Bolo Oreo tem uma massa fofinha de chocolate alternado com brigadeiro branco bem cremoso. Tem uma aparência não muito glamourosa, é verdade, mas é fato de que é o melhor bolo de chocolate de aniversário da vida inteira. No melhor estilo desconstruído, ele tem charme, ôooo se tem!
São duas (ou três) camada de massa umedecida e recheado com brigadeiro branco e cobertura de farofa oreo. A cobertura oreo além de decorar dá textura e sabor numa combinação dos Deuses. Melhor bolo de aniversário da vida, pode acreditar e com um sabor … sem igual! A farofa a gente faz triturando bolacha oreo e dá para substituir por bolacha negresco, que fica um tantinho mais amargo que o montado com a oreo.
INGREDIENTES:
- 6 colheres de sopa de chocolate em pó dissolvidos em um copo d’água (250ml)
- ¼ de manteiga sem sal (50 gr)
- 3 xícaras de chá de açúcar
- 1 pitada de sal
- 3 ovos inteiros e grandes (se for pequeno use 4 ovos)
- ½ xícara de chá leite integral
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
RECHEIO:
- 6 latas de leite condensado para o recheio
- 2 latas de leite condensado
- 6 colheres de sopa de manteiga com sal em ponto de pomada (temperatura ambiente)
NOTA: A quantidade de recheio é conforme sua preferência, mais recheado ou menos recheado. E também do número de pessoas… nada impede de usar uma quantidade menor ou maior de recheio.
FAROFA:
- 2 pacotes de bolachas Oreo cerca de 180g
COMO FAZER BOLO OREO:
Antes de tudo pré aqueça o forno na temperatura máxima e somente na hora ‘h’ de entrar com o bolo abaixe para 190ºCelsius.
Em seguida dissolva 6 colheres de sopa em 250ml de água em temperatura ambiente e reserve. (veja o video)
Agora aproveite para fazer a farofa oreo, separando o recheio da bolacha, nós não vamos utilizar o recheio nesta receita.
Então coloque as bolachas oreo (sem recheio) no liquidificador e liquidifique até obter uma farofa fina. Para facilitar o trabalho nessa hora é melhor você liquidificar aos poucos, divida as bolachas em 3 partes mais ou menos e bata uma parte por vez. Lembrando que você também pode processar no processador caso prefira. Depois reserve a farofa, nós valos utiliza-la como cobertura do bolo.
Se ainda tiver dúvidas quanto ao preparo da farofa, vale a pena dar uma olhada no vídeo abaixo e espiar como fazer.
bolo oreo
COMO FAZER O RECHEIO E A COBERTURA DE BRIGADEIRO BRANCO:
Agora em uma panela e com o fogo desligado, coloque 6 latas de leite condensado, 6 colheres de sopa de manteiga com sal e misture. Então ascenda o fogo baixo e siga mexendo, raspando o fundo para que não grude no fundo da panela. Isso porque se ele gruda ele vai escurecer, ‘amarelar’ o brigadeiro branco que dever ser branquinho.
Caso a sua manteiga seja sem sal, sugiro você adicionar uma pitada de sal. Isso porque o contraste de sal no doce faz toda a diferença de sabor no brigadeiro branco. Por fim siga mexendo por aproximadamente 10 minutos ou até o brigadeiro querer ‘soltar’ do fundo da panela (no ponto de enrolar).
Por ultimo desligue o fogo e acrescente 2 latas de creme de leite (com soro). O creme de leite traz cremosidade, além de agregar um sabor especial.
Vale lembrar que quantidade de recheio é à gosto, você tanto pode fazer com 2 latas quanto com 6 latas como eu fiz. Com 6 latas ele fica bem recheado e é assim que eu gosto.
Você também poderá fazer o brigadeiro branco no microondas, veja como aqui.
COMO FAZER A MASSA DO BOLO OREO:
Em primeiro lugar e direto na tijela da badeteira coloque ¼ do tablete de manteiga com sal, 50 gr e em ponto de pomada (temperatura ambiente) com 3 xícaras de chá açúcar. Caso a sua manteiga seja sem sal junte nessa hora uma pitada de sal e bata na batedeira até obter o ponto de farofa.
Agora é só bater bem até que a mistura fique polvilhada, parecendo uma farofa.
Ainda com a batedeira em movimento, acrescente os 3 ovos grande e inteiros e bata na velocidade maxima da batedeira até voc6e obter um creme claro e a mistura dobrar de tamanho.
Então peneire 3 xícaras de chá de farinha de trigo
Agora diminua a velocidade da batedeira para 1 (ou o mínimo) e aos poucos acrescente as 3 xícaras de farinha peneirada alternando com o chocolate em pó dissolvido na água e reservado, até acabar a farinha e o chocolate.
Ainda sem parar de bater, acrescente ½ xícara de chá de leite e 1 colher de sopa de fermento em pé e misture na velocidade baixa da batedeira.
bolo oreo
Por fim leve para assar, numa assadeira untada de 28cm, em forno médio pré aquecido e aos 45 minutos aproximadamente. (fique atento pois esse tempo varia muito de forno para forno) Sempre faça o teste do palito, se sair sequinho está pronto.
COMO MONTAR O BOLO OREO:
Antes de tudo espere a massa esfriar e só então desenforme. Depois corte a massa ao meio ou em 3 discos (como fiz no video).
Para bolo não ficar ‘seco’, prepare de 1 copo de leite e com o auxílio de uma colher distribua 3 ou 4 colheres de sopa de leite molhando toda a supeficie da massa (veja o video).
Cubra o bolo com o brigadeiro branco, e tudo igual para a segunda e terceira camada do bolo. Finalize com a ultima de massa e não se esqueça de umedecer a mesma.
Para facilitar o desenforme você pode montar o bolo dentro da própria assadeira forrada com plástico de congelamento (veja o video)
Por fim espalhe o brigadeiro na cobertura e polvilhe a farofa de Oreo, que além de decorar agrega sabor e textura ao bolo. O resultado é só o melhor bolo de aniversário do mundo inteiro.
Montar e Encanta o próximo parabéns e depois conta para gente!
INGREDIENTES PARA ½ RECEITA do video:
MASSA:
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó (usei 100% cacau)
- 125g de água em temperatura ambiente
- 25 g de manteiga com sal em ponto de pomada (temperatura ambiente)
- 2 ovos pequenos inteiros
- 1 e ½ xícara de chá de açúcar
- 1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
- ½ xícara de chá de leite integral
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
recheio e cobertura para ½ receita:
- 3 latas de leite condensado
- 1 lata de creme de leite (com soro)
- 3 colheres de sopa de manteiga com sal
- 190g de biscoito (ou bolacha) oreo
O modo de preparo é o mesmo, veja o video.
Obrigada pela visita e até a próxima receita, Rosi Seligra