Medalhão ao molho madeira de filé mignon, delicioso, suculento e o melhor de tudo pronto em 15 minutos.
INGREDIENTES:
medalhão:
- 500g de medalhões de filé mignon
- fio de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto
molho madeira:
- ½ colher de sopa de manteiga
- ½ colher de sopa de )de farinha de trigo (usei amido de milho – sem glúten)
- sal e pimenta do reino moída a gosto
- ¼ de xícara de chá de vinho madeira (usei vinho tinto seco)
- ½ xícara de chá de água fervente
COMO FAZER MEDALHÃO AO MOLHO MADEIRA:
MEDALHÃO:
Devo temperar antes ou depois de selar a carne?
Temperar antes é sempre uma polêmica! Então sinta-se a vontade para temperar a carne antes ou depois de selar, conforme achar melhor. Eu prefiro temperar antes pois a carne vai absorvendo o sabor do tempero durante a cocção e fica mais saborosa.
A única sugestão é não temperar muito tempo antes, pois o sal tem a propriedade de dessalgar a carne e se temperada muito tempo antes pode perder água e endurecer.
TÉCNICA SELAR: Em primeiro lugar tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino a gosto dos dois lados. Logo depois, em uma frigideira e em fogo alto coloque um fio de azeite e espalhe com um pincel.
Assim que a frigideira estiver bem quente (saindo fumacinha) é hora de entrar com os medalhões. Então disponha-os um ao lado do outro e deixe sem mexer até selar.
A temperatura da frigideira é importante porque como os medalhões estão frios, ao colocar na frigideira, eles abaixam a temperatura. Se a temperatura abaixa muito a carne tende a cozinhar ao invés de selar e perder água. Quando a carne perde água ela resseca e endurece.
medalhão ao molho maderia
Agora é só deizar dourar (sem mexer) por 2, 3, 4 ou 5 até selar, conforme o ponto de sua preferência.
PONTO DA CARNE: Para um medalhão de 2,5cm a 3 cm de altura
- MAL PASSADO: 2minutos de um lado e 1 ou 2 minutos do outro lado
- AO PONTO: 3 minutos e 1 ou 2 minutos do outro lado
- AO PONTO PARA BEM: 4 minutos e 1 ou 2 minutos do outro lado
- BEM PASSADA: 5 minutos e 1 ou 2 minutos do outro lado
Depois de selado, transfira os medalhões para uma tábua (ou prato) e cubra com papel alumínio para não esfriar enquanto preparamos o molho. Esse tempo de descanso é super importante também, para devolver o suco da carne para o centro e deixar a fibra mais macia.
MOLHO MADEIRA: Enquanto a carne descansa a gente aproveita para fazer o molho que é bem rapidinho mas repleto de sabor.
Então na mesma frigideira em que os medalhões foram dourados, coloque o azeite e a manteiga e raspe com as costas de uma colher o fundinho da frigideira para aproveitar todo o sabor da selagem.
Importante, não lave a frigideira, os queimadinhos da carne é que vão dar sabor ao molho.
medalhão ao molho madeira
ROUX: Assim que raspar bem e a manteiga derreter, ligue o fogo baixo e acrescente a farinha de trigo (usei o amido de milho para uma versão sem glúten) e misture bem, por 2 minutos. Então raspe bem o o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos e o ‘roux’ ficar um bege escuro. Veja AQUI mais dicas sobre BASE ROUX.
Agora adicione o vinho madeira, eu usei o tinto seco e dá super certo também. Então mexa para desmanchar os gruminhos de farinha (ou amido) e se preferir, utilize um batedor de arame. Logo depois junte a água e se necessário for acrescente mais água até o ponto desejado do seu molho, mais denso ou mais fluido veja o video.
Por fim tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 2 minutos para garantir que a farinha (ou o amido) cozinhe e incorporar todo o sabor da frigideira.
Por ultimo devolva os medalhões para panela junto com o molho desligue o fogo e sirva a seguir com o acompanhamento da sua preferência. Nesse dia eu servi com saladinha de rúcula e batata palha, você viu no STORIES lá no INSTA, fiz em tempo real. Aliás você acompanha a gente por lá? Aproveita e se inscreve AQUI para não perder mais nenhuma receita. Ah e esse medalhao ao molho madeira também fica perfeito servido com arroz branco ou sobre uma pasta ‘al dente’ ele fica perfeito também. Bom apetite!
Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas como esta AQUI, uma melhor que a outra!
Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra