Risoto de queijo cremoso com caldo de legumes e muzarela de búfala. Como acompanhamento um filé mignon puxado na manteiga e finalizado com molho tarê ou balsâmico de trufa branca. Simples de fazer e para lá de delicioso. Vamos cozinhar?
INGREDIENTES:
- 1 xícara de chá de arroz arbóreo
- 3 xícaras de chá de caldo de legumes caseiro, aqui
- 1 colher de sopa de manteiga
- fio de azeite
- 1 cebola média cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise
- ¼ de xícara de chá de vinho branco seco
- manjericão fresco a gosto
- 1 xícara de chá de muzarela de búfala em bolotas pequenas e cortadas ao meio
- ½ xícara de chá de queijo prato fatiado e picado
- ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
- 1 tomate sem pele e sem semente picado em cubos pequenos
dica:
- Caso prefira, você poderá substituir o muzarela de búfala por outro queijo de sua preferência, como brie ou gorgonzola
- Também dá para variar o queijo prato, por muzarela ou gruyère.
COMO FAZER RISOTO DE QUEIJO CREMOSO:
Em uma panela de fundo grosso, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de manteiga e um fio de azeite e junto coloque 1 cebola em cubo, brunoise.
Depois deixe por 1 minuto ou até a cebola ficar translúcida.
Em seguida coloque 1 xícara de arroz arbóreo e deixe refogar por 2 ou 3 minutos ou até que todos os grãos estejam envoltos na gordura.
Em seguida coloque ¼ de xícara de chá de vinho branco e seco e mexa bem até que comece a secar. Deixe até que o álcool evapore completamente, e o arroz seque novamente, e comece a querer grudar no fundo da panela.
Então adicione 3 xícaras de chá do caldo de legumes, aqui, aos poucos 1 xícara de cada vez, a medida que o arroz for secando. Assim o arroz, embora sempre úmido não fica imerso no caldo.
Então mexa com a espátula, do centro da panela para fora. Sempre regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente. Nessa hora os cozinheiros italianos literalmente não se afastam da panela. Enquanto o risoto está sendo feito, mexendo sempre no inicio e depois enquanto cozinha com menos frequência. Mas não é preciso tanto, mexer algumas vezes durante o cozimento, você já consegue garantir uma textura cremosa.
risoto de queijo cremoso
A proporção de água e arroz será sempre 1 para 3, ou seja, para cada 1 xícara de arroz de risoto, 3 xícaras de caldo.
Quase sempre o cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo. Sempre o grão deverá estar ‘al dente’, al dente significa que o arroz está cozido porém ainda oferece resistência ao dente.
Agora, na metade do cozimento do risoto acrescente 1 tomate picado sem pele e sem semente.
Por fim cerca de 1 a 2 minutos antes de desligar, junte folhas de manjericão fresca, ½ xícara de chá de queijo prato fatiado e picado.
Agora falta você experimentar e ajustar o sal.
Por último e com o fogo já desligado acrescente 1 colher de sopa de manteiga gelada, ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado e 1 xícara de chá de muzarela de búfala fresca e em bolotas pequenas.
Sirva em um prato individual, já empratado com um filé mignon dourado na manteiga (veja o video) e decore com fio de tarê ou balsâmico de trufa branca (ambos comprado pronto), alterne os molhos conforme a sua preferência e bom apetite!
Se você gostou deste risoto de queijo cremoso, com certeza vai gostar de nos acompanhar pelo instagram. Então vem com a gente, ver as receitas no STORY em tempo real, AQUI, Vem ficar juntinho da gente, te espero por lá.
Agora, antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de risoto AQUI.
Obrigada e até a próxima receita, Natalia Posses