Monta Encanta

Bolo Belga de coco, sobremesa TOP de família!

Bolo Belga de coco  lembra o bolo toalha felpuda, sabe?  só que recheado, ainda mais gostoso!   Leva uma massa fofíssima de pão de ló e o  recheio, nada mais nada menos,  do que o  melhor creme de coco do mundo inteiro: creme belga de coco já fez? é TOP 10 aqui no blog. Além de ser um sucesso certeiro,  é uma sobremesa fácil de fazer,   em  tamanho família para fechar com chave de ouro o  almoço de domingo! hummm … bora?  Garanto que vale a pena!

INGREDIENTES:

pão de ló:

creme belga de coco: 

cobertura: 

 

COMO FAZER BOLO BELGA DE COCO:

  1. PÃO DE LÓ: Em primeiro lugar faça a massa do bolo
  2. MASSA: Para fazer , primeiro  separe as claras das gemas de 3 ovos. Depois coloque as claras em uma tijela grande com uma pitada de sal e bata com a batedeira (ou batedor de arame) até as claras ficarem em ponto de neve, aqui.  Em seguida junte as 3 gemas, uma gema por vez  e bata novamente por um minuto. Logo depois acrescente   ½ de  xícara de chá de açúcar peneirado e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (colher medidora rasa).
  3. Então bata tudo por mais 1 minuto e por fim junte  ½ de  xícara de chá de farinha de trigo peneirada e misture delicadamente que é para não perder a aeração.
  4. FORMA E FORNO: Usei uma forma retangular de (27cmx19cm) mas sinta-se a vontade para usar uma quadrada ou redonda de 24 ou 25cm. Verta a massa na forma untada com óleo e farinha de trigo (usei spray desmoldante).
  5. Depois  leve ao forno pré aquecido a 190°Celsius por 20 a 25 minutos ou até o bolo crescer e firmar ou até que ao espetar o palito no centro do bolo, o mesmo saia limpo e seco.

bolo belga de coco

DICA: Agora tome cuidado para não assar demais, após 20minutos  fique atento e assim que a massa firmar, faça o teste do palito.  Isso porque,  a  massa quando assada além do necessário,  resseca e endurece o pão de ló.  Dúvida? Veja   AQUI como fazer o pão de ló clássico, faça igual apenas acrescente o chocolate em pó.

  1. Enquanto a massa assa no forno, aproveitamos para fazer o recheio, o  creme belga de coco.
  2. CREME BELGA DE COCO: Então para fazer, coloque em uma panela 2 latas de leite condensado, 1 lata de creme de leite (com soro), 2 vidros de leite de coco (200ml). Agora  dissolva 6 colheres de sopa de maisena (colher medidora rasa) em 500ml de leite integral e misture até dissolver bem a maisena no leite. Depois leve a panela a maisena dissolvida no leite, ligue o fogo baixo e misture tudo com ajuda de um batedor de arame. Agora com uma espátula,  siga mexendo (sem parar de mexer, senão empelota). E sempre raspando com a espátula no fundo da panela (para que não grude no fundo) até a mistura ferva e o creme engrosse. Como um mingau de maisena,  engrossou deixe o amido cozinhar por mais 1 ou 2 minutos (mexendo sempre o fundo da panela). Então   desligue o fogo e reserve a panela.

Dúvidas?   Veja  AQUI como  fazer do creme belga de coco, sendo que para montar este Bolo Belga de Coco, nós praticamente dobramos a receita, a única diferença é que ao dobrar, nós deveríamos usar 2 latas de creme de leite e aqui nós usamos apenas uma, o resto é tudo igual! Ah sinta-se a vontade para usar o creme de leite dobrado, já fiz assim e o creme fica ainda mais aveludado, neste caso diminua a quantidade do leite integral, ao invés de 500ml (usado), use apenas 200ml e os outros 300ml entram na forma de creme de leite, ok?

bolo belga de coco

bolo belga de coco

Por ultimo cubra com 100g coco ralado, usei o  seco por que era o que eu tinha em casa no dia, mas se usar o coco ralado   fresco fica ainda mais gostoso e neste caso, dobre a quantidade para 200g de coco fresco. Então  leve a geladeira para gelar por no mínimo 4 horas (fica mais gostoso de  um dia para o outro) . Se quiser acelerar o processo para servir logo, leve ao freezer ou congelador por 1 hora e bom apetite!

Ah, certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, pelo insta, AQUI .  Então vem com a gente!

E se você gosta de bolo belga gelado, não pode deixar de experimentar estes outros, AQUI.

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra