Arroz branco com azeite, o bom e velho arroz branco!
Arroz branco com azeite é um bom acompanhamento para pratos mais elaborados. Com toque de azeite e bem soltinho ele fica ainda mais gostoso!
Tenho recebido muitos pedidos de como preparar um arroz soltinho, saboroso e irresistível, sendo assim juntei aqui meus segredinhos para compartilhar especialmente com você, que está dando os ‘primeiros passos’ na cozinha. Vamos lá?
INGREDIENTES:
- 1 copo (200ml) de arroz branco
- 2 Copos (200ml) de agua fervente
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola julienne
- 5 dentes de alho descascados
- sal a gosto
- 1/2 saquinho meu arroz extra alho/extra cebola (opcional)
COMO FAZER ARROZ BRANCO COM AZEITE:
- Antes de tudo coloque água na chaleira e leve-a ao fogo para ferver.
- Em seguida separe 1 copo de arroz.
- Não lave o arroz, compre desses que já vem lavado, mas se você usar outro que necessite lavar, não se esqueça de deixa-lo no escorredor ‘secando’, o arroz seco refoga melhor e bem refogado dá toda a diferença de sabor.
- Hora do sofrito! Em fogo médio, para não queimar, coloque o azeite e os dentes de alhos descascados picado ou amassado
- O alho vem sempre antes da cebola, pois a mesma solta água e aqui queremos o gosto do alho bem fritinho e não cozido, isto muda TUDO!
- Você vai reparar que nas minhas receitas a cebola é cortada a la julienne, sou viciada nessa forma e acho que fica mais bonito no prato, mas caso não goste e prefira elas cortadas menorzinhas sem problemas, isso não altera o sabor.
- Após levemente dourado o alho, (alho amarelo escuro, escurece e amarga o arroz, o ponto do alho é um amarelo bem clarinho), coloque a cebola e assim que ela, estiver translúcida acrescente o arroz.
- Uma dica muito importante é dar uma fritadinha, refogar bem o arroz junto com o sofrito, por 2 minutinhos pelo menos, sempre tomando cuidado para não queimar o fundo da panela, pois se queimar o arroz pode escurecer e nós queremos um arroz bem branquinho.
arroz branco com azeite
- Agora é a hora do “truquezinho psiiiu, mas é segredo, não conta pra ninguém rsss, acrescente meio saquinho de ‘meu arroz extra alho’, porque alho e cebola são fundamentais e aqui ele entra no lugar do sal!
- Pode confiar, não fica forte, fica PERFEITO!!! Mas se você tem restrição ao sódio, melhor evitar!
- Quando não tenho o ‘meu arroz’, coloco um pouquinho de caldo de galinha líquido, acho o líquido muito mais gostoso que o de quadradinho.
- Acrescente a água fervente da chaleira, a medida será sempre na seguinte proproção:
- 1 de arroz e para 2 (da mesma medida) de água.
- Espia só esse caldo… dos deuses!!!!
- Abaixe o fogo e semi tampe… até que esteja cozido
Dicas Importantes:
- Para saber se a água do arroz que esta cozinhando já secou, basta apagar o fogo molhar o seu polegar e bater na lateral da panela, do lado de fora, igualzinho como se faz com o ferro de passar roupa.
- Se a panela “estalar” significa que a água já secou, e se não estalar, significa que o arroz ainda tem água, aí é so aguardar mais um pouquinho.
- Para esquentar o arroz já cozido, basta coloca-lo em um escorredor de macarrão e leva-lo ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água.
- Espere até a água ferver e aguarde alguns minutinhos para que o arroz fique quente e soltinho novamente 🙂 parecendo que foi feito na hora.
- Para o arroz amanhecido, coloque-o numa panela com um pouquinho de água, mexa, tampe e leve ao fogo bem baixinho.
- Você verá que depois de alguns minutinhos ele fica soltinho e saboroso parecendo que foi feito no dia.
Bom apetite!!!
🙂 Natalia Posses
- Tempo de Preparo: 10 a 15 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos - Nível de dificuldade: Fácil
- Rendimento: 4 a 5 porções