Chester dourado e suculento, como assar um chester inteiro sem erro!
Com alguns cuidados simples garantimos uma ave assada dourada e ao mesmo tempo suculenta, além de bem apresentada, com uma forma harmoniosa depois de assada.
Para isso os cuidados começam ainda na hora da compra. Em primeiro lugar verifique se a embalagem, se está fechada e intacta, não devendo apresentar cristais de gelo ou descoloração. Verifique também a data de validade. Tanto a raça quanto a ração podem alterar a cor da pele, sendo assim escolha uma marca com boa procedência.
DESCONGELAR: Primeiro descongele a ave na geladeira, na noite anterior ao preparo. Após descongelar, retire-a da embalagem. Se descongelada deve ser assada em até 12horas e não deve ser congelada novamente.
ATENÇÃO: Dentro do corpo da ave você deverá encontrar os miúdos, embalados em sacos plásticos. Não se esqueça de retirar e com ele preparar uma estonteante farofa ou ainda , o preparo de um belíssimo caldo.
TEMPERO DO CHESTER: O Chester já vem temperado, isso facilita e muito o nosso trabalho. Ele recebe uma injeção de temperos naturais, o que lhe confere excelente sabor. No mercado é encontrado com temperos diversos: Tradicional, , Assa Fácil, Azeite e Ervas, Mineiro, Gaúcho, Chester Desossado e Desossado e recheado.
CEIA PEQUENA: Para uma Ceia com número reduzido de pessoas, uma excelente opção é a escolha do Peito de Chester, receita com molho de redução na Ceia Mineira, que você pode conferir clicando nos links.
COMO ASSAR O CHESTER INTEIRO:
TEMPERO: Apesar de temperado, podemos incrementar estes sabores, com mais ervas, um pouco de gordura e alguns temperos extras.
SOLTAR A PELE: Para isso, comece descolando a pele do peito, mas com cuidado para não rasga-la, a pele deverá descolar porém continuar intacta, sem furos, a fim de manter a umidade da carne.
Solte toda a pele, na extensão do peito e espalhe manteiga entre ela e a carne e dentro de toda a cavidade interna também.
A manteiga poderá ser temperada ou não. No Chester Assado com Batata Confitada , por exemplo temperamos com uma pasta processada de manteiga, bacon, manjericão e raspas de limão siciliano. … dos Deuses, parece over, mas o sabor … meu Deus, o manjericão com as raspas de limão emprestam leveza. Depois é festa, uma vez por ano, pode! 😉 Ao besuntarmos manteiga, além de intensificarmos o sabor, ajudamos a manter a suculência.
Dá uma olhada no vídeo dessa receita no video acima ou aqui
MANTEIGA TEMPERADA: Direto no processador ou liquidificador processe 200g de manteiga, 1 maço de manjericão raspas de 2 limões sicilianos e 200g de bacon picado, até ficar uma pasta.
como assar um chester inteiro?
COMO RECHEAR O INTERIOR DO CHESTER: Após untado, podemos rechea-lo com ervas aromáticas, como alecrim, tomilho e salsinha, fazendo um buquê garni. Junto colocamos uma cebola cortada em 4 e um limão (ou laranja ou maça) cortado ao meio e inseridos no interior da ave antes de assá-la. Isso além de um perfume intenso e um sabor extra para lá de incrível, vai conferir uma carne ainda mais suculenta.
Não é aconselhável rechear a cavidade de aves muito grande como peru, com farofa, pois isso pode impedir que o calor penetre em seu interior. Porém se a ave não for muito grande, como por exemplo um frango ou nosso chester, nada impede que recheemos com uma farofa ou legumes. Insira o recheio pela extremidade do pescoço (que deve estar frios) e só deve ser inserido pouco antes de levar a ave ao forno.
Como manter uma boa forma:
COXAS E ASAS: Amarrar, garante uma forma bem-feita. Existem muitas maneira de amarrar uma ave, usando agulhas afiadas e linha, mas um barbante culinário costuma ser suficiente. De um maneira prática e rápida mantemos perninhas da ave no lugar e bem fechadas, após assadas.
Se você não tiver barbante culinário em casa, a dica é usar fio dental sem aroma. ( já amarrei até com aroma e deu certo! mas indico sem aroma 😉
Vire a ave, com o peito para cima, junte as pernas para o centro do peito. Com o barbante amarre um das pernas, e depois a outra juntando-as com um nó duplo e cego.
Para manter as asas fechadas, você pode aproveitar o barbante e amarrar, o corpo juntando as asas à lateral do corpo.
Ou simplesmente espetar palitos, fixando-as, deixando-as presas as laterais.
PAPEL ALUMINIO: Ah não se esqueça de embalar, com papel alumínio, as pontas da coxas e das asas, para evitar que toste muito durante o cozimento (veja o video)
Ave besuntada e amarrada é hora de leva-la ao forno
Existem muitas teorias sobre qual a melhor maneira de assa-lo, como por exemplo envolto em musselina embebida em manteiga ou completamente embrulhado no papel alumínio. Porém, de modo geral, o método caseiro de assar sobre um a assadeira sem o papel alumínio ainda é o melhor, uma vez que a suculência e o sabor depois de assado, são em grande parte, determinados pela qualidade da ave. Portanto a escolha de uma boa marca, é o mais importante para garantir isso.
FORNO: Um truque para manter a suculência é leva-lo para assar. Primeiro em fogo alto, pré aquecido a 200 graus por meia hora até dourar. Depois abaixar a temperatura para médio, 180 graus e deixar assar por mais 2h30min ou até terminar de cozer.
Se a pele começar a escurecer demais, antes da carne estar no ponto basta cobrir com papel alumínio ‘solto’. (veja o video)
Outra dica é umedecer regando a cada 30 minutos enquanto assa, envolvendo-o com o próprio caldo da assadeira.
Também considere enrolar cortes de bacon no peito para manter o chester úmido enquanto cozinha.
Além da colocação das ervas no interior e da manteiga já citados, que ajudarão a manter a umidade.
COMO VERIFICAR O PONTO DO CHESTER INTEIRO:
Para verificar se a ave está completamente cozida, se ela não tiver o termômetro de indicação, o pino que avisa que ficou pronto, a dica é após 2h30, espete um garfo na parte mais grossa como a coxa. Se um “suco” vermelho, ou traços de rosa na carne estiverem presentes, considere recoloca-lo no forno por 20min adicionais mais ou menos. Ela estará completamente cozida quando não houver mais nenhum líquido saindo ao espetar, e estiver livre das cores rosa e vermelho na carne.
SERVIR: Depois de assado, remova-a da assadeira com cuidado. Coloque em uma prato ou travessa para servir, adorne com os acompanhamentos, veja opções nas receitas abaixo.
Após remover do forno, e antes de servir ele deve ser enrolado em uma nova folha de papel alumínio. Deixe descansar por 30 minutos. Isto permite que a suculência da ave se distribua uniformemente por todo o chester, para que a carne reabsorva seus sucos e facilite o corte.
MOLHO DE REDUÇÃO: Coe e reserve o líquido que restou na assadeira para preparar um delicioso molho de redução feito com o suco da carne, veja a receita no peito de chester Ceia Mineira.
E bora preparar o seu!
4 Ceias completas, prontas em 3h e com temperos diferentes para você se inspirar!
- Ceia do Chester Italiano – Ceia Terroir: Chester (tradicional) Italiano com batatas cremosas assadas, Risoto de açafrão, Confit de tomate e Salada Verde
- Ceia do Chester indiano – Ceia Exótica – Arroz 7 grãos com manga e Chester Indiano
- Chester Gaúcho – Milho Glaceado com canela, Farofa de castanha do pará com cebola caramelizada e damascos, e polenta de corte
- Ceia Chester Mineiro – vinagrete de mix de feijão, espetinhos de quiabo com bacon e batatinhas coradas com alecrim.
E você? tem alguma dica boa para compartilhar conosco? Vamos adorar saber e espero que aproveite as nossas.
Obrigada pela visita, bom Natal para você, Rosi Seligra.
Salvar
Salvar
❤️❤️❤️
O site tá lindo!!
Parabéns e um feliz natal!!!!