Geléia de Morangos inteiros!
Geléia de Morangos, caseira, além de mais em conta é incrivelmente fácil de fazer. Fica mais saborosa, é mais saudável e sem conservantes.
A geléia reveste o pão, a torrada do café da manhã e do lanche da tarde. Fica ótima, acompanhada de iogurte ou como calda de sorvete. Combina como cobertura ou recheio de bolo ou sobre torta ou ainda panqueca e até com prato salgados com queijo, carnes e salada.
Se colocada num recipiente de vidro com tampa e decorada com uma etiqueta impressa por você, na impressora de casa mesmo e com um barbante, vira uma ótima opção de ‘presente’ ou ainda dá para ganhar uma graninha extra, vendendo esses vidrinhos, por até 10x mais o valor de custo da produção.
Também pode ser feita, na versão light, isenta de culpa, substituindo o açúcar por adoçante dietético. Pode-se fazer com as frutas congeladas ou frescas. E com qualquer outra fruta da sua preferência.
Se optar por uma fruta mais firme como maçã ou melão por exemplo, a única dica é picar as frutas em pedaços menores, para que se desmanchem mais facilmente e durante o cozimento, amassar com um garfo, os pedacinhos resistentes que por acaso teimarem em ficar inteiros, faça isso enquanto a geleia ainda ganha consistência no fogo. Se achar necessário acrescente um pouquinho de água, mas vá devagar com a água, só a necessária para ajudar o cozimento das frutas mais durinhas.
INGREDIENTES:
- 3 caixas de morangos
- 1 xícara de açúcar branco ou açúcar mascavo ou ainda adoçante dietético, neste caso, use 1/2 xícara.
- raspas de 1/2 limão tahiti, aqui
COMO FAZER GELÉIA DE MORANGOS:
limão :Comece ralando a casca de ½ limão tahiti. Cuidado para não retirar a parte branca, que é amarga, dicas aqui. Reserve.
Em seguida retire o cabinho verde dos morangos, despreze-os
Depois higienize-os bem, bem lavando-os sob água corrente. Escorra.
Coloque a fruta lavada e escorrida em uma panela média.
Para o morango, não é necessário acrescentar água, a fruta libera suco natural suficiente para o preparo da calda ou geleia, formando sozinha um ‘xarope’ espetacular.
Junte 1 xícara de açúcar, raspas de ½ limão tahiti e misture. Deixe em fogo baixo 15- 25 minutos dependendo da consistência desejada, calda ou geleia.
A geleia deve ser preparada sempre em fogo médio ou baixo, nunca alto. É importante que o cozimento seja lento, a fim de que a fruta libere a pectina, substância natural que confere textura encorpada e gelatinosa da geleia.
Ao passar na peneira, nos livramos também de algum caroço que por ventura a fruta possa conter.
Em geral, fazer geleia, não tem mistério nenhum, em poucos passos você sua geleia caseira. O que vai dar consistência à elas, é a pectina. Liberada pouco a pouco durante o cozimento, encorpando a mistura e deixando-a, como o nome diz, gelatinosa.
GELÉIA DE MORANGOS
Para que as geleias durem 2 meses na geladeira, o ideal é esterilizar o recipiente.
Ferva o vidro e a tampa – se não for de plástico – em uma panela grande o suficiente para que ele fique submerso por inteiro. Na hora de retirar o vidro, melhor usar uma pinça, esterilizada. E deixe-o secar naturalmente, vire-o de cabeça para baixo sobre um pano limpo e seco, assim o ar não contamina o interior.
Se for de plástico, lave bem e apenas escalde, não ferva em água para evitar que se deforme ou libere toxina.
No freezer, se bem tampadas duram até 6 meses.
Durante o cozimento, faça o teste, para saber se a fruta atingiu o ponto de calda ou de geleia:
Coloque um pouco de geleia sobre um prato limpo. Passe o dedo no meio, riscando a geleia:
- se a mistura depois de separada unir-se novamente, este é o ponto ideal para a calda
- se não unir-se novamente é o ponto de geleia.
Um verdadeiro êxtase, deleite simples e lindo se servido em taça de vinho sobre um Yogurt Greco, sobremesa fácil, chique e saudável!
Experimenta também Geléia de Morango, macerada, receita aqui
Obrigada pela companhia, Rosi Seligra
- Tempo de Preparo: 10-15 minutos
- Tempo de Cozimento: 8-20 minutos
- Rendimento: depende da quantidade de fruta
Salvar