Bacalhau da tia Neusa é um bacalhau cozido no azeite com batata cortada no mandolim em fatias grandes e finas, intercalado por tomate, pimentão e cebola. O bacalhau fica suculento macio e empresta sabor para batata, que por ser cortada fininha, fica com uma textura deliciosa na boca. Feito em uma panela só e na boca do fogão, ele é bem prática além de rápido também e fica pronta em 25 minutos. Então já salva a receita nos seus preferidos, porque é certeza de sucesso!
INGREDIENTES:
- 600g de bacalhau (usei gadus morhua em lascas) e dessalgado.
- 800g de batata cortada (no mandolim) e em lâminas finas
- 1 cebola grande cortada em rodelas finas
- 2 tomates cortado em rodelas finas
- 1 pimentão vermelho cortado em rodelas finas
- 25 azeitona preta portuguesa
- azeite, sal e pimenta do reino a gosto
- cebolinha fresca para finalizar
COMO FAZER BACALHAU DA TIA NEUSA:
COMO DESSALGAR O BACALHAU: Antes de tudo lave em água corrente as lascas do bacalhau. Eu usei lascas do tipo ‘gadus morhua’, mas fique à vontade para usar o da sua preferência. Lave bem cada lascas a fim de tirar todo o excesso de sal. Depois disso coloque as lascas de molho em uma tijela grande com (água gelada) por 6 horas. Nesse meio tempo troque a água 1 ou 2 vezes dependendo do tamanho das lascas.
COMO SABER SE O BACALHAU ESTÁ DESSALGADO? Para isso, você pode experimentar uma lasca (crua) da parte mais grossa para ver se está dessalgado. NÃO DESSALGUE DEMAIS: Pois é sempre mais fácil retirar o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto. Agora vale a pena ver esta e outras dicas sobre bacalhau dessalgado AQUI.
Após o bacalhau dessalgar, escorra-o em um escorredor de macarrão e reserve.
CORTAR OA INGREDIENTES: Em primeiro lugar retire a casca das batatas (usei um descascador de legumes). Depois com ajuda de um mandolim (ou faca afiada) corte, no sentido do comprimento as batatas em fatias finas (veja o video). Então reserve-as em um prato com umas gotinhas de limão para não escurecer. Nessa hora aproveite para retirar as sementes do pimentão vermelho ( o vermelho (maduro) é menos indigesto que o verde e o amarelo (verde)). Depois, com ajuda de uma faca, corte em fatias finas e reserve.
Aproveite também para cortar os tomates (deixei com pele e com as sementes). Depois 1 cebola grande em fatias finas também e reserve.
bacalhau da tia Neusa
E esse é praticamente todo o nosso trabalho, feito isso só falta montar.
MONTAGEM: Então direto na panela forre o fundo com os ingredientes que contém mais líquido, como a cebola, tomate e o pimentão. Sempre comece com uma camada de cebola, depois tomate e o pimentão e regue com azeite. Agora sobre o pimentão faça uma camada de batata e tempere com pimenta do reino regando com azeite. Depois sobre a batata coloque uma camada de bacalhau e sobre ele mais uma fio de azeite e algumas azeitonas preta portuguesa. Então siga assim, intercalando as camadas até terminar todos os ingredientes sendo a ultima camada de batata azeite e pimenta do reino. É sempre bom lembrar que não é necessário adicionar sal.
Por fim deixe cozinhar em fogo baixo e com a panela tampada por 25 a 30 minutos ou até a batata cozinhar e ficar macia.
Por ultimo e com o fogo já desligado, finalize com cebolinha fresca (a minha era congelada) e sirva arroz branco, a e fio de azeite e bom apetite.
Se você gostou desta receita com certeza vai gostar de nos acompanhar pelo instagram. Então vem com a gente, ver as receitas no STORY em tempo real, AQUI, vem ficar juntinho da gente!
Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas com bacalhau AQUI
Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra