Estrogonofe de filé mignon macio e suculento, com molho cremoso é bem rapidinho de fazer, fica pronto em 15 minutos e não tem quem não goste. É uma receita de preparo simples, mas ele tem seus truques. O passo a passo está bem explicadinho, que nem dica de mãe para não ter erro na hora ‘h’ de fazer o seu. Bora?
INGREDIENTES:
- 500g de filé mignon cortado em cubos de 1cm
- sal e pimenta do reino a gosto
- um fio de azeite
- 3 dentes de alho descascado e amassado
- 1 colher de sopa de mostarda
- 2 colheres de sopa de ketchup
- 200ml de creme de leite (caixinha, fresco ou lata)
- 50ml de leite (se necessário for)
- 150g de cogulemos fresco fatiado ou 100g em conserva (opcional)
COMO FAZER ESTROGONOFE DE FILÉ MIGNON:
CARNE E SUBSTITUIÇÕES: Em primeiro lugar corte o filé mignon em cubos de 1cm e depois tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Além do filé mignon, já fiz com fraldinha bovina, com maminha bovina, com filé de peito de frango, filé de sobrecoxa de frango, camarão AQUI e até lombinho de porco em cubinhos, AQUI. Por fim reserve a carne cortada e mantenha em temperatura ambiente, pois ela não pode estar gelada na hora de ir para frigideira.
COGUMELO: Nessa hora aproveite para fatiar o cogumelo paris fresco (caso você esteja usando). Como nesse dia eu não tinha em casa, fiz o estrogonofe sem os cogumelos. Agora em uma tábua, corte o cogumelo paris em 3 fatias. (se preferir, você pode usar champignon em conserva). Também descasque 2 ou 3 dentes de alho e reserve.
FRIGIDEIRA: Então em uma frigideira coloque um fio de azeite e assim que a panela aquecer (começar a sair fumacinha) coloque a carne em pequena quantidade. Isso porque se colocar tudo ao mesmo tempo, a carne vão soltar o próprio líquido (formar água) e cozinhar no vapor, ao invés de dourar. Vire com uma espátula, raspando o fundo da frigideira para dourar por igual.
PONTO DA CARNE: O ponto da carne é super importante, ela deverá ficar mal passada, que é quando o interior fica rosado, não se preocupe pois ela terminará o cozimento no molho. Se nesse momento você deixa a carne no ponto, depois no cozimento com o molho, ela passa do ponto, resseca e endurece e não é o que queremos, queremos cubos de carne macio e bem suculento (veja o video).
Agora transfira os cubos para uma tigela e doure o restante, sempre regando a panela com um fio de azeite antes de cada leva.
estrogonofe de filé mignon
ALHO: Depois que a carne estiver dourada, abaixe o fogo da panela e regue com mais um fio de azeite. Então adicione 3 dentes de alho amassados e deixe por 1 minuto apenas até o alho dourar levemente.
Se estiver usando cogumelos (tanto fresco, quanto o de conserva) é nesse momento que ele deve entrar.
CREME: Agora crescente o creme de leite, que tanto pode ser o de caixinha, quanto o fresco ou também o de lata. Então misture e adicione 1 colher de sopa de mostarda e 2 colheres de sopa de ketchup. Volte a carne dourada à panela e misture delicadamente. Por ultimo experimente, veja se está bem de sal, senão faço o ajuste, tanto do sal quanto da pimenta do reino a gosto.
Por fim misture e deixe cozinhar em fogo médio/baixo por 2 minutos. Se achar que o molho está muito espesso dilua com leite na quantidade suficiente até o ponto desejado.
Agora é só servir com arroz branco bem soltinho e batata palha. Nesse dia eu comprei pronta, mas também dá para fazer bem rapidinho (bem seqinha) na air-fryer, AQUI.
Se você nos acompanha pelo INSTAGRAM já viu o preparo no STORY ou Reels. Senão talvez você queira nos acompanhar nos próximos, AQUI . Então vem a gente!
Ah e se você, como eu, gosta de receitas práticas e gostosas, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas AQUI.
Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra