23. O óleo deverá estar bem quente, mas não muito quente senão eles queimam por fora e ficam frios por dentro.
  24. Então coloque os bolinhos no óleo e F=frite-os até dourar. É  bem rapidinho lembre-se que nossa massa já foi cozida.
  25. Agora lembre-se não coloque muitos bolinhos por vez, para não baixar muito a temperatura do óleo,   se esfriar vai encharcar os bolinhos.
  26. Por fim retire da panela e deixe-os secar em papel toalha absorvente.
  27. -Sirva acompanhado de geléia  de pimenta, molhos de pimenta  e suco de limão siciliano ou se preferir tahiti.
  28. Você observou que não passamos na farinha? a gente molda a massa e  frita direto é show  e fica dos Deuses! Bolinho de Bacalhau sem empanar
  29. Aqui na  minha família tem  o ‘povo’ que ama bolinho de bacalhau empanado, então montei o empanadinho também.
  30. Aproveitei e fiz  uma espécie de enquete para tentar descobrir qual dos dois fica mais gostoso!
  31. Bolinho de Bacalhau e alho poró Empanado:
  32. O empanadinho eu servi com um molinho de damasco.. e  limões sicilianos!Que também ficou incrivel! Sério.  E o feedback da enquete, foi a seguinte:
  33. O escolhido como o mais mais  foi o ‘sem empanar’ Isso por que já que ambos ficaram gostosos, o sem empanar ganhou pela apresentação que é mais bonita e pelo  preparo mais prático.
  34. Mas o empanadinho também ficou dos Deuses pois  fica ligeiramente mais crocante.Para mim, dá empate,  gosto dos dois jeitos! Melhor você  experimentar  e fritar meio a meio, assim como eu fiz e decidir qual deles você e sua turma aí preferem!
  35. Para empanar:Após moldar, passe primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha de rosca.
  36. Frite até dourar e seque no papel toalha.

Bolinho para lá de perfeito!!!

Fica com bastante bacalhau, massa de mandioquinha e batata com  toque do alho poro,   crocante … você não tem idéia!

 

Sem exageros, a melhor receita de Bolinho de Bacalhau e alho poro da vida.

Receita da nossa querida, Carla Pernambuco aqui.

bolinho de bacalhau e alho poro

Dúvidas comuns:

  1. É possível congelar bolinho de bacalhau?
  2. Como faço para congelar e quanto tempo eles duram congelados?
  3. Para fritá-los deve-se descongelar antes?

Bolinho de Bacalhau e Alho Poro

Obrigada pela visita,

Um beijo grande, Natalia Posses.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar