Tortilha de Cenoura
Tortilha de Cenoura ou Omelete de Cenoura. Omelete é sempre uma boa pedida, uma mão na roda” para aqueles dias corridos, sem tempo para cozinhar e aqueles momentos em que se abre a geladeira e além de ovos tem uma cenoura.
A receita é simples e rapidinha de fazer. É fatiar uma cenoura no mandolin, refogar com manteiga e agregar os ovos batidos, temperar com sal e pimenta do reino. E é só isso, para magia acontecer, em minutos está pronto um menu dos Deuses. A cenoura carameliza e empresta sabor aos ovos. O resultado é uma tortilha alta, macia, suculenta e saborosíssima,
Você não vai se arrepender de experimentar, vale a pena!
Além do ovo ser considerado um dos alimentos mais completos, a cenoura é antioxidante, boa para pele para o cabelo, fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio e vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.
Comida de verdade!
INGREDIENTES:
- 1 cenoura grande fatiada no mandolin
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 ovos inteiros levemente batidos
- sal e pimenta do reino a gosto
COMO FAZER TORTILHA DE CENOURA:
- Em uma frigideira pequena, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de manteiga e a cenoura fatiada. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe refogar por 4 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar, até a cenoura ficar macia, mas ainda oferecer resistência ao dente. Ponto ‘al dente’.
- Em uma tijela ou prato a parte coloque os 3 ovos inteiros, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Com um garfo bata o suficiente para misturar a gema com a clara. Não é preciso bater muito.
- Coloque os ovos batidos e temperados sobre a cenoura refogada na manteiga. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe até o ovo coagular e começar a ganhar textura Com ajuda de uma colher, abra espaço nas laterais da tortilha já coagulada, a fim de que a parte ainda líquida escorra pelas laterais e vá para o fundo da panela.
- OUTRO LADO:Após 4 minutos ou menos, com ajuda de um prato vire a tortilha.
- Com ajuda de um prato, vire a tortilha e deixe por mais 2 minutos do outro lado em panela tampada, até que o ovo coagule. Assim os dois lados fiquem cozidos e o interior da tortilha ainda úmida, então desligue o fogo.
- Dependendo do gosto, o ponto da tortilha pode ser bem cozido, úmido, ou quase líquido no centro – baveuse.
Seu colorido deve ser um dourado, mas alguns o preferem mais escuros, outros ainda bem pálidos. - Dica: não deixe cozinhar demais. Ela é servida úmida no centro, ao ponto. Assim, mantemos a umidade interna e evitamos que fique seca.
Bom Apetite!
Experimenta 😉
Obrigada pela companhia e até a próxima receita, Rosi Seligra
- Tempo de Preparo: 15min
- Tempo de Frigideira: 10min
- Rendimento: 2 porções