Charuto de repolho árabe, com folhas tenras de repolho com recheio de carne moída e arroz juntos e bem temperados. Receita de família, saudável, para lá de gostosa além de fácil de fazer. Inspirada nos charutos de repolho que a minha vó fazia. Minha abuelita Maria que não era libanesa nem tampouco árabe, era espanhola, mas que aprendeu com uma amiga libanesa no navio que a trouxe para o Brasil, há mais de cinquenta anos atrás.
INGREDIENTES:
- 500g de carne moída da sua preferência (usei patinho)
- ½ de xícara de chá de arroz agulinha
- 2 colheres de sopa de shoyo
- 2 colheres de sopa de tahine (opcional)
- uma colher de café de molho de pimenta (opcional)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara de chá de cebolinha fresca ou congelada
- 18 folhas de repolho (1 maço)
- suco de 1 limão tahiti
- 1 lata de tomate pelado italiano
- água fervente
- sal e pimenta do reino a gosto
COMO FAZER CHARUTO DE REPOLHO:
Em primeiro lugar lave separe as folhas de repolho do maço. Depois lave-as em água corrente e reserve.
Agora em uma tijela grande coloque 500g de carne moída (da sua preferência), 2 colheres de sopa de molho de shoyo, 1 colher de café de molho de pimenta (opcional), sal e pimenta do reino a gosto. Nessa hora junte também 2 colheres de sopa de manteiga, ½ xícara de chá (120g) de arroz agulinha, 2 colheres de sopa de tahine e 1 xícara de chá de cebolinha fresca.
Então misture tudo muito bem, e nessa hora é melhor misturar com a mão mesmo, porque incorpora melhor os temperos e reserve.
Agora com ajuda de um colher de sopa peque uma porção de carne e coloque sobre a folha de repolho crua (não é preciso aferventar antes)
Depois enrole formando os charutinho e leve a panela.
Nesse momento é melhor contar quantas folhas de repolho você tem no maço e porcionar a carne dividindo entre as folhas. Por exemplo, se você tem 15 folhas de couve divida a carne em 15 porções. Caso tenha 18 folhas divida a carne em 18 porções também.
charuto de repolho árabe
Agora faça charutinho com toda carne e folhas, a medida que você vai colocando os charutos na panela, um servirá de apoio para o outro (assim eles não abrem).
Se por acaso, no momento de enrolar, alguma folha quebrar, não tem problema, é só terminar de enrolar assim mesmo, levar para panela que dá certo também.
Por fim coloque o suco de 1 limão tahiti, 1 lata de tomate pelado italiano e cubra com água fervente.
Por ultimo tampe e deixe cozinhar por 30 minutos ou até o caldo quase secar, o arroz cozinhar, sirva com cebolinha fresca e azeite e bom apetite!
Se você gostou, talvez queira acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram. Então vem com a gente AQUI, vamos ficar juntos.
Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada neste Charuto de couve AQUI , aperta o play.
Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra