Monta Encanta

Como fazer um terrário de suculentas

Como fazer um terrário de suculentas

Hoje o Monta Encanta não tem receita, tem dica boa  de decoração: Como fazer um terrário de suculentas.

Suculentas e cactos, montados por você num lindo terrário! Fica fofo,  super em conta e bem fácil de fazer. Para montar e encantar aquele cantinho meio vazio da sua casa e uma ótima dica de presente também!

Terrário são pequenos mundos que a gente cria. Mini ambientes,  jardins dentro de um vidro, garrafa, xícara, bowl.   São universos, cada um com sua característica,  com sua vida própria.

Encantadores vasinhos, harmoniozamente colocados em uma mesa, janela, estante, varanda vão trazer leveza,  beleza natural e paz ao ambiente.

 

É super fácil de fazer e quase não tem manutenção, nem com a rega, uma vez que as suculentas e os cactos gostam de pouca água. São plantas típicas de regiões áridas. Plantas de deserto, isso significa que  precisam de pouca rega, mas em contrapartida precisam de muita luz. Então o ideal é mantê-las  perto de janela, em lugar bem iluminado.  Também é importante mantê-las arejadas, pois quando não há  ventilação, o ambiente fica propício para o aparecimento de doenças e pragas.

Ambiente de muita  luz sim , mas nunca sol direto. Pois o sol sobre o vidro, transformar aquilo numa verdadeira estufa e pode cozinhar a planta. Já locais de sombra são prejudiciais para as suculentas, elas crescem estioladas e feias.

MATERIAIS:

Como fazer um terrário de suculentas:

A montagem do vaso de vidro, não possui saída de água. O excesso de umidade pode melar as raízes e caules das plantas, por esse motivo é necessário  fazer uma drenagem com:  argila expandida, brita ou cascalho de rio … Optei pelo cascalho de rio, usado na ornamentação de aquários AQUA PEDRA. 

Coloque cerca de 1 dedo de cascalho no fundo do vidro e ele será a drenagem para o  eventual excesso de água, que  vai ficar ali no fundo.

Acima do cascalho de rio,  coloque um pedaço de manta geotêxtil, conhecida como bidim.

A manta entra como um filtro extra e serve para segurar os materiais em decomposição e não permitir que vão para o fundo do vaso, causando mal cheiro.

Pronto após a drenagem está feita.  Agora é hora da terra, com ajuda de uma colher coloque cerca de 2 dedos de terra.

Em seguida, faça o plantio das mudas.

Com ajuda da mesma colher de sopa, faça um  buraco, na terra e coloque o torrão com as raízes nos buraco, use a  colher para que as raízes fiquem direcionadas para baixo. Deve-se ater apenas para que não fique nenhuma raiz exposta, pois elas podem não vingar com as raízes expostas.

Após o plantio, deve-se apertar ao redor das mudas para que elas fiquem firmes, plantas precisam se sentir ‘seguras’ firmes e não soltas na terra.

Após plantar, complete com a decoração ao gosto do freguês- seixos, biobric,  musgo …usei pedrinhas de rio, usadas para manutenção de aquário.

REGA:

Suculentas não gostam do excesso de água. Então, deve-se molhar o vaso apenas quando o substrato estiver seco ou molhar as folhas com um pulverizador.  Quando o clima está muito seco, aumente a frequência das pulverizadas de 4 em 4 dias.

É o único cuidado, o excesso de água pode fazer as folhas, raízes e caule apodrecerem, então, uma dica legal para a rega das suculentas e cactos é comprar aquelas bisnagas para ketchup ou mostardas. t O bico delas é bem estreito o que facilita na hora de “dosar” a quantidade de água. Funciona super bem se você tiver poucos vasos ou vasos pequenos nos quais delicadeza é fundamental.

 Como fazer um terrário de suculentas:

Como fazer um terrário de suculentas

Obrigada pela companhia e até a próxima. Rosi Seligra