Bolo Pudim, fofo e cremoso ao mesmo tempo!
Bolo Pudim unidos. Quem é que não ama bolo de chocolate? E se ele vier acompanhado de um delicioso pudim de leite? Nooooosa, aí vira bolo da alma, cura depressão e até desamor,de tão bem que faz.
Comida de colher, de enrosco no sofá, sem frescura, para envolver o estômago e nos devolver a sensação de como a vida pode ser boa, é sério!
O Pudim de Leite, na alta gastronomia é conhecido como Creme Caramel, e não leva leite condensado, apenas leite, muitos ovos e açúcar. Ganha em leveza, mas perde em textura.
O leite condensado, chegou ao Brasil em 1890, importado da Suíça, por Henry Nestlé e deixou o pudim com a massa mais consistente e mais doce, eliminando o açúcar da receita.
BOLO PUDIM
Que quase todo mundo ama um pudinzinho é fato, ele é o número 1 dos brasileiros, perdendo apenas para o queridinho brigadeiro, já as preferências são um capítulo à parte. Tem quem prefira com furinhos, outros sem, uns mais cremoso, outros mais durinho, com calda mais clara, ou mais queimadinha.
Os entendidos no assunto dizem que o pudim que é pudim deve ser liso e sem furos.
Mas o que pode ser problema para uns, é a solução de outros. Eu, pessoalmente não tenho nada contra os furinhos, gosto deles. Gosto de tudo que é aerado, gosto suflair, suflê, aliás o apreço aos furinhos é coisa ‘nossa’, e é exigência de muitos, a conceituada rede de restaurantes Rubaiyat, aqui em SP, por exemplo, não abre mão, fazendo absoluta questão deles. Mas se você não gosta, não tem problema! Para se obter pudim sem furinhos, a solução está no areamento da massa e na temperatura do forno.
Quando batemos muito o pudim, seja no liquidificador ou na mão aeramos a massa e enchemos de bolinhas. Quanto mais a gente bate, mais bolinhas se formam e mais espuma, consequentemente mais furinhos.
A massa aerada quando submetida a uma alta temperatura, faz com que a proteína da clara do ovo se coagule mais rápido, selando a superfície e prendendo o ar nas bolinhas.
Se você é anti furos, forno médio e é melhor bater delicadamente, apenas o suficiente para misturar os ingredientes, se coar a espuma, antes de leva-lo a assadeira aumenta suas garantias.
Coloque em banho maria com a água em temperatura natural nunca quente e mantenha o forno sempre abaixo de 180graus.
INGREDIENTES BOLO PUDIM:
Pudim:
- 3 ovos
- 1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de leite - 1 colher de sopa de maisena
Bolo:
- 3 ovos
- 3 xícaras de farinha de trigo ou 240 gramas
- 2 xícaras de açúcar ou 360gramas
- 4 colheres de manteiga ou 60gramas (derretida por 1 minuto no micro ondas ou temperatura ambiente)
- 1 xícara de leite ou 240ml
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó. (opcional, você pode alternar o bolo, montando as vezes com chocolate outras vezes sem)
COMO FAZER BOLO PUDIM:
- Cobertura: Calda de Caramelo: Caramelize uma forma do bolo grande, ou distribua em 2 formas de tamanho tradicional de pudim, lembre-se que o volume é dobrado, são duas receitas juntas em uma, e o bolo cresce. Dicas de como caramelizar sua forma sem erro, aqui.
- Em uma panela leve 2 xícaras de açúcar, ao fogo baixo até caramelizar.
- Unte a forma do bolo, com o caramelo. Reserve
- Usei forma de silicone decorada, mas não gostei. Sugiro usar a forma tradicional com furo meio e lisa, sem desenhos, além de facilitar o trabalho, pois dá para caramelizar o açúcar direto, na própria forma de alumínio, ainda vai deixar seu Bolo Pudim bem mais apresentável do que ficou o meu 🙁
- Pudim:Em um bowl, ou no liquidificador, junte 1 lata de leite condensado + a mesma medida de leite.
- Acrescente 3 ovos inteiros + 1 colher de sopa de maisena, misture e reserve. Se preferir, use o liquidificador.
- Bolo:Em um bowl, ou na batedeira, junte a manteiga derretida ou em temperatura ambiente + 2 xícaras de açúcar, misture.
- Coloque as 3 colheres de chocolate do padre em pó
- Junte os 3 ovos. Misture
- Coloque as 3 xícaras de farinha de trigo.Misture.
- Coloque 1 xícara de leite, e 1 colher de sopa rasa de fermento em pó.
- misture delicadamente até ficar homogêneo.
- Se preferir, siga a ordem e bata tudo na batedeira.
- Leve a mistura a forma untada com caramelo
- Despeje o pudim sobre
- Asse em banho-maria em assadeira funda, até que ambos estejam cozidos.
- O ideal é colocar água até dois terços da altura da fôrma do pudim.
- Para saber o ponto, use o palito de madeira: Ao inserir o palito no centro se sair seco está pronto, se ainda estiver úmido, deixe um pouco mais.
BOLO PUDIM
Duas combinações para lá de perfeitas, Bolo de Chocolate com cobertura de Pudim e Caramelo, só podia dar no MELHOR BOLO dos últimos tempos.
Para devorar o ano todo, nos dias mais frios a gente come ainda quentinho, recém saindo do forno.
No verão mais fresquinho, geladinho.
Se gostou deste, você vai amar o Bolo de Cenoura com Pudim de Brigadeiro.
Monta Encanta e me conta! um beijão Rosi Seligra.
Salvar