Polvo à provençal, a maneira clássica de fazer, simples pedaços macios e saborosos de polvo cozido, depois grelhado no azeite com alho e salsinha, é simples de fazer e dos Deuses, tanto pode ser servido como entrada ou prato principal.
INGREDIENTES:
- 1 polvo inteiro (um kilo ou um pouco mais)
- 1 cebola cortada em 4 partes
- 10 dentes de alho picados em cubinhos ou amassados no amassador de alho
- ¼ de xícara de chá de água
- 1 limão siciliano ou 1/2 Tahiti
- ¼ de xícara de chá de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto
- 50g de manteiga
- Salsinha picada
MODO DE PREPARO POLVO À PROVENÇAL:
Em primeiro lugar, lave bem o polvo, para tirar a areia que fica nos gominhos dos tentáculos dele. Depois tempere-o com sal e pimenta do reino a gosto.
Então cozinhe o polvo inteiro com 1 cebola descascada, cortada em 4 partes e crua, por 10 ou 15 minutos na panela de pressão. Esse tempo varia de panela para panela, o polvo deverá estar cozido e macio sem estar desmanchando. (espete-o com uma faca para se certificar que está macio)
Assim que o polvo estiver macio, corte os em pedaços (veja a foto) e reserve. (despreze a celoba)
Agora em uma frigideira larga doure 1o dentes de alho picado ou amassado em bastante azeite de oliva e manteiga, cuidado para o alho não amargar senão ele estraga o prato, ele deverá ficar num tom amarelinho claro, antes de ficar amarelo escuro.
Então reserve o alho e mantenha o azeite e a manteiga derretidos na frigideira, porque é neles que vamos dourar os tentáculos. Assim que colocar os tentáculos para fritar, esprema o suco de ½ limão tahiti ou (1 limão siciliano), quando estiver no ponto, volte com o alho e misture tudo.
Por ultimo despigue o fogo e com ele desligado junte a salsinha picada.
Agora é só servir com limão cortado e bom apetite!
Se você gostou, talvez queira acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram também. Então vem com a gente AQUI, vem ficar pertinho.
Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de peixe e frutos do mar AQUI, uma mais gostosa que a outra!
Obrigada e até a próxima, Natalia Posses