Monta Encanta

Pão de Ló clássico não leva fermento na massa!

Pão de Ló clássico

Leve que até desmancha na boca! E  cresce fofo devido a aeração das claras em neve.   São elas as únicas responsáveis pela fermentação da massa, que mesmo sem fermento é  bolo mais fofo da vida, incrível!

Uma benção aos portugueses, que nos deixaram de herança esta receita tão gostosa. O pão de ló é  é  uma base neutra e pode ser recheado,  com cobertura ou simplesmente,  ser consumido “sozinho”.

Tabela com proporção de ovos e farinha conforme  o tamanho da forma:

Ao menos que você tenha uma batedeira e um forno industrial  não é aconselhável montar com  mais de 10 ovos por vez. 😉 E para ter sucesso o pão de ló requer alguns cuidados fundamentais na hora de prepara-lo, como:

INGREDIENTES Pão de ló clássico:

COMO FAZER PÃO DE LÓ CLÁSSICO:

  1. DICAS: Em primeiro lugar e antes de começar o preparo vale a pena dar uma olhada nas 12 dicas super simples, mas para lá de preciosas para deixar o Bolo Sempre Fofo.
  2. Depois pré aqueça o forno a 180 graus.
  3. Então peneire 1 xícara de chá de farinha de trigo e reserve, isso porque ao peneirarmos  a farinha de trigo, aeramos e deixamos a massa mais leve. Além disso, retiramos possíveis impurezas dos produtos, como pedrinhas.
  4. Agora unte, com óleo e farinha de trigo,  2 formas com o mesmo diâmetro 24-25 cm e lembre-se de que a altura máxima indicada para o pão de lé é de 5cm a 7cm de altura
  5. Na hora de untar a forma, prefira o óleo,(ao invés da manteiga),  além de ser mais fácil de espalhar, gruda menos na massa ou use desmoldante spray.  E caso  a sua forma não tiver fundo falso ou não for de silicone, vale colocar um molde de papel manteiga, no fundo da forma, para desenformar mais fácil
  6. Então bata o ovo contra a bancada e separe uma metade da casca da outra e deixe a clara escorrer numa tijelinha.  logo depois coloque as gemas num bowl e repita o procedimento com os 7 ovos um a um. Sempre use uma tijelinha para escorrer a clara, e uma outra para colocar  a gema.  Assim, caso um ovo  esteja ‘estragado’ , você não perde todas as gemas
  7. DICAS: Agora evite deixar cair qualquer vestígio da gema, isso impedirá a clara de se formar. É melhor que o ovo esteja em  temperatura ambiente, nunca gelado.  Isso porque com  a clara em temperatura ambiente, a neve  ficará  com mais  espuma, mais volumosa, elástica e estável.
  8. Se você os guarda na geladeira, retire cerca de 30 minutos antes de bater.  Prefira sempre ovos frescos.
  9. COMO FAZER PÃO DE LÓ CLASSICO

  10. MASSA: Em primeiro lugar coloque as 7 claras no bowl da batedeira e primeiro  bata em velocidade baixa, até as claras formarem uma espuma semi líquida e transparente e com bolhas grandes  (como mostra a primeira foto). Depois coloque 1 pitada de sal e após atingir esse estado de espuma, aumente a velocidade para máxima e bata até formar uma espuma firme.
  11. O ponto das claras em neve firme é quando a gente vira o bowl de cabeça para baixo e as claras estão coladas a ponto de não caírem.
  12. Agora e com a batedeira ainda em movimento, coloque as 7 gemas, uma a uma, acrescente 1 colher de sobremesa de essência de baunilha e bata por mais 2 minutos.
  13. Depois junte 1 xícara de açúcar aos poucos e bata por mais 5 minutos.
  14. DICA: A massa deverá ficar em ponto fita, que é quando a gente levanta o batedor de arame da batedeira, a massa cai como uma fita (veja no video).
  15. Por fim desligue a batedeira ou diminua para a velocidade para 1 (ou mínima) e coloque 1 xícara de farinha de trigo peneirada aos poucos, faça 2 a 3 adições.
  16. Então misture delicadamente incorporando os ingredientes, num único sentido, sempre de baixo para cima  com o fouet, ou a espátula na vertical
  17. Cuidado. misture bem vagarosamente mesmo, como o pão de ló não leva fermento, precisamos da aeração das claras batidas para fazer a massa crescer e ficar fofa.
  18. Pão de ló Clássico, massa escura

  19. Agora coloque metade da massa em uma das formas untadas, na hora de colocar a massa na forma, aproxime bem o bowl da batedeira da forma, a fim de que a massa caia próxima e delicadamente, para não perder aeração.
  20. PAO DE LÓ DE CHOCOLATE: Na outra metade, coloque 125g de chocolate em pó e colher de café de bicarbonato de sódio, para o bolo ficar mais escuro. 
  21. Então e  com toda a delicadeza possível, para não perder a aeração da massa misture, incorporando os ingredientes.
  22. Agora é só levar  ao forno pré aquecido a 180 graus por 30 minutos, ou até que o bolo esteja assado.
  23. Para saber se o pão de ló está pronto, com a massa, ainda dentro do forno, pressione com a palma da mão sobre a superfície. Você vai sentir que a massa não afunda quando pressionada.
  24. Ou então faça o teste do palito, espete um palito de madeira  no centro do bolo, se sair seco e limpo o bolo está pronto.  Se sair ‘sujo’ com massa de bolo, deixe por mais 10 minutos e vá de 10min em 10min até que o palito saia limpo.
  25. Pão de Ló clássico, mais fofo da vida e sem fermento!

Obrigada pela companhia, até a próxima receitinha Rosi Seligra