Monta Encanta

Bacalhau à putanesca em crosta crocante

Bacalhau à putanesca tem postas altas tenras e suculentas do autentico Gadus Morhua com crosta crocante de farofa de pão à putanesca.   Fácil de fazer ela é uma receita querida da  família e  faz bastante sucesso.  Com certeza fará  ai na sua também. Experimenta porque  é divina e é o caminho mais reto e direto para o céu.

INGREDIENTES (para 06 pessoas):

marinada: 

farofa à Putanesca:

para pincelar:

COMO FAZER BACALHAU À PUTANESCA EM CROSTA

Em primeiro lugar dessalgue o bacalhau. Eu estou usando bacalhau comprado já dessalgado. Caso o seu bacalhau precise dessalgar, veja AQUI  como dessalgar conforme a altura da sua posta, há um tempo de dessalga diferente.

MARINADA: Depois nós vamos aferventar o bacalhau. Para isso coloque água em uma panela grande e deixe até  ferver. Assim que ferver coloque  as postas de bacalhau e conte no relógio 2 minutos.  Fique atento ao tempo, não deve ultrapassar 2 a 3 minutos senão o bacalhau endurece, use o cronômetro. Outra dica importante é fogo baixo e a água não pode ferver. (veja o video)

Logo depois retire as postas e escorra o excesso de água em um escorredor. Então leve as postas em uma assadeira que vá ao forno.  Depois tempere cada posta com pimenta do reino a gosto (não é necessário salgar).

Então regue  as postas com   azeite (aproximadamente 1/4 de xícara de chá). Por ultimo coloque  um ou dois ramos de tomilho fresco sobre cada posta.  Junte também 2 folhas de louro, cubra com papel filme e deixe marinar na geladeira por 2h (ou até 12hs).

FARINHA DE PÃO: Agora retire a casca do pão eu usei pão sem glúten devido a minha intolerância. Agora se você não for intolerante sugiro que use  um  bom pão italiano.

Então  com o miolo (pão já sem a casca) faça uma farinha de pão, cerca de 2 xícaras de chá.  Você tanto pode processar no processador, quanto ralar em um ralador  ou ainda  bater no liquidificador para ficar bem esmigalhado.

 

bacalhau à putanesca em crosta

FAROFA À PUTANESCA: Depois em uma frigideira grande,  coloque o azeite e doure  3 dentes de alho por 1 minuto. Então  junte a cebola picada e deixe por mais um minuto ou até  ficar translúcida.

Agora adicione 1/4 xícara de chá de cebolinha fresca,
1/4 de xícara de chá de tomilho fresco e  100g de castanha do pará. Junte também 100g de azeitona, 100g de alcaparras e  4 tomates em cubos.

Por fim mexa bem delicadamente (sem apertar para não virar uma pasta). Por ultimo  tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

MONTAGEM: Depois retire o bacalhau da geladeira e pincele cada posta com um pouquinho de clara de ovo, isso porque a clara ajuda a fixar a crosta na posta.
Por ultimo coloque  a farofa sobre  cada posta com ajuda de uma colher. Agora  aperte um pouco com a ponta dos dedos para fixar. (veja o video)
Depois regue com azeite e leve ao forno pré aquecido a 180C graus por 20 a 30 minutos ou até borbulhar.

DICA DE OURO: Bacalhau muito tempo no forno resseca e endurece,  então fique atento ao tempo de forno que deve ser no máximo de 30min.

Agora só falta servir e nessa hora regue com bastante azeite . Depois sirva com a farofa à putanesca para acompanhar.

Ah e não se esqueça de decorar o prato com folhas frescas de manjericão e bom apetite

E se você gostou deste bacalhau à putanesca em crosta  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram. Então vem com a gente AQUI,  vamos  ficar juntos.

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de bacalhau    AQUI 

Obrigada e até a próxima,  Rosi Seligra