Bacalhau em postas da mama
Bacalhau é português, mas a receita é espanhola, Bacalhau em postas da mama. Receita antiga, de família, da minha abuelita querida, que ensinou a minha mãe, que me ensinou, que ensinei a minha filha, que vai ensinar os filhos dela … tão cheia de histórias, quanto de sabor.
Bacalhau em postas, passado na farinha, frito no azeite e depois cozido na água junto com as batatas, cebola, tomate, pimentões, ovos cozidos e azeitonas. Feito na boca do fogão ao invés do tradicional forno fica mais macio e muito mais suculento.
Esta receita é bem parecida com uma outra que já faz bastante sucesso aqui no Monta, Bacalhau empanado em postas A diferença básica entre elas é que nesta podemos usar o bacalhau tipo ling, uma vez que ele será cozido na água. O ling é bem mais em conta que o Gadus e com o preço do bacalhau em alta do jeito que está, a receita acaba se tornando uma excelente alternativa.
Fica uma delicia, a batata macia com gostinho de bacalhau, com gostinho de quero mais. A posta do bacalhau suculenta e a bacalhoada com um caldinho grossinho saboroso que é o caminho mais reto e direto para céu!
- 1 kilo de bacalhau em postas dessalgado tipos: Gadus, Macrocephalus ou Ling
- 500g de batatas fatiadas em fatias finas
- 200g de azeitonas pretas
- 150g de azeitonas verdes
- pimenta do reino a gosto
- 200ml de azeite
- farinha de trigo para empanar
- 4 ovos cozidos cortados ao meio no sentido do comprimento
- 1 xícara de cebolinha picada
- 2 pimentões vermelho em tiras
- 3 tomates em rodelas
- 1 cebola grande em rodelas
- 1 xícara de azeite
- 1/2 xícara de água
Bacalhau não é um peixe. Bacalhau é um método de conservação do peixe no sal. E existem 5 espécies marinhas pescadas:
- Cod Gadus, considerado o Legítimo do Porto.
- Cod Macrocephalus ou bacalhau do Pacífico Norte, muito semelhante ao Legítimo do Porto
- Ling, distingui-se por ser bem mais estreito que o bacalhau, perfeito para os assados cozidos e grelhados
- Saithe, um dos mais populares no Brasil, quando cozido sua carne desfia-se bem facilmente, bem macio, perfeito para bolinhos, recheios de torta e ensopados
- Zarbo, junto com o Saithe são considerados inferiores em qualidade e bem menores em tamanho, bolinho e desfiados.
Os 5 tipos são classificados em 3 categorias
- Imperial é o melhor dos melhores, bem cortado, bem escovado e bem curado
- Universal, pequenos defeitos que não comprometem a qualidade
- Popular maior número de defeitos, manchas e faltando pedaços ocasionados pelo arpão na pescagem
*fonte wikipedia
- Descasque e fatie 1/2 kilo de batatas o mais finas que você conseguir no sentido do comprimento da batata. Após fatia-las, deixe-as de molho sob água ou pingue o sumo de de 1/2 limão espremido sobre as fatias para que não escureçam, enquanto continuamos o preparo.
- Corte em fatias finas 3 tomates, 1 cebola grande ou 2 pequenas, reserve.
- Corte em tiras no sentido do comprimento 1 pimentões vermelho. Reserve
- Compre o bacalhau já dessalgado, ou dessalgue-o deixando de molho por 24h na geladeira, fazendo a troca da água de 4 em 4 horas.
DICA prática: Faça a dessalga no dia da compra, e congele-o no freezer, para ter sempre à mão, à disposição para prepara-lo quando e a hora que quiser. Escorra o bacalhau e corte-o em postas do tamanho para servir bem uma pessoa, + ou – 5 a 6 cm cada pedaço. Reserve Escolha entre os três primeiros tipos de peixe: Gadus ou Macrocephalus ou Ling.
Vamos lá?
O preparo, é feito em duas etapas, primeiro fritamos as postas do bacalhau, depois reservamos e montamos o prato com as batatas para serem cozidas na boca do fogão.
I – PRIMEIRA ETAPA: Bacalhau Empanado
- Comece, empanando e fritando as postas de bacalhau. Primeiro empane cada pedaço e todos os lados, na farinha de trigo e bata retirando o excesso da farinha.
- Em uma frigideira de 26cm, coloque 1 xícara de azeite, assim que aquecer, junte as postas de bacalhau empanadas para fritar no azeite. Deixe fritar cerca de 2-3 minutos cada lado do bacalhau. Vire, afim de que todas as partes fiquem douradas e fritas.
DICA: Cuidado, não frite além de 3minutos de cada lado, senão resseca a posta.
- Após frito, retire-os da frigideira e reserve sobre papel toalha para absorver o excesso de gordura. Em um refratário a parte, separe o azeite usado na fritura, e reserve-o, ele será reutilizado para finalizar o prato.
II SEGUNDA ETAPA: Montagem
- Na mesma frigideira, usada para fritar o bacalhau, sem lavar, disponha uma camada de batata, formando uma caminha. Tempere com pimenta do reino e sal, usei sal rosa mas é opcional
- Sobre a camada de batatas, disponha pimentões fatiados, os tomates, os ovos cozidos cortados ao meio, as cebolas fatiados e as azeitonas pretas e verdes.
- Disponha então as postas fritas de bacalhau sobre.
- Coloque 1 xícara de cebolinha fresca e regue com o azeite usado na fritura do bacalhau e reservado.
- Em fogo baixo, junte 1/2 xícara de água, tampe e deixe cozinhar por 20-25 minutos ou até a água tenha quase toda evaporado, mas ainda com um caldinho e as batatas cozidas, mas sem desmanchar.
- Sirva com azeite e Bom Apetite.
- Tempo de Preparo: 30 minutos
- Tempo de cozimento:30 minutos
- Rendimento:6 porções
Conhece nossas redes sociais? Estamos no You Tube, Facebook, Instagram, Google + Snapchat e Pinterest .
Se acompanha nosso trabalho e gosta das receitas, inscreva-se! É rapidinho e sua participação, para nós é muuuuuito importante! Obrigada.
Se passar o mousse sobre a foto, vai notar que no centro de cada uma, tem um pin, é só clicar pinar e salvar, no Pinterast. Organizando uma pasta só sua, com suas receitas preferidas, tanto do Monta Encanta quanto de outros lugares também! Legal né? Tudo isso, para facilitar, a busca na hora de ir para cozinha. Faça sua pasta compartilhada ou privada, com suas receitas preferidas e aproveite para se inscrever no Monta por lá também!
Bacalhau em postas da mama
Nossas receitas no Pinterast estão todas dividias em categorias. Pin it! 😉
Salvar