Por que o bolo murcha? Por que ele cresce no forno e depois afunda? Você seguiu a receita a risca, colocou o bolo no forno, ele estava crescendo lindão e bum de repente abaixou. Que tristeza!
Mas calma, antes de se culpar por falta de habilidade ou culpar a receita, saiba que tem motivo e solução! Veja as dicas a seguir e garanta que seu bolo nunca mais afunde de novo!
- PRÉ AQUEÇA O FORNO: Sempre por no mínimo 20 minutos e 30 minutos como ideal. A primeira coisa a fazer, antes de preparar o bolo é acender o forno. A segunda, untar a forma, a massa deverá entrar ao forno assim que for preparada.
- UNTAR A FORMA ANTES: Lembre-se que o fermento começa a reagir quando em contato com os líquidos. E o bicarbonato de sódio assim que entra em contato com um ácido. O correto é que esta reação aconteça dentro do forno o mais rápido possível. Portanto nada de deixar a massa esperando.
- TEMPERATURA DO FORNO: É ela o principal motivo dos bolos desabarem. Isso por que se muito alta faz com que o bolo cresça muito rápido. Sem ter assado internamente. Por falta de tempo ele não ganha estrutura suficiente para crescer e colapsa, formando um buraco no meio. O bolo deve ser assado sempre em temperatura baixa, 180°C.
- ANSIEDADE: Nada de abrir o forno para ver se o bolo está bom. Ao abrirmos, o ar frio entra e diminui a temperatura interna. O bolo toma um golpe de ar frio fatal e abaixa! Controle a ansiedade, melhor ascender a luz e observar.
-
Por que o bolo murcha?
- QUANDO ABRIR? Depois de 20minutos que é quando o bolo ganha estrutura, aí sim, com cuidado pode! Feche antes janelas e portas ao redor ( se houver) para que não haja corrente de ar. Abra a tampa devagar, permitindo que o ar frio entre aos poucos. Assim o bolo não afunda.
- NA HORA DE RETIRAR DO FORNO: Abra a tampa do forno em alguns centímetros (10cm), permitindo que o ar quente saia do forno e o frio entre, igualando a temperatura interna. Assim quando retirar o bolo de dentro do forno ele não sente o choque térmico. Mas só por 3 ou 4 minutos senão ele resseca com o calor.
- EXCESSO DE FERMENTO OU BICARBONATO – Fermento faz o bolo crescer, então muito fermento deixa o bolo mais fofinho certo? Só que não! Excesso de fermento cria muito ar dentro do bolo, de uma forma muito rápida, e sem estrutura você já sabe, ele implode.
- QUANTIDADE DE FERMENTO/XÍCARA: Em média entre 1 e 1 ½ colher de chá de fermento/bicarbonato para cada xícara de farinha. Isso se a farinha for sem fermento, claro!
-
Por que o bolo murcha?
-
FERMENTO x BICARBONATO DE SÓDIO: Lembre-se, fermento e bicarbonato não são a mesma coisa, portanto não substitua um pelo outro. O bicarbonato ajuda o bolo crescer sim, mas só quando há bastante aeração dos ovos na massa. Ele costuma ser usado nos bolos de chocolate para acentuar a cor deixando o bolo mais negão, mais bonito!
- FERMENTO VENCIDO: Parece óbvio, mas a gente esquece. Então antes de começar certifique-se que o fermento esteja ativo. Olhe a validade e se já estiver vencida não necessariamente seu fermento não está bom, faça o teste do fermen
- TESTE DO FERMENTO coloque 1 colher de chá de fermento em ½ xícara de chá de água quente, se estiver ativo ele deve começará a borbulhar imediatamente, caso não melhor nem começar.
- BATER OU NÃO BATER? Depende e aqui vale dar uma espiadinha nas dicas para deixar seu bolo sempre fofo. Bater na primeira parte é permitido, bater na segunda parte não. Pera que eu explico.
Você pode bater com vontade, os ovos com o açúcar e a manteiga. Essa aeração é boa e garante um bolo bem fofinho. Depois que você adicionar a farinha de trigo aí é proibido bater. Se estiver usando a batedeira, abaixe para a velocidade para o mínimo e apenas misture. Se estiver batendo na mão, misture delicadamente para não desenvolver muito o glúten. Com uma espátula, puxe a massa por baixo e dobre-a sobre a farinha, peneirada sobre a massa. Peneirar? é bom! por que? aqui -
Por que o bolo murcha?
- INGREDIENTES – Se você leu todo o texto e chegou até aqui, já sabe que o bolo é sensível a mudanças bruscas de temperatura. Então o ideal é que os ingredientes, como leite, manteiga e ovos estejam em temperatura ambiente. Mas isso também não é regra, se for bater claras em ponto de neve, o ideal, é que os ovos estejam refrigerados. Com as claras geladas conseguimos neves mais perfeitas, veja como bater claras, aqui.
Mãos a obra? Que tal começar com este BOLO DE NADA? Ou então, joga na busca aqui do site a palavra chave BOLO e escolha o seu!
Ah não esquece de salvar este post entre os seus favoritos! Tem este recurso aqui no site, basta se inscrever e clicar no joinha que fica no canto superior direito desta página, assim ele fica salvo nas suas receitas favoritas do Monta Encanta. 😉
Obrigada e até a próxima receita ou dica 😉 Rosi Seligra.
Boas Compras Monta Encanta