Monta Encanta

Arroz com Pimentão Vermelho, para fugir da rotina!

Arroz com Pimentão Vermelho

Arroz com Pimentão Vermelho, para variar o cardápio e aumentar os benefícios para a saúde. Pimentão de qualquer cor  é rico em vitamina C, vitamina A, ferro, fósforo, cálcio e fibra. É também um antioxidante natural e bom protetor das células.

O vermelho é mais rico em betacaroteno, e contém mais vitamina A que o pimentão verde,  além de ter mais fácil digestão. É pobre em calorias e deixa o arroz mais nutritivo, trazendo  cor e sabor para o dia a dia.  Vale conferir

INGREDIENTES:

COMO FAZER ARROZ COM PIMENTÃO VERMELHO:

  1. ÁGUA:Comece, colocando a água para ferver em uma chaleira. Enquanto a água aquece, cortamos o pimentão e a cebola.
  2. PIMENTÃO:Corte o pimentão ao meio, com ajuda de uma faca retire as sementes e despreze-as. Corte o pimentão em tiras finas e novamente transversalmente formando cubinhos pequenos e regulares.
    CEBOLA:Pique 1 cebola em cubinhos uniformes e regulares, corte brunoise. Essa técnica propicia tamanhos uniformes o que garante, durante a cocção pedacinhos de cebola cozidos por igual, sem partes cruas nem desmanchando, além de uma apresentação muito mais bonita. Reserve ambos.
  3. REFOGADO:Em uma panela, fogo médio, coloque cerca de 1 a 2 colheres de sopa de azeite, junte a cebola cortada e soe por 1 a 2 minutos. Não precisa refogar muito tempo, apenas uma ‘suada’ até que a cebola fique translúcida. Acrescente o pimentão e refogue por mais 2 minutos. Agregue então 1 xícara de arroz e refogue o arroz por cerca de 2minutos, para ele ‘selar’, um arroz bem refogado é sinal de arroz soltinho, mas não pare de mexer, não permita que ele grude no fundo nem nas laterais, até que todos os grãos fiquem envoltos na gordura e comecem a ficar transparentes. Ao refogar os grãos, minimizamos o contato do amido com a água. A idéia é fazer uma ‘crosta’, ao refogar o grão ele absorve menos água da cocção, ficando mais al dente. A proporção de gordura também é importante, para 1 xícara de arroz 1 a 2 colheres de sopa, mais do que isso o arroz fica encharcado. Algo entre 5% a 10% de gordura.

    arroz com pimentão vermelho
  4. SAL E ÁGUA: Coloque sal a gosto, e 2 xícaras de água quente, a proporção é sempre de 1 para 2. Para um 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água. A água pode estar fervendo ou quase fervendo.  Diminua o fogo e durante o cozimento use fogo baixo, mantendo a mesma temperatura do inicio ao fim.
  5. TAMPAR OU NÃO? Tampar ou não tampar vai depende da pressa, quando tampamos a panela do arroz aceleraramos o processo de cozimento. Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi tampe após ferver.
  6. MEXER OU NÃO? Não é proibido mexer o arroz mas, durante a cocção mexa o mínimo possível, pois o movimento excessivo acaba por quebrar alguns grãos, o que aumenta o amido. Por isso no preparo do risoto italiano, mexemos várias vezes, para liberar amido. Se precisar mexer, seja gentil e delicado nos movimentos.
  7. TEMPO DE COZIMENTO: Após 15 minutos, tampe a panela desligue o fogo e deixe repousando por mais 10minutos, após esse repouso ele estará cozido e ‘al dente’. Abra a tampa e solte o arroz com um garfo, ao mexer você evita que ele forme ‘blocos’ e ajudando a ficar bem ‘soltinho’.
  8. ARROZ DO DIA ANTERIOR: dica: Para esquentar o arroz já cozido, basta coloca-lo em um escorredor de macarrão e leva-lo ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água. Espere até a água ferver e aguarde alguns minutinhos para que o arroz fique quente e soltinho novamente parecendo que foi feito na hora ou então, coloque-o numa panela com um pouquinho de água, mexa, tampe e leve ao fogo bem baixinho. Você verá que depois de alguns minutinhos ele fica soltinho e saboroso parecendo que foi feito no dia.

Arroz  com pimentão vermelho,  soltinho e  delicioso para variar o menu do dia a dia.

Veja também arroz com pimentão verde, aqui

Obrigada  e até a próxima receita. Beijo grande Rosi Seligra.